domingo, 31 de agosto de 2008

Vermelho e preto

A Corrida do Milhão foi o ápice da carreira do paraibano Valdeno Brito, que conquistou sua primeira vitória na Stock neste domingo.
O dia estava com cara de Cacá Bueno, que largou na pole e foi surpreendido por uma bexiga que grudou na entrada de ar de sua bolha desde o princípio da prova e só foi retirado no primeiro pit stop. Cacá retornou na liderança e seguiu em busca da vitória, até ser surpreendido com o problema mecânico a poucas voltas do fim. Não conseguiu nada melhor que o nono lugar na etapa de Jacarepaguá.
Para Valdeno, foi a corrida da glorificação. Ajudado pelas excelentes paradas de box da equipe de A. Mattheis, o piloto faturou o prêmio com quase 9s de vantagem para o segundo colocado. E levou, com orgulho, a bandeira preta e vermelha da Paraíba ao pódio.
Luciano Burti, que é punido em toda corrida, desta vez apenas recebeu uma advertência por provocar a rodada de Antonio Jorge Neto, que por sua vez não terminou a prova. O ex-piloto de testes da Ferrari ficou com a segunda colocação, posição classificada por ele como "o primeiro perdedor".
Marcos Gomes, 3º, reassumiu a liderança do campeonato.
O 31 de agosto também marcou a estréia de uma nova categoria do automobilismo: a Fórmula Superliga.
Realizada em duas baterias, a primeira foi vencida pelo clube chinês Beijing Guoan, sob a tocada de Davide Rigon. Roma ficou em segundo e o Tottenham em terceiro. O carro do Milan abandonou logo no início, seguido pelo bólido do Flamengo.
Na segunda corrida, o grid é invertido, isto é, o primeiro larga em último, o segundo em penúltimo... e o último em primeiro. Como o Milan não conseguiu recuperar o carro, a pole caiu no colo de Tuka Rocha.
Debaixo da assídua chuva britânica, o piloto do Flamengo dominava a disputa e, após duas entradas de safety car, foi ultrapassado por Borja Garcia, do Sevilla. O Corinthians vinha em quarto mas Andy Soucek rodou a três voltas da bandeirada. Adrian Valles, do Liverpool, completou o pódio.
A festa do champagne não contou com hino brasileiro, porém a equipe mais animada certamente era a do Flamengo. Apesar de ter terminado na posição do Vasco.
Na presença do presidente Márcio Braga, Tuka exibiu a bandeira rubro-negra e chutou (sem nenhum talento) algumas bolas para o pessoal que acompanhava a cerimônia de premiação, um exercício de praxe na categoria autofutebolística.

sábado, 30 de agosto de 2008

Esquentando o alemão

Depois de um surto de boatos, a F-1 voltou a ficar paradona no período entre GPs. Fisichella é o único piloto a demonstrar alguma expressividade, graças ao resultado dos treinos coletivos em Monza, onde a Honda não andou absolutamente nada, já que o circuito é bem exigente com o setor aerodinâmico dos bólidos.
Mas a corrida seguinte não é na Itália e sim em Spa. Para sair da mesmice, então, vale relembrar um dos inúmeros incidentes ocorridos no Grande Prêmio da Bélgica de 1998, protagonizado por Michael Schumacher e antagonizado por David Coulthard.
Mika Hakkinen já havia abandonado e o alemão estava prestes a superá-lo na classificação do campeonato, quando o escocês da McLaren aproveitou a chuva para frear bruscamente à frente do ferrarista, ao invés de ceder-lhe ultrapassagem.
Nos boxes, Michael saiu do carro e partiu pro fight. O território prateado ficou pequeno para tanta gente.

sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Pontapé inicial

A categoria dos clubes de futebol ganhará as pistas neste final de semana.
O Sportv comprou os direitos de transmissão e exibirá, no domingo, a etapa de estréia da Fórmula Superliga em Donington, Inglaterra.
A primeira corrida está marcada para às 7h da manhã, enquanto a segunda será realizada às 10h.
As equipes inscritas são Al-Ain, Anderlecht, Basel, Borussia Dortmund, Corinthians, Flamengo, Galatasaray, Glasgow Rangers, Gouan, Liverpool, Milan, Olympiacos, PSV, Porto, Roma, Sevilla e Tottenham.
Quanto aos brasileiros, Tuka Rocha guia pela equipe rubro-negra, enquanto Antonia Pizzonia pilota pelo Corinthians. Como o Jungle Boy estará disputando a corrida carioca da Stock Car, seu cockpit passará para o comando de Andy Soucek.
Por fim, a pergunta que não quer calar: será que vinga?

Hora da mudança

Treinos coletivos em Monza são garantia de novidades. Seguem algumas fotos retiradas do site Motorsport, que revelam as notáveis alterações aerodinâmicas que as escuderias testam no circuito mais veloz da temporada.

quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Domenicali comenta privilégio

Na Ferrari, a hora da verdade não parece muito distante. Perguntado sobre a possibilidade de Raikkonen auxiliar Massa em busca do título, Stefano Domenicali afirmou que sim, mas não há nada real neste momento.
"Se precisar, Kimi ajudará Felipe. Nós falamos sobre isso no começo do ano", declarou. "Antes disso, porém, vamos ver como as coisas irão se desenvolver".
O diretor também comentou o motivo do mau desempenho do finlandês: "Ele não está feliz com a maneira do carro entrar nas curvas. Ele gostaria de mais agressividade, e isso o influencia. Agora, cabe a nós consertarmos isso para que Kimi fique plenamente confortável".
A diferença entre os dois no campeonato é de 7 pontos. Se Massa ampliar para dez após a próxima corrida, terá boas chances de ser confirmado como primeiro piloto. No entanto, a etapa da qual estamos falando é o Grande Prêmio da Bélgica, vencida por Kimi Raikkonen em suas três últimas edições.
Bater Kimi no traçado de Spa será um desafio à parte. Esta é a chance do campeão mundial de se recuperar no campeonato e adiar a decisão da equipe. Lewis Hamilton agradece.

Começou...

O jornal As cravou: Alonso fecha com Ferrari para 2010.
Notícia nova?
Disse também que a Ferrari pode antecipar a mudança para 2009, caso o Kimi não mostre resultados.
Vai sonhando...
A imprensa alemã comentou que Nick Heidfeld pode estar de mudanças para a Toro Rosso, apesar do caríssimo rompimento de contrato com a equipe BMW. Com isso, já circula a possibilidade de Raikkonen formar dupla com Kubica no ano que vem.
Se todos estavam sentindo falta do tiroteio da silly season, parece que agora ela resolveu disparar de uma vez. Junte-se a isso a convocação de Sebastien Buemi e Takuma Sato, que serão avaliados pela STR em Jerez.
A dança das cadeiras começa a esquentar e os jornais espetaculosos vão lançando suas especulações.

quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Rádio OnBoard - Edição de Valência-08

Está no ar a 15ª edição da Rádio OnBoard!
Para comentar o primeiro GP no circuito de rua de Valência, Felipe Maciel e Ron Groo recebem o convidado especial Marcos Antônio, proprietário do blog GP Series. Na sequência, a pauta da edição.
-Multa de Felipe Massa
-Trapalhada de Kimi Raikkonen
-Nova explosão de motor Ferrari
-Problemas de saúde de Hamilton
-Quadro "Jogo rápido"
-Elogios e críticas a Valência
-Batida Alonso-Nakajima
-Prova discreta de Piquet
-Coulthard ataca novamente
-Sujeira na pista
-Narração de Cléber Machado
-Transmissão: F-1 vs Olimpíadas
Foi mais um programa recheado de opiniões e discussões. A Rádio OnBoard retorna na semana que vem, com a edição Pré-Bélgica.
Até lá!

terça-feira, 26 de agosto de 2008

Estranha relação

Das postagens relativas aos GPs da Europa, fiquei devendo uma. Aqui está um episódio da triste saga de Kimi Raikkonen na temporada 2005. Na ocasião de Nurburgring, a quebra de suspensão mais famosa da F-1 moderna, que ocorreu na última volta da prova, jogando o troféu sobre o colo do rival Fernando Alonso.
Aproveitando a deixa, vale o registro dos resultados do Kimi nos GPs da Europa que disputou. Só pra constar...
2001 - 10º colocado (Sauber)
2002 - 3º colocado (McLaren)
2003 - abandonou (McLaren)
2004 - abandonou (McLaren)
2005 - 11º colocado (McLaren)
2006 - 4º colocado (McLaren)
2007 - abandonou (Ferrari)
2008 - abandonou (Ferrari)
Em oito anos, foram 9 pontos marcados. Que coisa...

Fim de semana difícil

Depois da corrida, Lewis Hamilton reclamou dos problemas de saúde que complicaram sua vida em Valência.
"Foi um fim de semana miserável. Estava gripado quando cheguei. Tive febre praticamente todos os dias e baixa energia. Também sofri com um torcicolo que quase me impediu de correr. Estive tão mal fisicamente que tinha dificuldade para ficar em pé e tomei injeções cheias de analgésicos no pescoço", revelou.
"Considerando tudo, acredito que fiz um trabalho decente aqui".
Certamente fez. Nada que se compare a certo piloto que se encontrava em ótimo estado e ainda inventou de quebrar o dedo do mecânico.

segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Repercussão vermelha

Michael Schumacher esteve presente em Valência e não deixou de registrar seus elogios ao ferrarista vencedor da prova: "Massa fez uma prova excepcional. Ele tem feito um trabalho perfeito, volta após volta. Mesmo em Budapeste tinha dominado a corrida, mas aqui o resultado foi decididamente melhor. Estamos muito felizes".
Em mais uma grande exibição, dessa vez com hat trick, o brasileiro foi cotado pela imprensa italiana como dono do cargo de primeiro piloto da escuderia.
O La Gazzetta dello Sport cravou: "É a Ferrari de Massa". O La Stampa não pensou tão diferente: "A Ferrari é Felipe Massa", e ainda completou afirmando que "vitória de Massa foi um pesadelo para Kimi".
Segundo o L'Equipe, "Com o abandono de Kimi Raikkonen, é um duelo entre o inglês e o brasileiro que se desenha para o final da temporada". Raciocínio análogo ao de Niki Lauda, em entrevista ao site alemão Bild: "Massa parece totalmente focado e motivado. E Kimi, realmente, não está está interessado como o ele. O campeonato é agora um duelo entre Hamilton e Massa".
A trajetória de Kimi Raikkonen na F-1 mostrou que é sempre arriscado considerá-lo carta fora do baralho. Enquanto o finlandês não for visto como ajudante pela equipe, estará vivo na disputa: "É fácil receber apoio quando se está bem e todos dizem que você é o número um. Não vamos 'fritar' nosso piloto. Ele é o campeão do mundo e nós somos um time. Vamos apoiá-lo, pois temos 100% de confiança de que ele vai se recuperar", declarou Domenicali.
A respeito do incidente, Kimi nem se deu ao trabalho de esconder, pelo contrário, assumiu a responsabilidade: "Não há muito o que dizer. Eu saí muito antes. Foi minha culpa. Infelizmente atingi o rapaz que estava reabastecendo. Temos de ver o que realmente aconteceu".
Antes que pensem que a Ferrari abrirá mão de sua sinaleira de pit stop, o chefão logo tratou de cortar a idéia: "Quando a luz está vermelha, ela está vermelha. É como quando o pirulito está abaixado". No caso, o piloto acelerou na luz intermediária, mas o pensamento continua válido: quando a luz está amarela, está amarela. Faça o favor de engatar a primeira marcha e esperar o verde, caso não queira ferir alguém.
Apesar da cabeçada no aerofólio, o mecânico se machucou apenas no pé e passa bem.
Quanto ao motor, seja o que Deus quiser: "É óbvio que isso está tirando nosso sono. Temos de trabalhar para descobrir o que causou estas falhas, para não perdermos mais pontos no campeonato", Stefano.

Enquete F-1

Acerradíssimo o placar da enquete que perguntou: Qual seria a melhor ocupação para Bruno Senna em 2009?
Com 63 votos registrados, tivemos o seguinte resultado:
Disputar a F-1: 46,03%
Testar pela F-1 e disputar a GP2: 44,44%
Testar pela F-1: 6,35%
Disputar a GP2: 3,17%
O objetivo do Bruno provavelmente é correr na Fórmula 1 em 2009. Caso não seja possível, certamente testar e manter-se competindo pela GP2 será uma boa opção.
Até a próxima corrida uma nova enquete estará no ar, questionando sobre a postura da Ferrari na fase decisiva da temporada. Clica lá!

domingo, 24 de agosto de 2008

Hat trick e hang loose

A Ferrari fez força mas não foi capaz de estragar o domínio de Felipe Massa neste domingo.
Mais uma série de falhas da escuderia italiana marcaram o primeiro Grande Prêmio em Valência, que prometia muitos pegas, entrada de safety car, algumas adversidades, porém acabou se revelando uma prova normal na temporada.
Com isso, Felipe não enfrentou grandes problemas para conquistar a vitória em seu 100º GP na Fórmula 1.
Na largada, Kimi Raikkonen perdeu a posição para Heikki Kovalainen e teve de passar a corrida atrás do conterrâneo da McLaren.
Um choque entre Kazuki Nakajima e Fernando Alonso provocou o primeiro abandono, para o desânimo dos espanhóis. A Williams providenciou um novo bico para manter o japonês na pista.
A outra batida aconteceria mais tarde, graças a David Coulthard, que fez mais uma vítima. Apenas por esporte...
Nelsinho Piquet sofreu um dano na asa-ponte de seu R28 e preferiu não perder tempo para trocar o bico. Levou assim até o final e cruzou a linha em 11º. Melhor para a concorrente Toyota, que pontuou com Jarno Trulli e Timo Glock, numa boa exibição da dupla.
As patacoadas da Ferrari tiveram início no segundo pit stop. A equipe liberou Felipe no instante em que Adrian Sutil saía pelo pit lane. Massa evitou o choque, mas depois da prova recebeu a multa de € 10 mil.
Posteriormente, foi a vez de Kimi Raikkonen. Neste caso, foi culpa da afobação do piloto, que acelerou sem o consentimento do time. Arrastou a mangueira de combustível, atropelou o mecânico e perdeu de vez a briga contra o finlandês da McLaren.
Para a o grupo vermelho fechar a conta, só estava faltando repetir a explosão do motor de segunda corrida, semelhante ao ocorrido com Felipe na Hungria. Na volta 45, não faltava mais nada, porque Kimi Raikkonen abandonou com pane no propulsor.
Sebastian Vettel conquistou um excelente resultado, somando três pontos na tabela. Nico Rosberg, 8º, cumpriu a expectativa da Williams para este GP levando o FW30 à zona de pontuação.
O tão esperado safety car não entrou na pista. O incidente mais ameaçador foi o leve toque de Sutil na barreira de pneus, que o forçou a banadonar. Mas ficou só na ameaça, não houve necessidade de acionar o carro de segurança.
Ao Nick Heidfeld, sobrou o lugar dos bobos. No caso da Honda, foi um fim de semana para esquecer. Rubens Barrichello, largando dos boxes, que o diga.
Abrindo vantagem a cada volta, Felipe Massa bateu Lewis Hamilton de maneira incontestável. Robert Kubica de volta ao pódio, num merecido terceiro lugar. Heikki Kovalainen fechou em quarto.
O campenato tem Hamilton líder com 6 pontos de sobre para Massa, que carrega uma diferença de 7 em relação a Raikkonen.
Dentro de duas semanas, o finlandês terá uma valiosa chance de recuperar sua moral, guiando no circuito onde costuma se destacar: Spa-Francorchamps.
Felipe usará propulsor de segunda corrida. Pelo visto, precisará de um santo forte para completar a prova.
E a Ferrari? Escolhe ou não escolhe o primeiro piloto? A equipe anda perdidinha...

sábado, 23 de agosto de 2008

As pazes com a pole

Em meio à baixa aderência do circuito europeu, Felipe Massa foi quem se saiu melhor ao cravar o temporal de 1:38.989 e garantir a pole position.
A 0.210s acima, Lewis Hamilton não foi capaz de superá-lo, por isso larga na segunda posição.
Robert Kubica voltou a figurar entre os três melhores e abre a segunda fila do grid, acompanhado do finlandês Kimi Raikkonen, que tanto prometeu neste qualifying, mas novamente larga um pouco atrás.
Vindo de uma vitória, Heikki Kovalainen sai da quinta colocação, logo à frente do grande nome da sessão, Sebastian Vettel, da Toro Rosso.
Jarno Trulli, como sempre, levou o TF108 entre os dez mais rápidos e vai abrir a quarta fila, ao lado do impaciente Nick Heidfeld, que mostrou o dedo para Timo Glock na primeira fase da classificação, após ter sido atrapalhado pelo novato da Toyota.
Nico Rosberg enfim voltou a disputar a super pole, conquistando a nona vaga. Sebastien Bourdais se encarregou de trazer a segunda STR ao Q3.
Alonso foi vítima da aderência diminuta da pista e não pôde apresentar à torcida um resultado melhor que o 12º lugar. Nelsinho Piquet largará três posições atrás do companheiro, em 15º. Para o desespero de Flavio Briatore.
Depois de uma grande prova na Hungria, Timo Glock volta ao normal com 13º posto do grid. A Red Bull decepcionou, a Honda nem se fala. Será um bom momento para a Williams inventar uns pontinhos.
A equipe Ferrari pode estar apostando numa estratégia diferente entre os pilotos. Massa cravou tempo com pneus macios, enquanto Kimi foi de compostos duros. O brasileiro pode estar largando leve, o que consiste num risco a mais, devido à possibilidade de entrada de safety car numa prova disputada entre um muro e outro.
Lewis Hamilton ainda pode apostar numa manobra de estratégia em busca da quarta vitória seguida da equipe. A BMW tende a recuperar a velha forma, principalmente com o Kubica, que terá uma briga dura pelo pódio contra Kimi Raikkonen.
E de olho no Vettel! Quando o carro anda bem, o alemão mostra o braço que tem.
Amanhã, às 9h, será ao vivo. As Olimpíadas que façam o favor de esperar.

Link

O site Grande Prêmio divulgou um link que funciona...
Lembrando que a Globo transmite o VT após a final olímpica do vôlei feminino.

sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Pequenas observações

A Bridgestone ficou com pé atrás, mas Charlie Whiting garantiu que os 15mm de desnível entre a ponte e a pista não irá provocar danos aos pneus.
Hirohide Hamashima aceitou o veredicto: "Não teremos problemas com o desnível da ponte. Para mim, essa questão está encerrada. Charlie disse que o desnível nas zebras da pista é maior que o da ponte. Ele verificou aquele trecho do traçado e me falou que tudo estava certo. Até agora, os pneus não apresentaram qualquer problema".
David Coulthard se encarregou de batizar os recursos de segurança da pista espanhola, acertando o RB4 na barreira de pneus.
Não satisfeito, ainda contraiu uma multa de € 2.200 por exceder o limite de velocidade nos boxes.
Por hoje foi só.
Adrian Sutil exibiu seu novo capacete, com cores condizentes com o carro da equipe. Ficou menos feio do que era.
Fernando Alonso terá de desembolsar 10 mil euros por cruzar a linha branca na entrada dos boxes. O piloto foi advertido pelos comissários por ter desviado do traçado normal para pegar o caminho do pit lane.
"Você tem de permanecer no lado direito da linha branca. Foi meu erro", reconheceu.
Robert Kubica elogiou aquele trecho da pista: "Acho que a entrada é muito legal e desafiadora. Se você prestar atenção nos detalhes, você verá quem irá para os boxes ou não. Caso você queira ir para os pits, você freará alguns metros depois".
Sobre a transmissão, a Globo confirmou que dará preferência ao vôlei feminino em detrimento do treino oficial de sábado, que será exibido após a briga da medalha.
No domingo, a situação inverte. Fórmula 1 ao vivo e encerramento de Olimpíadas depois da corrida.

Sexta em Valência

O intenso calor em Valência já serve como dica para a força da equipe Ferrari no fim de semana.
Kimi Raikkonen liderou o dia, seguido pelo piloto da casa, Fernando Alonso, e Jenson Button em terceiro. Massa, Hamilton e Kovalainen vieram logo atrás.
Os únicos que viraram melhor no primeiro treino livre que no segundo foram os Sebastiões da Toro Rosso.
O resultado do treino não é um bom parâmetro para o GP, visto que estamos tratando de uma pista desconhecida, que amanheceu suja e foi ganhando borracha aos poucos.
Mas os tempos da Red Bull não devem ter agradado à equipe. Trulli e Heidfeld começaram mal o fim de semana. Rubens Barrichello foi outro que não surpreendeu.
Amanhã, cada um vai ter que se virar na net para ver o treino. O link que eu havia publicado deve ter sido descoberto pela FOM, porque hoje não funcionou. Quem tem sopcast assiste, quem não tem se contenta com menor movimentação de imagens.

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Que venha Valência

"Uma pista de verdade" foi a melhor definição que li por aí.
Quando aparece uma pista de rua, surgem algumas desconfianças, mas no caso específico de Valência sobram elogios.
Para ir se acostumando ao veloz traçado espanhol, confira o vídeo abaixo. Bastante tempo de pé embaixo aliado às curvas de baixa velocidade... Bem no estilo Tilke de proporcionar ultrapassagens.

Mas há um pequeno problema. Isso se você considerar 15mm uma medida pequena. Justo no trecho mais famoso da pista - a ponte - há um desnível preocupante.
O diretor da Bridgestone, Hirohide Hamashima, comentou o assunto:
"Eu escrevi ao Charlie Whiting para pedir uma avaliação dessa situação. O asfalto aumenta um pouco na ponte. Se um pneu atingir isso, pode até furar. Não é tão ruim, mas se eles ajustarem, ficaria feliz. Seria melhor se estivesse no mesmo nível do resto do circuito".
Realmente não é agradável ver carros em alta velocidade sofrendo com a súbita subida de 1,5cm realizada em intervalos de tempo um pouco superiores a 1,5min.
O desnível é cerca de apenas 2% do diâmetro do pneu. Mas o jeito é mesmo esperar a inspeção da FIA.

A volta

Mais um GP da Europa. Desta vez, em Donington, 1993.
Senna larga em quarto, perde a posição para o Schumacher e faz uma sequência de mágicas na volta mais famosa da história.
Rubens Barrichello sai de 12º e completa a primeira passagem numa inexplicável quarta posição.
E dá-lhe Galvão!

quarta-feira, 20 de agosto de 2008

O impossível aconteceu

Notícia boa demora...
Por incrível que pareça, a Globo abrirá mão do encerramento das Olimpíadas e transmitirá a corrida ao vivo no domingo.
No sábado, porém, o pessoal será obrigado a acompanhar o treino pela net.
Já é um bom lucro...

Rádio OnBoard - Edição Pré-Europa

Está no ar a 14ª edição da Rádio OnBoard!
No programa Pré-Europa, Ron Groo e eu comentamos a seguinte pauta:
-Seleção de primeiro piloto na Ferrari
-Coulthard falando sobre seu filho
-Características do circuito de Valência
-Entrevista de Daniel Serra falando sobre sua experiência no traçado e a expectativa para a F-1
-Expectativa para a corrida
-As Olimpíadas no exato momento do treino e da corrida
Como prometido na gravação, deixo aqui o link para acompanhar a F-1 pela Internet.
Prêmio Podcast 2008
Pedimos também a sua colaboração clicando na imagem acima para votar na Rádio OnBoard, que disputa o prêmio de melhor podcast na categoria esportiva. Não precisa de login nem senha nem nada. É só clicar...
A próxima edição sai dentro de uma semana, falando tudo o que rolou nessa potencial corrida maluca.

terça-feira, 19 de agosto de 2008

Schumacher vs Villeneuve

Seguindo com os youtubes da Europa, chegamos à Jerez, onde ocorreu uma das mais polêmicas decisões de campeonato na Fórmula 1.
Na última corrida do ano, Schumacher e Villeneuve duelavam pelo título. No momento em que a Williams rendia mais que a Ferrari, a Sauber fazia bem sua lição de casa favorecendo o alemão e atrasando a vida do canadense.
Foi assim que Norberto Fontana cumpriu as ordens de Jean Todt:
O grande momento da corrida, claro, foi a colisão provocada por Michael...
Pela primeira vez na carreira, Mika Haikkinen faturou o troféu de vencedor.
No ano seguinte, seria a vez do finlandês conquistar o Mundial. Mas de maneira bem diferente. Schumacher não voltaria mais a repetir aquele tipo de manobra em sua carreira. Pudera...

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Motorzão

A revista Auto Motor und Sport trouxe mais uma teoria para a alavancada da McLaren no Mundial.
O periódico destaca que as asas implantadas no bico renderam uma excelente estabilidade aerodinâmica. Mas a grande cartada da equipe está no propulsor.
Consta que o V8 da Mercedes apresenta uma vantagem de 25 cavalos sobre a concorrência.
O chefe de engenharia da BMW, Willy Rampf, comentou a respeito: "Se esses números estiverem corretos, uma vantagem de 25 hp's de potência com a mesma resistência do ar traria um benefício de quatro décimos de segundo por volta".
Enquanto isso, a Ferrari vai à luta para arrumar uma biela que preste.

domingo, 17 de agosto de 2008

Hoje não

No segundo vídeo da série que relembra os GPs da Europa, o palco novamente é Nurburgring.
Em 2002, Rubens Barrichello fez uma prova impecável do início ao fim. Nas voltas finais, a apreensão dos espectadores para descobrir se o episódio da Aústria iria se repetir. Reginaldo que o diga...
Destaque também para os pegas entre Ferrari e Williams, a barbeiragem do Montoya para cima do Coulthard, o duelo interno da Sauber entre Massa e Heidfeld na disputa pelo pontinho da sexta posição, e o Schumacher passeando pelo lado de fora da pista.

sábado, 16 de agosto de 2008

Classificação olímpica

A F-1 está, definitivamente, estagnada. Como não há nada realmente relevante para se postar, a gente improvisa.
E o jeito é se render às Olimpíadas, que andam bem movimentadas, por sinal.
Logo abaixo, você confere a classificação olímpica da F-1 neste momento da temporada.
Não deixem o Alonso ver isso aqui...
(Clique na figura e amplie)
Não sei bem o que fazer com essa coisa...
O comentário menos pior que vem à minha cabeça é: se o Kovalainen fosse um atleta olímpico, seria o César Cielo, com um ouro e um bronze. Coincidentemente, adivinha o que o finlandês faz na corrida para subir ao topo do pódio?
Nada!

sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Kimi bate o pezinho

Direito de resposta a Kimi Raikkonen, que tantas críticas ouviu nessas últimas semanas. O finlandês garante que continua cheio de vontade dentro do cockpit.
"Ainda sou o mesmo cara. Se estou em uma corrida, então eu quero ganhá-la. Nunca é muito divertido ser quinto ou sexto, até com o terceiro lugar não me sinto mais tão bem. Eu só penso em vencer".
"É claro que eu quero mais. Todos os que pensam que estou satisfeito ou cansado estão completamente enganados".
"Se nós não conseguirmos os dois títulos do campeonato no final da temporada, ficarei desapontado".
Estão cutucando demais essa onça...

Vitória da Stewart

Se o assunto é GP da Europa, então vamos relembrar algumas edições das corridas que receberam tal nomenclatura. A começar pela etapa de 1999, que marcou a vitória de equipe Stewart.
Largada conturbada, carro de cabeça para baixo, escapada pela direita, escapada pela esquerda, batidas e quebras, Ferrari sem roda, o choro de Badoer, o pódio de Trulli e Barrichello e a vitória de Johnny Herbert.
Sim, foi uma corrida daquelas...

quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Fala, Speed

A curta trajetória de Scott Speed pela Fórmula 1 não é motivo de frustração para o americano. Apesar dos desentendimentos com o chefe Franz Tost, que o despachou da categoria, ele continua recebendo todo o apoio da Red Bull nos desafios da Nascar e se diz feliz por ter guiado na categoria máxima do automobilismo.
"A F-1 sempre foi meu maior sonho, mais até que a Nascar. Na minha mente, havia conseguido o que eu mais queria na vida".
"Não fiz absolutamente nada na F-1, mas estou extremamente satisfeito. É como uma escola do mundo. Nunca frequentei uma universidade, mas sei muito, porque tive a oportunidade de viver na Europa e viajar pelo mundo".
Legal ver um cara que, dentro de suas limitações, se sente realizado por ter chegado onde chegou.
O próprio piloto reconhece que não brilhou na F-1 e nem por isso guarda ressentimentos.
Alguns momentos cômicos foram os que mais renderam em sua passagem pela categoria. Talvez, o principal deles tenha sido a performance no youtube com a música Cereal and Milk, ao lado do parceiro de profissão Colin Fleming, mostrando o que um piloto de corridas faz nas horas vagas.

quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Alerta vermelho

O antecessor de Jean Todt no comando da Ferrari ressurgiu para atacar... o comando da Ferrari. E os pilotos também.
Cesare Fiorio foi direto ao ponto: "Suspeito que eles ainda têm o melhor carro, mas está sendo estragado pela direção da equipe e pelos pilotos". O italiano concluiu dizendo que "a equipe precisa decidir se vai apostar em Felipe Massa ou Kimi Raikkonen".
O site Gazzetta dello Sport realizou uma pesquisa que resultou na indicação de Kimi Raikkonen como primeiro piloto por 56% dos votos. Os 3 pontos de diferença na tabela contam a favor do finlandês mas o desempenho nas últimas corridas não convence.
"Kimi parece ter o mesmo problema de Heidfeld no acerto do carro para uma volta rápida", afirmou o ex-piloto Marc Surer, que prosseguiu: "Ele já foi campeão e às vezes parece que prefere assistir a competir".
Para fechar a sessão de disparates, segue a citação de Gerhard Berger, criticando o atual campeão, bem como a escuderia de Maranello.
"Tenho que admitir que Raikkonen me decepcionou. Não acredito que ele vai ter capacidade para superar Hamilton. Agora minha aposta é no Lewis".
Voltando à questão do primeiro piloto... "A hierarquia dos pilotos tem de ser especificada no começo da temporada, não na metade", encerrou bufando o co-proprietário da Toro Rosso.
Pitaco de ex-dirigente, de ex-piloto, de ex-piloto dirigente...
Para quem está de fora é fácil citar os erros quando as coisas estão dando errado. Mas o coro de críticas mostra que a situação não é das melhores.
Definir o primeiro piloto não é uma tarefa tão simples diante de uma temporada tão oscilante, porém não resta nenhuma dúvida sobre as falhas do pessoal do pit wall. Stefano Domenicali está sobre intensa pressão, tanto dentro da equipe quanto fora dela. Pelo andar da carruagem, não duvidaria se Montezemolo o afastasse do posto de comando após o fim da temporada.

A guerra continua

As faíscas entre Bernie Ecclestone e Max Mosley renderam novo boato. De acordo com o Motorsport Aktuell, o manda-chuva da Fórmula 1 estuda criar uma categoria para concorrer com a F-2 da FIA.
Mas Ecclestone não considera um orçamento tão reduzido. Muito pelo contrário, acredita que o limite de € 200 mil seja digno de piada: "Uma temporada de kart custa mais. Talvez ele (Mosley) use motores de máquina de cortar grama, mas isso realmente seria uma categoria preparatória para a F-1?", disparou.
Essa rivalidade já está se tornando briga de gato e rato...

terça-feira, 12 de agosto de 2008

Coluna no site Pit Stop

Tive a honra de receber o ilustre convite do grande Gustavo Coelho para inaugurar a seção de opinião do mais novo site especializado em automobilismo da web, o Pit Stop.
Na primeira coluna, escolhi um tema estratégico, por isso falei de um piloto que anda em alta no momento. Trata-se do crescimento de Felipe Massa desde sua chegada à F-1 até, finalmente, alcançar o amadurecimento na temporada 2008.
Seguem alguns trechinhos...
(...) estamos falando do piloto mais sujeito à pressão de todo o grid.
Em caso de mau resultado, sabe que será criticado por italianos - da terra da Ferrari -, espanhóis - da terra de Fernando Alonso -, e brasileiros - da terra de Ayrton Senna. A cobrança vem dos torcedores da maior equipe de todos os tempos; dos fanáticos pelo piloto que ostenta maior número de títulos na atualidade; e dos rigorosos conterrâneos que exigem, impacientemente, um novo gênio das pistas.
(...)
Nasceu sem talento nato para ser campeão, porém dotado de uma elevada capacidade de aprendizado e uma disposição inigualável para alcançar o estágio mais vitorioso.
Momento palhinha off. Eis o link, na íntegra, da coluna "Pronto para vencer". Como sempre, bons comentários são bem vindos e lá mesmo há este espaço.
Se você se interessar por enviar texto(s) próprio(s) para o site, escreva para pitstop@srzd.com. A equipe Pit Stop irá analisar sua coluna, que também poderá ser publicada no setor de opinião.

Aumento

Foram dois anos de vexame face aos resultados do companheiro Alonso na Renault. Quando o bicampeão deixou a equipe, a situação piorou ainda mais.
Em 2008, Fisichella retornou ao lugar onde consegue render bem: o fundão do grid. Por outro lado, a persistência do fraco desempenho da escuderia francesa - novamente com o espanhol ao volante - garantiu uma redenção moral do romano.
Guiando quase de graça no primeiro ano, obteve o respeito do dono da Force India, por isso deve embolsar US$ 1,5 milhão na próxima temporada. A renovação oficial pode ser realizada até o dia 31 de agosto. Mallya anunciou que o italiano permanece no time, agora só falta assinar.

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Mais, mais, mais...

Nick Heidfeld é dos nossos. Ele quer corridas. Menos testes, mais corridas.
"Estou ansioso para ter mais corridas, como está planejado para o futuro. Eu não me importaria em perder um ou dois testes. Na verdade, os testes têm sido reduzidos completamente nos últimos dois ou três anos, mas eu espero que tenhamos mais corridas, porque não existe uma que eu não goste".
"Estou ansioso para ir à Índia, e os outros novos lugares interessantes que continuam sendo discutidos".
Em 2009, Abu Dhabi vem aí. No ano seguinte, Índia e Coréia do Sul já estão garantidas. Estados Unidos tentam retornar, o México também se esforça, e até mesmo Portugal já ameaçou.
O problema desse aumento do número de provas é que, quando o calendário exceder os 20 GPs, as reclamações começarão a surgir. É muito gasto, um abuso de ordem logística, o que poderá provocar algumas substituições indesejáveis. As pistas do Tilke entram, mas quais circuitos irão sair?
Na verdade, o fenômeno pode ter começado sem que ninguém se desse conta. A Inglaterra certamente perderá a sede em Silverstone, porém não é certo que Donington irá substitui-la. Melbourne anda na mira, Magny-Cours está com o tempo contado. Alemanha e Japão revezam circuitos...
O calendário ficou imprensado: são poucas vagas e muitos candidatos. E os orientais são os únicos que possuem cotas.

Olha o japa aí...

Como um reloginho, a silly season resolveu disparar exatamente na segunda-feira da semana posterior à última corrida antes das férias. Daqui em diante, que venha a boataria!
Os primeiros rumores especulam sobre a equipe mais vulnerável à dança das cadeiras. Segundo a Motorsport Aktuell, Sato poderá retornar ao circo a bordo de uma Toro Rosso.
"Ainda não há nada concreto, mas estou falando com alguns times", foi tudo o que afirmou o desempregado.
O patrão Gerhard Berger já anunciara sua pretensão de formar uma dupla com piloto jovem ao lado de um veterano. Com 90 GPs no currículo, Takuma seria um sério candidato a ocupar o cockpit da experiência. De quebra, poderia se tornar garoto-propaganda da Red Bull no mercado japonês.
Acredita-se que Button e Barrichello também são boas hipóteses, mas tudo dependeria da decisão de Fernando Alonso de se mudar para a Honda. Quanto à vaga do piloto novato, Romain Grosjean corre por fora, com Bourdais, Senna e Buemi disputando a tangência.
Num box não muito distante, o chefão já tratou de anunciar que os atuais pilotos ficam.
"A experiência de Giancarlo é inestimável para mim e Adrian tem bastante talento. Estou muito contente com eles", disse Vijay Mallya. "O mais importante é que os dois têm atitude, o que me ajudará a encarar os próximos desafios. Acredito que eles ficarão bem satisfeitos com o carro de 2009, que apresentará uma significante evolução e uma grande surpresa".
Com a teimosia de Giancarlo Fisichella em não acompanhar David Coulthard, Vitantonio Liuzzi deverá continuar esquentando o banco reserva da Force India por mais uma temporada.

Ao Leão

Postando atrasado porque sou péssimo para datas.
Há poucos dias foi aniversário de Nigel Mansell. Para não passar batido, segue o vídeo que traz algumas das memoráveis imagens proporcionadas pelo bigode mais estabanado e veloz da F-1.

domingo, 10 de agosto de 2008

Reabastecer ou não reabastecer?

Eis a questão.
Colunista do site da ITV, David Coulthard opinou sobre a regra que vigora desde o ano de sua estréia na F-1: o reasbastecimento.
Vamos ver se o pessoal concorda...
Quando você precisava carregar combustível suficiente para toda a corrida, seu papel no controle do carro era muito maior. Além disso, você podia escolher entre parar para trocar os pneus ou arriscar e completar a prova com os mesmos compostos. E, como o peso do carro mudava muito ao longo da corrida, havia mais flutuações no desempenho e nas características de pilotagem, o que criava mais oportunidades de ultrapassagem.
Atualmente, em uma corrida seca, você raramente vê alguém sair de trás da segunda fila e surpreender, porque o desempenho durante a corrida é exatamente igual ao da classificação. Precisamos de alguma coisa para apimentar os GPs. Para mim, proibir o reabastecimento é a melhor alternativa.

sábado, 9 de agosto de 2008

Nova pintura

O dia está fraquíssimo em termos de notícias. Até mesmo a silly season anda travada, justo nesta época do ano, em que o rumores deveriam estar começando a disparar. O único boato que li por aí dizia que a namorada do Hamilton está colocando um par de chifres no rapaz. Claro que não vamos falar sobre isso.
Para não passar em branco hoje, melhor comentar uma informação que acabei deixando de lado nesses últimos dias.
A Bridgestone precisa resolver um dos problemas mais bobos que uma fabricante pode ter. Como o retorno dos pneus slicks em 2009, a distinção entre compostos duros e macios deverá ser alterada por motivos óbvios.
As soluções para o dramático problema existencial serão testadas antes do início da próxima temporada. Em outras palavras: ninguém sabe quando. A medida mais provável seria pintar de branco a lateral do pneu. Se é que a fornecedora optará por manter a cor, já que não descarta o uso de duas cores para distinguir os dois compostos. Esperemos que fique com a primeira opção, porque levaria mais um tempo enorme para decidir quais novas cores seriam essas.
Com relação à primeira etapa noturna da história - o GP de Cingapura -, os japoneses se mostram mais seguros. A tinta normal será substituída por uma reflexiva, identificando, claro, os macios.

sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Ferrari, McLaren e os Brid

A oscilação de forças entre Ferrari e McLaren ganhou uma teoria. Hirohide Hamashima, diretor esportivo de desenvolvimento de pneus da Bridgestone, explica a sua lógica:
"Basicamente, a Ferrari tem maior tendência a sair de frente do que a McLaren", conto ao site Autosport. "O carro da McLaren sai um pouco de traseira. Quando os pneus têm boa aderência, o que sai de traseira será mais rápido em uma volta única do que aquele que sai de frente ou que tem um acerto neutro".
"Mas se você pensar em condições de corrida, especialmente com as temperaturas que tivemos em Hungaroring, então um carro instável na parte traseira gerará mais calor nos pneus de trás que um que sai de frente".
"Olhando para a Hungria e o comportamento do carro de Hamilton, depois de algumas voltas ele penou com a instabilidade na parte traseira, enquanto a Ferrari teve um bom equilíbrio".
"A temperatura está fazendo diferença", concluiu.
Hamashima destaca que a variação da dirigibilidade afeta o rendimento dos pilotos de formas diferentes: "Quando as condições do carro se encaixam a Felipe, suas habilidades são 110%, mas, uma vez que o carro não está bom, isso cai para 90%", explicou. "Mas Kimi consegue ser 100% mesmo se as condições do carro não são boas". Esta deve ser a vantagem de ser apático...
Quanto à teoria, parece fazer algum sentido. Mas se a Ferrari precisar sempre de altas temperaturas para render melhor, a situação pode se complicar daqui pra frente. Pelo visto, a McLaren tem, de fato, o melhor carro.

quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Aumenta a lente, Sebastião

Foi-se o tempo em que o grid da F-1 era bem provido de pilotos franceses. Para piorar, o único que compete na atualidade sofre nítida pressão em relação ao seu desempenho.
"Até agora, ele está em um período de aprendizado na F-1, obtendo alguns bons resultados. Mas Bourdais ficará conosco em 2009 apenas se ele começar a mostrar-nos seu potencial", declarou o patrão Gerhard Berger.
Abre o olho, Bourdais...
Sebastien pode ser considerado um herói por ingressar na categoria com uma idade razoavelmente avançada, depois de passar quatro longos anos vencendo costumeiramente na Champ Car.
Segundo ele, o problema enfrentado na Toro Rosso está na adaptação de seu estilo ao bólido da escuderia: "O carro escapa de traseira nas curvas fechadas e sai de frente nas rápidas, e eu ainda não me adaptei bem a isso. Mas estou melhorando pouco a pouco".
Apesar dos esforços para acabar com o incômodo dentro do cockpit, Bourdais reconhece a dificuldade de se encontrar: "Me arrependo de ter procurado grandes idéias em como alterar as características para o meu lado. Agora, estou concentrado em dar pequenos passos, em pequenos detalhes, e parece estar funcionando melhor. Mas ainda continua bastante complicado".
As vagas do time austríaco seguem indefinidas para 2009. Berger já anunciou que pretende formar um dupla com um piloto jovem ao lado de um experiente. No primeiro caso, além do francês, tem Bruno Senna com candidato e, correndo por fora, Sebastien Buemi, este sim piloto Red Bull. Para firmar acordo com algum veterano, Gerhard precisará torcer para Fernando Alonso procurar uma nova equipe, que provavelmente seria a Honda de Rubens Barrichello e Jenson Button.