A McLaren confirmou a permanência de Heikki Kovalainen por mais uma temporada.
"Nós recebemos Heikki de braços abertos no início do ano. Ele está sob contrato com a McLaren e continuará correndo pela equipe na temporada 2009", afirmou o chefão Martin Whitmarsh.
O finlandês comentou a renovação: "Desde o começo de minha passagem pela McLaren, tinha a meta de estender essa relação por muitos, muitos anos. Estou bastante feliz. É um time com muito potencial, quero fazer parte dele. Para ser honesto, ficaria feliz se terminasse minha carreira aqui".
"A atmosfera na equipe é fantástica. Muito disso é por causa do Heikki. Então fico feliz por sua permanência e realmente espero que ele fique por aqui durante muito tempo", disse Lewis Hamilton.
O prolongamento do contrato, porém, não rendeu apenas declarações simpáticas e manjadas . O áspero Fernando Alonso reagiu prontamente e soltou o verbo para cima de Kovalainen:
"Se ele continuar fazendo o que pedem para ele, vai ficar na McLaren para sempre. Não me lembro de uma corrida em que ele tenha se classificado com menos combustível que Hamilton".
"Vimos também como ele teve de dar passagem em Hockenheim. Se eu estivesse lá estaria fazendo este papel também. Eu prefiro chegar em quinto ou sexto com a Renault do que ter de chegar em quarto ou quinto pela McLaren".
Quanto à ultrapassagem, já fomos informados de que a decisão de abrir passagem não partiu da equipe mas sim do próprio Heikki, que teve o bom senso de não atrapalhar a vitória do companheiro, nem mesmo perder seu tempo na briga pelas posições intermediárias. Quanto ao resto, parece, de fato, que a McLaren é a única satisfeita com o Kovalainen nesta temporada.
Quem vê de dentro sempre sabe mais do que quem vê de fora, claro. Mas vendo daqui, o rendimento é decepcionante, tendo em vista o potencial que se acredita que ele tem. Que mostre logo o que sabe, pois. É bem melhor do que ter um bicampeão chiando em seu cangote.