sábado, 31 de março de 2007

A última do Barrichello

Em entrevista à F1 Racing, Rubens Barrichello fez-me rir. Respondendo às perguntas sobre Michael Schumacher, falou o que devia e o que não devia sobre o ex-companheiro de equipe.
As pérolas proferidas pelo piloto estão todas em negrito. Divirta-se.

Quando perguntado se havia aceitado a idéia de que não era tão bom quanto o alemão, ele respondeu com firmeza: "nunca".

Ainda com a cabeça no lugar, elogiou o Schumacher: "Nunca serei como ele em uma volta lançada. Ele era supremo. A velocidade que ele tinha era algo inacreditável!"

Daí pra frente é só besteira:"Mas se, em termos iguais, seria campeão em cima dele? Acredito que sim”.

E continuou:"Ele não ligava para estratégia, o negócio dele era acelerar. Ele não era cerebral, queria andar rápido. Por que funcionava? Pois ele era bom em deixar o carro perfeito para seu estilo”.

Até onde eu sei, o alemão se preocupava e muito em testar, conversar com os engenheiros... para que o carro estivesse sempre nas melhores condições para disputar o GP. A equipe o adorava pela dedicação total e pelos resultados impressionantes que conquistava.

Mas o pior de tudo foi dizer que venceria o campeonato em condições de igualdade, o que corresponde a uma contradição se levarmos em conta que o próprio Barrichello se surpreendia com o desempenho do parceiro em voltas lançadas. Mais um detalhe: o heptacampeão é ainda melhor numa longa sequência de voltas, prova disso é a comparação entre o número de vitórias e de poles. Portanto, o Rubinho acha que bateria o Schumacher mesmo sendo mais lento que ele tanto na classificação quanto na corrida.

Deve estar ficando gagá, só pode.

Sepang, dia 4

O ilustre Heikki Kovalainen dominou o quarto dia de testes na Malásia. Embora pareça um bom resultado, o carro apresentou problemas e ocasionou duas bandeiras vermelhas.
Mas quem merece destaque é a McLaren. A equipe passou por maus momentos durantes esses testes, sobretudo no último dia. O motor Mercedes deixou Hamilton pelo caminho e o de la Rosa fez o pior tempo.

Ficou assim:

1. Kovalainen-Renault-1:35.767 (55 voltas)

2. Massa-Ferrari-1:35.808 (72)

3. Davidson-Super Aguri-1:36.787 (68)

4. Rosberg-Williams-1:37.002 (104)

5. Montagny-Toyota-1:37.206 (78)

6. Heidfeld-BMW-Sauber-1:37.318 (70)

7. Button-Honda-1:37.326 (37)

8. Hamilton-McLaren-1:37.448 (43)

9. Webber-Red Bull-1:37.778 (42)

10. Liuzzi-Toro Rosso-1:38.542 (56)

11. Klien-Honda-1:39.176 (25)

12. de la Rosa-McLaren-1:39.303 (24)

A Toro Rosso havia anunciado que não participaria do último treino, mas resolveu botar o Liuzzi pra rodar; a Super Aguri vai fazendo da Honda uma piada e a Williams mostra que tem força pra chegar nos pontos.

O Massa gastou 72 voltas testando diferentes tipos de acerto para a corrida. Se o Raikkonen tiver que trocar o motor, Felipe automaticamente se torna o favorito absoluto do próximo GP. Falta uma semana, segura aí, galera.

sexta-feira, 30 de março de 2007

Fim do controle de tração

Em reunião promovida pela FIA no início da semana com representantes de todas as equipes, ficou decidido que o controle de tração será abolido da Fórmula 1 a partir de 2008.
Segundo o Artigo 9.3, "nenhum carro pode ser equipado com um sistema, ou aparelho, que é capaz de prevenir que a roda gire em falso, ou compense a aceleração excessiva imposta pelo piloto”.

Vai escorregar... Segura, Kovalainen! E não vamos nos esquecer do Barrichello, que reclamava do carro da Honda porque não pudia dar uma pancada no freio e outra no acelerador, que o bicho não aceitava. Não vale mais chiar, porque o carro de todo mundo vai ficar assim.

Tal mudança resultou do surgimento da Unidade de Controle de Motor (ECU), previsto para o próximo ano, que facilitará a vida da FIA na fiscalização de sistemas de gerenciamento do carro.

Outra decisão tomada pelo Conselho foi a manuntenção dos pneus com sulcos, em detrimento dos slicks. Quer dizer: mudou aqui mas não ali. Sem radicalismos, por enquanto. Mesmo assim, o negócio deve ficar bom.

VocêEntuba - Ah, Magny-Cours...

O circuito de Magny-Cours já realizou uma corrida histórica: em 2002, Schumacher pentacampeão!

Todo mundo apostava que o Schumacher iria abrir mão da vitória para conquistar o título em casa, que seria a corrida seguinte. O GP da França de 2002 foi um corridão! Aconteceu de tudo e, no fim, Kimi Raikkonen liderava mas uma poça de óleo adiou para o outro ano a sua primeira vitória. Schumacher assumiu a ponta, venceu e comemorou o seu 5º título, igualando o récorde de Fangio. Foi a partir dessa corrida que a Ferrari passou a olhar o Kimi com mais carinho para cinco anos depois contratá-lo. E o Rubinho, hein?!

Adeus, Magny-Cours

No início da semana, Bernie Ecclestone apareceu falando sobre a possibilidade de se disputar o GP da França nas proximidades da EuroDisney, perto de Paris. Até aí ninguém deu muita bola para o que ele dizia. Agora explodiu a bomba: a Federação Francesa de Automobilismo (FFSA) declarou que a corrida de 2008 em Magny-Cours está suspensa.
Em documento divulgado à mídia, a entidade tentou explicar a situação:
“A Federação, organizadora e promotora do GP da França, se reuniu no dia 21 de março e decidiu, de forma unânime, suspender a inscrição do evento no calendário de 2008, já que todas as condições necessárias para o sucesso deste não foram atingidas”, afirmou a FFSA.
E quais seriam essas tais "condições necessárias", afinal?
Bem, pelo menos existe alguma chance de a medida ser revogada, segundo conta no comunicado:
"O Comitê da FFSA reexaminará a situação durante seu próximo encontro, no mês de julho. A primeira prioridade é realizar a edição de 2007 nas melhores condições possíveis em Magny-Cours".
O tradicionalíssimo GP da França, que existe desde que a fórmula 1 se chama fórmula 1, já recebeu corridas em Paul Ricard, Dijon, Clermont-Ferrand, Reims, Rouen e Le Mans, antes de chegar a Magny-Cours. Passa, agora, a sofrer com os interesses financeiros do chefão Bernie, que vai tirando os GPs da Europa e criando vários na Ásia. "Criando" é modo de dizer porque quem cria é o Tilke, mas isso é outra história.
Daqui a algum tempo, ao invés de falarmos "vai começar a fase européia", vamos dizer "vai começar a fase asiática".
Enquanto isso, o divertido circuito de Hungaroring tem seu lugar garantido no calendário...

quinta-feira, 29 de março de 2007

Sepang, dia 3

O céu desabou na Malásia! Um temporal na madrugada prejudicou os treinos pela manhã. O sol apareceu para ajudar a secar a pista mas logo depois choveu forte novamente. As equipes resolveram prolongar os testes até amanhã para recuperar o dia perdido. Apenas a Toro Rosso juntou as tralhas e foi embora. Resultado da confusão: BMW e Renault lá embaixo, Webber em segundo, Ralf em terceiro e Liuzzi na frente do Massa.
1. Hamilton-McLaren-1:35.918 (57 voltas)
2. Webber-Red Bull-1:36.138 (62)
3. R. Schumacher-Toyota-1:36.700 (69)
4. Liuzzi-Toro Rosso-1:36.712 (56)
5. Massa-Ferrari-1:36.947 (64)
6. Rosberg-Williams-1:37.070 (71)
7. Button-Honda-1:37.472 (92)
8. Davidson-Super Aguri-1:37.606 (44)
9. Heidfeld-BMW-Sauber-1:38.551 (35)
10. Kovalainen-Renault-1:39.654 (20)
A ser destacado apenas um vazamento no motor do Hamilton, que ontem também ficou parado na pista. Parece que a McLaren tem uns probleminhas pra resolver.

VocêEntuba - The best of

Uma bela atiçada na concorrência!

Histórias do Galvão (2)

O maior narrador do país também falou sobre o melhor amigo do Senna: o sem-noção do Gerhard Berger. Se você conhece uma outra história envolvendo essas brincadeiras, não deixa de contar pra gente.
As brincadeiras do Gerhard Berger
Quem convive com o circo da Fórmula-1 sentiu a falta de Gerhard Berger quando ele se aposentou, em 1997. Ainda bem que agora ele está de volta, desde que comprou metade da escuderia STR.
O ex-piloto austríaco, um dos que mais disputou Grandes Prêmios até hoje (atrás apenas de Riccardo Patrese e Michael Schumacher) na história da Fórmula 1, era um verdadeiro furacão nas pistas. Mais do que ninguém, na época em que corria, sabia escolher as vítimas para brincadeiras em aeroportos e hotéis. Alegre, divertido, Berger acabava com qualquer tipo de tensão.
A maior peripécia foi com Jean Alesi. Os dois eram muito amigos e, um dia, sabem o que Berger fez numa estrada italiana, quando ia de carona na Ferrari do francês, a 200 quilômetros por hora? Vendo o ímpeto do motorista, se abaixou e desligou o carro, tirando a chave da ignição. Com a direção trancada, é claro que o carro capotou.
E, mais incrível de tudo isso, é que Alesi continua sendo amigo dele.
No Japão, no dia em que Ayrton Senna conquistou o tricampeonato, ele me escolheu como vítima. Está certo, era vingança, pois, na viagem de ida no trem-bala de Tóquio para Nagóia, eu tinha enchido de sabão de barbear todos os sapatos do Berger. Mas, às vezes, ele pegava pesado.
Uma hora e meia antes da corrida, o nutricionista Joseph Leberer da McLaren me ofereceu um suco de laranja que, segundo ele, tinha sido feito na hora. Eu recusei. Ele insistiu. Optei por um copo d’água. Ele entrou no escritório da equipe e voltou com o mesmo suco de laranja, dizendo que a água estava quente. Não sei por que, mas não tomei. Sorte a minha. Berger tinha mandado amassar naquele copo três comprimidos para dormir.
Já pensou, Senna tricampeão e eu roncando na cabine?

quarta-feira, 28 de março de 2007

Sepang, dias 1 e 2

Começaram ontem os treinos na Malásia. Kubica foi o mais rápido no primeiro dia, e hoje quem dominou foi o Raikkonen. Os resultados de ambos os treinos estão sendo divulgados neste mesmo post. Assim, poderemos fazer uma análise comparativa mais aprofundada para não chegarmos a conclusão nenhuma.
Dia 1
1. Kubica-BMW-1:36.187 (92 voltas)
2. Raikkonen-Ferrari-1:36.302 (54)
3. Wurz-Williams-1:36.334 (89)
4. Barrichello-Honda-1:36.826 (82)
5. de la Rosa-McLaren-1:37.106 (60)
6. Montagny-Toyota-1:37.267 (73)
7. Takuma Sato-Super Aguri-1:37.389 (72)
8. Coulthard-Red Bull-1:37.609 (82)
9. Piquet-Renault-1:38.199 (32)
10. Speed-Toro Rosso-1:38.503 (69)
Dia 2
1. Raikkonen-Ferrari-1:35.268 (61 voltas)
2. Wurz-Williams-1:35.702 (114)
3. Coulthard-Red Bull-1:35.712 (87)
4. R. Schumacher-Toyota-1:35.751 (81)
5. Kubica-BMW-Sauber-1:35.887 (111)
6. Hamilton-McLaren-1:36.115 (69)
7. Sato-Super Aguri-1:36.306 (63)
8. Barrichello-Honda-1:36.563 (36)
9. Kovalainen-Renault-1:36.578 (86)
10. Button-Honda-1:36.617 (24)
11. Davidson-Super Aguri-1:37.876 (39)
12. Speed-Toro Rosso-1:37.910 (36)
13. Liuzzi-Toro Rosso-1:37.971 (32)
Um destaque para o desespero da BMW de tentar ganhar confiabilidade. A equipe testa modificações na caixa de câmbio para evitar outras quebras. Destaque também para o Alex Wurz que no treino anda como gente grande. No treino. O mesmo vale para a Super Aguri.

VocêEntuba - Pilha não inclusa

Fazendo uma alusão ao post anterior:

Olha só a trabalheira que dá para montar um bicho desse pra depois vir o Kimi e acabar com tudo!

Esse é o Kimi que eu conheço!

Está aberta a série de problemas de motor do Kimi Raikkonen.
Após muitas quebras na McLaren devido à fragilidade do Mercedes, o finlandês já arranjou um jeito de se desentender com o propulsor da Ferrari.
Segundo Gilles Simon, chefe da área de motores da equipe, houve um problema de vazamento de água no sistema de refrigeração.
O superaquecimento provocado durante a corrida pode levar o time a optar por trocar o propulsor do Kimi na Malásia. Por consequência e para a felicidade geral da nação (com a exceção das F1 girls), o finlandês perderia, assim, dez posições no grid de largada.
Caso as coisas aconteçam dessa forma, me arrisco a dizer que ele termina a corrida no pódio. Em Sepang deve ser mais fácil ultrapassar que em Melbourne, principalmente com um carro tão superior como o da Ferrari. Ainda mais largando da sexta fila... De qualquer forma, vai ser legal ver o Kimi passando aquele espanhol metido a besta. Peço desculpas àqueles que gostam do Alonso, mas ultimamente esse cara anda muito chato pro meu gosto.

terça-feira, 27 de março de 2007

Efeito Hamilton

Se você estava pensando em assistir à corrida do GP da Inglaterra deste ano no autódromo e ainda não comprou o ingresso, pode desistir. Devido ao surpreendente desempenho do inglês Lewis Hamilton, os ingressos já se esgotaram. Calcula-se um aumento de 200% das vendas em relação a este mesmo período do ano passado.

Inclusive, o Alonso resolveu reconhecer o perigo, mas de uma forma sutil, é claro: "Tive problemas com o Trulli em 2004. Ele estava conseguindo mais pódios do que eu, e Fisichella também começou melhor. Tenho o mesmo problema agora com o Hamilton. Espero que possamos manter esse nível dentro da equipe durante a competição".

Damon Hill foi mais ousado:"Lewis está na equipe certa e na hora certa. Ele pode esperar uma excelente recepção em casa e, se vencer aqui em sua primeira temporada, vai se tornar uma lenda do esporte".

O muleque está bem na fita. Estreiou como poucos e se tornou o piloto mais badalado do momento. O único problema em sua carreira profissional é ter que aguentar aquele papinho de Robinho da Fórmula 1. Ainda bem que só a Globo fica com essa história, enquanto as outras emissoras tratam-no com devido respeito. Aliás, Robinho who?

Histórias do Galvão

Segue um texto sensacional escrito pelo Galvão em seu site. É sobre a conquista do mundial de 1990 por Ayrton Senna.
Conselho valioso
Lembrar das histórias de meu amigo Ayrton Senna é sempre muito bom. E tem uma que eu não esqueço nunca, em 1990, no ano em que ele se tornou bicampeão. Aconteceu no extinto GP de Portugal, que desde 1996 não faz parte do calendário da Fórmula 1.
Naquele sábado, dia 22 de setembro de 1990, interceptei na saída do autódromo de Estoril, logo após os treinos, Ayrton e Nigel Mansell em uma conversa séria.
O palco da Fórmula 1 naquele ano era marcado pela explosão da rivalidade entre Senna e Prost. Juntos, na McLaren, em 88 e 89, cada um tinha conseguido um campeonato mundial. Em 1989, Prost havia conquistado o título com uma manobra duvidosa: jogando o carro em cima do piloto brasileiro durante o GP do Japão.
Em 90, era Senna na McLaren e Prost na Ferrari. O brasileiro liderava o campeonato com 63 pontos, o piloto francês estava em segundo, com 56. E Nigel Mansell era o terceiro, com 33 pontos.
O inglês havia acabado de renovar o contrato com a Williams para a temporada de 1991 por 6 milhões de dólares. Na conversa que presenciei com Ayrton, ele estava com olhos arregalados, parecendo não acreditar no que ouvia…
Eu fiquei curioso e quis saber depois o teor do papo. Ayrton explicou, então, que aconselhara Mansell a pedir aumento, pois ele havia sido convidado pela Williams pelo valor de 12 milhões de dólares.
— Eu não vou, mas você não pode ganhar tão pouco… — contou Ayrton.
Mansell agradeceu a informação e agiu. Foi falar com Frank Williams.
No domingo, na hora da largada, Mansell estava na primeira fila, ao lado de Prost, o pelo position. Ayrton estava na segunda. Prost largou reto. Curiosamente, Mansell saiu de lado, espremendo o francês no muro. E Ayrton, então, teve espaço para ultrapassá-los.
Ali, no Grande Premio de Portugal, Ayrton ganhou os pontos necessários para a conquista do bicampeonato. E consta, também, que Mansell ficou, de repente, 4 milhões de dólares mais rico no ano seguinte.

segunda-feira, 26 de março de 2007

VocêEntuba - Boliche humano

Prometi e cumpri. Está aí a criativa comemoração do Valentino Rossi após a sua vitória no GP da Espanha. Figuraça, esse italiano!

Tratamento desigual

Pode ser que eu esteja enganado mas desconfio que a BMW esteja favorecendo o Nick Heidfeld em detrimento do Robert Kubica. A gota d'água para eu chegar a essa conclusão foi a seguinte declaração do Mario Theissen:
"Na minha opinião, o piloto que precisamos para conquistarmos o título já faz parte do time. Nick é um piloto com capacidade para ser campeão, ele tem tudo para isso".

Em outro post, eu reproduzi uma declaração do Theissen dizendo que gostaria de ter o Raikkonen como piloto. Daí eu lancei a pergunta: "quem perderia o cockpit titular: Heidfeld ou Kubica?". Não tenho mais dúvidas.

Durante a transmissão da Globo no fim de semana em Melbourne, Galvão Bueno disse que a BMW tinha mudado o engenheiro do polonês sem consultá-lo. Kubica teria recebido a notícia assim que chegou ao autódromo. Lembre-se dos problemas que o Massa enfrentou ano passado com o seu engenheiro, que foi substituído após o GP de San Marino. Esse tipo de coisa pode prejudicar muito o piloto.

O fato de ele não ter participado do primeiro treino livre e ter quebrado na corrida não vem ao caso. Deve ter sido apenas coincidência. Mas, para mim, está cada vez mais claro que existe uma simpatia maior da equipe pelo Heidfeld.

Aconselho que tente uma outra equipe. Já que o duro duelo entre eles não está sendo justo, que tal uma vaguinha na Renault? Sai Fisichella e Kovalainen e entra Piquet e Kubica. Tá bom que aí o Piquet tem que mostrar logo de cara o seu valor.

domingo, 25 de março de 2007

VocêEntuba - Cruzamento de slogans

O blogueiro mais lerdo do mundo resolveu postar hoje o que os outros blogs publicaram há uma semana. Dizem as más línguas que o Coulthard passou gritando "Red Bull te dá asas!" e o Wurz pensou "Williams F1, aprovada no quesito: caramba, o que foi isso que passou por aqui?!"

S do Schumacher

Uma notícia de última hora: o circuito de Nurburgring, que recebe o GP da Alemanha de Fórmula 1 nesta temporada, terá uma curva batizada de "S do Schumacher".
O trecho em questão fica logo após a "Dunlop". Se entendi bem, são as curvas 8 e 9, que corresponderiam à chicane que está sendo percorrida pela Williams nesta imagem.
O "S do Schumacher" será nomeado oficialmente em julho, durante o fim de semana em que o circo da Fórmula 1 for para lá.
O alemão, que venceu em Nurburgring em cinco oportunidades (1995, 2000, 2001, 2004, 2006), fará uma volta de apresentação no domingo antes da corrida.
Parece que o cara vai voltar andar num F-1 já neste ano!

Auto News

Notícias rápidas sobre automobilismo em geral:
Fórmula 1
Mário Theissen, o chefe da BMW-Sauber disse que gostaria de ter o Raikkonen pilotando para a sua equipe: "O Kimi é um piloto muito consistente, talvez seja mais do que qualquer outro. Ele consegue lutar e vencer com um carro que não está tão perfeito".
Considerando possível esse absurdo, quem perderia o cockpit titular: Heidfeld ou Kubica?
Moto GP
Neste domingo, aconteceu a segunda etapa do mundial de Moto GP.
Largando em segundo, Valentino Rossi assumiu a liderança já na primeira volta para lá se manter até o fim da corrida. Ao cruzar a linha de chagada, o italiano comemorou muito a quebra do jejum de vitórias e ainda fez uma graça, jogando uma espécie de boliche humano. Se o vídeo chegar ao youtube, eu publico aqui um dia desses.
Há 11 voltas do fim, Hopkins perdeu o controle de sua moto ao errar a tangência da curva e foi parar na área de escape. Escorregou, caiu mas não se machucou. Foi apenas um acidente bobo.
O brasileiro Alex Barros terminou a prova em 11º.
IRL
Confesso que não assisti à corrida, mas nem por isso vou deixar de contar.
Dan Wheldon travou uma bela disputa com Sam Hornish Jr. na primeira metade da corrida, mas ambos os pilotos foram parar no meio do grid em virtude de suas desastradas paradas de boxes. No final, Wheldon passou de décimo para primeiro em dez voltas, conquistando a vitória e dando uma dobradinha à equipe Ganassi.
Os brasileiros Victor Meira e Tony Kanaan travaram uma bela disputa e terminaram a corrida respectivamente em 4º e 5º, logo atrás do Hornish, terceiro colocado.
Curiosamente, a Band interrompeu as últimas voltas para transmitir o concurso de Miss São Paulo. Os telespectadores que acompanhavam a corrida não puderam assistir ao vivo o fim da prova. Flávio Gomes, em seu blog, comentou a situação da seguinte maneira: "ainda se fossem lindas as candidatas a miss, tudo seria perdoado. Mas tinha cada bagulho!". Bem, de carro eu sei que ele entende mas de mulheres eu não garanto nada, ok? Tomara que ele não leia isso aqui.

sábado, 24 de março de 2007

VocêEntuba - Meliante em fuga

Ê, raça maldita!

Mais um piloto no mundo

Nesta bela manhã de sábado o blogueiro aqui foi fazer exame para tirar carteira de motorista.
Terminei a baliza em 2min04s sendo que o tempo máximo era de 4min. Achei que tinha levado mais tempo porque fui mais devagar que das outra vezes que eu treinava e fazia em um minuto e cinquenta e poucos. O percurso foi tranquilo também.
Em cinco dias úteis (leia-se meia eternidade), a carteira estará pronta.
Meu primeiro cockpit será um Celta branco, o novo. O mais antigo era mais bonito mas carro zero é carro zero e ponto.

sexta-feira, 23 de março de 2007

Essas regras...

Vamos direto ao ponto: a nova regra de entrada do Safety Car vai dar o que falar.
Quando ele for para a pista, os pilotos não poderão se dirigir aos boxes até que todos os carros estejam alinhados atrás dele. Os retardatários terão de ultrapassar o carro de segurança e dar uma volta no circuito até realinharem em suas posições originais.

Os pilotos da BMW comentaram a mudança.
Segundo o polonês Robert Kubica, a equipe deverá sacrificar a corrida de um dos seus pilotos caso ocorra a entrada do Safety Car na pista.
"Devido às novas regulamentações, uma equipe não pode mais dar-se ao luxo de colocar ambos os seus pilotos com a mesma estratégia de corrida, porque isso pode estragar a estratégia dependendo do que acontecerá durante o GP. Logo, será necessário fazer uma estratégia segura para um dos pilotos".
Nick Heidfeld falou da repercussão da regra dentro da equipe, citando o diretor-técnico do time, quem decide as estratégias.
"Willy Rampf tem a última palavra. No entanto, sua decisão é tomada depois de discutir conosco. Quando se optam por estratégias de corrida diferentes para os dois pilotos, aquele que se mostra mais competitivo durante o fim de semana irá para a corrida com a estratégia mais promissora".
Já estou até vendo: quando a Ferrari resolver valorizar mais a estratégia do Raikkonen em detrimento da do Massa, o pessoal vai chiar demais aqui no Brasil. A imprensa, então...
Vai acabar acontecendo. Como dizia o homem do baú: aguardeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeem!

VocêEntuba - Vergonha na cara

Nada a declarar, até porque estou um pouco por fora do episódio. Se você sabe dar nomes aos "bois", conta pra gente.

quinta-feira, 22 de março de 2007

Spyker abre o processo

A equipe Spyker iniciou os procedimentos legais contra Toro Rosso e Super Aguri acusando-as de não terem produzido seus próprios bólitos.

Realmente, a semelhança entre Red Bull e Toro Rosso é gritante. A Aguri não se parece tanto com a Honda, mas obteve um resultado surpreendente na Austrália.

A Spyker alega que suas rivais não estão seguindo o Pacto de Concórdia e pretende levar a questão à Sala de Comércio em Lausanne.

O argumento é: quem não constrói o próprio carro não pode pontuar no campeonato de construtores. Faz muito sentido. Quanto a Williams, vamos esperar pra ver se ela semanifesta sobre o caso.

Andam dizendo por aí...

Vejamos o que esses pilotos altamente falantes tem pra nos contar:
Alonso: "Fisichella começava o ano mais rápido que o Hamilton"
"Não concordo quando dizem que Hamilton foi o companheiro de equipe mais rápido que já tive. O Fisichella começou algumas temporadas melhor do que eu."
Só faltava essa... comparar Hamilton com Fisichella. Ai, ai, ai...
Kovalainen: "Briatore não mediu as palavras"
"Flávio Briatore não mediu suas palavras tanto publicamente quanto reservadamente, mas isso é normal. Todos ficaram desapontados. Eu não esperava que me dissessem 'você foi bem' ou 'faz parte do aprendizado'. Entendo a frustração deles. Estou mais desapontado que qualquer outro mas não vou abaixar a cabeça por causa disso. Aprendi muito como piloto de testes e posso fazer um trabalho muito melhor que o apresentado em Melbourne."
Vê se toma jeito, garoto!
Speed: "Nem bebo álcool"
Passou a pré-temporada sendo criticado pelo chefe Gerhard Berger mas resolveu desabafar dizendo que não faz nada de errado nas festas que frequenta:
"É ridículo! Pode ter certeza que sou a pessoa do paddock que menos participa das festas. Nem bebo álcool."
É o oposto do Raikkonen: não bebe e não corre.
Raikkonen: "Estou ainda mais contente"
"Nunca escondi minha alegria desde o primeiro dia em Maranello. Depois da vitória na primeira corrida pela equipe, estou ainda mais contente, se isso é possível. Quando assinei o contrato, achei que seria ótimo vencer o quanto antes, mas já em Melbourne eu não esperava".
Falou também do que passou durante a corrida: "Tivemos alguns problemas, o maior deles no rádio. No grid, assim que entrei no cockpit, percebi que não conseguia me comunicar com a equipe, mas, por sorte, fizemos uma estratégia detalhada e segui o programa à risca".
Sobre o erro: "Perto das últimas dez voltas da corrida, quase durmi! Mesmo sem rádio sabia que a equipe estava dizendo: 'acorda, Kimi!'. O time se esforçou para me informar com as placas mas foi difícil distingui-la das outras".
O instante em que derreteu: "Ao cruzar a linha de chegada foi um momente emocionante. Foi fantástico celebrar com os mecânicos na mureta. Foi um momento que não perderia por nada deste mundo!"
Em relação a Schumacher: "Não sinto pressão por ocupar seu lugar. É o mesmo sentimento que tive quando mudei da Sauber para a McLaren".
Quero ver aparecer um agora pra dizer que ele quase não fala e é pouco sentimental.

quarta-feira, 21 de março de 2007

Senna, 47 anos

Ayrton Senna da Silva. Gênio.
Quem pilotou um fórmula 1 melhor do que ele? Quem representou seu país tão bem quanto ele? Sim, é polêmico como todo grande astro tem que ser.
Se vivo, completaria hoje 47 anos. Ou seja, há 47 anos ele nascia. Portanto não há razão para falarmos de morte e sim de vida.
Alain Prost uma vez disse: "Senna foi o único piloto que respeitei". O que ele fez na pista impressionou a todo o mundo.

Seu estilo de pilotagem era muito peculiar. Arrojado ao extremo, Ayrton demonstrava coragem, força, vontade, paixão... o que fazia dele um herói.

Além de um piloto excepcional, um ser humano honrado e preocupado com seu povo. Fruto de seus planos, o Instituto Ayrton Senna existe até hoje, investindo no futuro de crianças e adolescentes através da educação. Sem fins lucrativos, é claro.

Ninguém melhor do que ele para reconhecer sua grandeza. Com a palavra, Ayrton Senna da Silva:

"Não sei dirigir de outra maneira que não seja arriscada. Quando tiver de ultrapassar vou ultrapassar mesmo. Cada piloto tem o seu limite. O meu é um pouco acima do dos outros".

VocêEntuba - Na Kova

Heikki Kovalainen, ninguém menos que o maior fã do Nelsinho Piquet, está se esforçando bastante para ver o seu ídolo estreiar o quanto antes na fórmula 1. Acompanhe o estilo do jardineiro em sua melhor cortada de grama do GP. Câmera aqui, câmera lá. Girou bonito!

terça-feira, 20 de março de 2007

Trapaça da Ferrari?

Eu não duvido.
A McLaren levantou a suspeita de que o assoalho de Farrari se movimenta para dar mais velocidade ao carro em retas.
A FIA fez inspeção no chão de todos os carros, sobretudo nos de Raikkonen e Massa. De início, foi dado à equipe de Maranello o benefício da dúvida.
Segundo o porta-voz da Ferrari, "isso faz parte do jogo sempre que a Ferrari é mais rápida. Essa não é a primeira vez que eles falam de coisas ilegais. Se alguém tem que reclamar, esse alguém é a FIA". Acontece, amigo porta, que da última vez que eles reclamaram do time italiano, estavam com a razão.
Enquanto isso, Schumacher se prepara para estreiar sua nova mansão na Suiça, com direito a posto de gasolina, heliponto, sala de cinema, torre mediaval, sala de troféus... Acho que seria melhor fazer um post único para falar tudo que tem lá.

segunda-feira, 19 de março de 2007

VocêEntuba - Estacionamento grátis

Imagine que um cidadão tenha deixado seu Lada (ou algo parecido) estacionado perto do circuito e tenha ido assistir à corrida (eu não citei nome algum!). Olha só o que pode acontecer.

domingo, 18 de março de 2007

Ele riu

Essa é uma rara imagem do Raikkonen mostrando os dentes. Aconteceu durante a festa do pódio. Não se vê coisas assim todo dia.
O Kimi é tão íntegro que levou uns tiros na barriga e continuou vivo dando risada!

VocêEntuba - Tá vivo?!

Para inaugurar a série "VocêEntuba", um vídeo inacreditável! Esse tipo de coisa tem 0% de chance de acontecer... mas aconteceu. De qualquer forma, fico feliz por ele ter reencontrado a família.

Kimi vence a primeira

Tem início a 58ª temporada da Fórmula 1. Kimi Raikkonen saiu na frente na disputa pelo título. Vamos às considerações rápidas sobre o GP da Autrália.
-A corrida do Kovalainen foi prejudicada devido à ausência da plaquinha "não pise na grama".
-A equipe Honda acabou com a corrida do Barrichello trancando o brasileiro atrás do Button por várias voltas. Como se não bastasse ter um carro mal nascido, a direção do time demora pra fazer a brilhante dedução do óbvio.
-O Coulthard, não conseguindo ultrapassar Wurz da forma tradicional, resolveu passar por cima.
-O que você não sabia sobre Mark Webber: no qualifying, até que ele rende alguma coisa, mas na corrida, simplesmente, é o desastre em forma de gente.
-Christijan Albers confundiu acelerador com freio. Na próxima etapa, ele deve trocar direita com esquerda.
-Kimi Raikkonen fez o que até eu faria com aquele carro. Verdade é que o F2007 é bom demais!
-Tem um piloto que o Alonso respeita muito. Chama-se Lewis Hamilton. Em sua estréia, fez uma excelente largada, andou a maior parte da corrida à frente de seu companheiro bicampeão mundial, conquistou o pódio logo de cara... Enfim: trata-se de uma porcaria de piloto.
-Massa largou em último e fez o que deu. No fim da prova, demonstrou sobriedade e não arriscou uma tentativa de ultrapassagem sobre Fisichella. Mostrou o bico aqui, ameaçou ali mas teve de se contentar com o 6º lugar. Boa sorte na próxima, xará. E fica tranquilo que meu "boa sorte" não tem o efeito contrário como o do Galvão, não.
-Falando em Galvão, o cara falou um monte de bobagem mas, sem dúvida, é um grande narrador. Mas falou bobagem.
-Por último e não menos importante: cadê o Schummy?!

sábado, 17 de março de 2007

Blogueiro informa

Depois de semanas planejando, finalmente este blog está pronto.
Algumas explicações: no topo da página aparece uma frase. Todas segundas e quintas aparecerá uma nova. Não vou me restringir à Fórmula 1 ou ao automobilismo. Qualquer frase curiosa sobre qualquer assunto pode ser candidata a aparecer por aqui. Em situações especiais, procurarei contextualizar. Por exemplo, na semana do 1º de maio, data fatídica em 94, editarei frases do Senna.
Se você resolver me enviar algo, seja uma frase ou uma imagem ou um vídeo... o e-mail está disponibilizado no meu perfil.
Espero que vocês gostem, apareçam sempre, comentem e, se não for pedir demais, "favoritem".