quarta-feira, 5 de setembro de 2007

Reviravolta na espionagem!

Mudou tudo! O julgamento na Corte de Apelações está cancelado porque a FIA descobriu uma misteriosa evidência que pode incriminar a McLaren e virar o campenato de ponta cabeça.
"Não estou em posição para comentar sobre isso", afirmou o porta-voz da entidade.
A Federação comunicou que o evento na Corte foi substituído por uma audiência no Conselho Mundial do Esporte a Motor a ser realizada na mesma data, isto é, 13 de setembro, quando o time britânico deverá prestar seus esclarecimentos.
A própria FIA fez questão de relembrar o que havia sido dito no primeiro julgamento, quando a escuderia acusada foi considerada culpada mas o Conselho não lhe aplicou qualquer tipo de punição: "Se for descoberto no futuro que alguma informação da Ferrari foi usada (pela McLaren) em detrimento do campeonato, nos reservamos o direito de convidar a McLaren de volta ao Conselho, onde poderá ser excluída não só da temporada atual, mas também do campeonato de 2008".
Em poucas palavras, o time de Ron Dennis apenas informou que "seguirá cooperando plenamente" com a FIA. A impressão que dá é que nem eles devem estar sabendo qual prova seria essa.
É, amiguinhos, desta vez a McLaren entrou numa bela enrascada, sobretudo se estivermos diante de uma forte evidência capaz de provar que a equipe inglesa teria, de fato, se beneficiado com os documentos roubados de Maranello. Caso tal hipótese venha a ser confirmada, não haverá outro jeito que não seja punir severamente a equipe, desde confisco de pontos na tabela até sua exclusão do campeonato. E se não for isso, fica difícil de imaginar do que se trata, afinal, a FIA deve ter bons motivos para cancelar o evento na Corte - onde estariam presentes, além da McLaren, Nigel Stepney, Mike Coughlan e a Ferrari - para reconvocar o Conselho, onde somente a escuderia de Woking dará seu depoimento, com a corda no pescoço, sem a menor dúvida.

5 comentários:

Anônimo disse...

Vai ser muito triste se o campeonato terminar com a exclusão da McLAren.

Blog F1 Grand Prix disse...

Quinta-feira 13 é o Dia D. Não quero que o campeonato termine no tapetão, mas se tiver que ser...

Grande abraço!

Anônimo disse...

Caro Felipe:

Já imaginava que algo "grosso" viria. Por isso, estava aguardando aquele seu comentário de expert.

Acho que terá de aguardar mais um pouco para dar o seu veredicto final também.

Que coisa, héim...

Um chute de leigo: a McLaren será desclassificada, mas o campeonato de pilotos será validado. Que acha?

Abraços.

Felipe Maciel disse...

Marcus,
o post que havia me pedido estava pronto desde o fim de semana, mas eu pretendia publicar apenas nesta quinta. Por sorte, a surpreendente decisão da FIA veio na quarta, evitando que o texto fosse ao ar após esta notícia bombástica.

Agora realmente eu não sei o que pensar, mas deve vir chumbo grosso para cima da Mclaren. O mais curioso de tudo é que a polêmica da espionagem colocou Bernie Ecclestone contra Max Mosley, algo bastante raro. Enquanto o primeiro pretende preservar o mundial de pilotos (como você bem arriscou em seu comentário), o último alega que uma punição à equipe também afetaria seus pilotos, que seriam igualmente desclassificados ou perderiam a quantidade de pontos equivalente, enfim, depende da punição.

No momento, prefiro nem chutar, seria como um tiro no escuro. Como disse neste post, talvez nem a McLaren saiba do que se trata esta nova prova e fica esse mistério no ar sem ninguém saber o que está acontecendo.

A gente fica na expectativa de que tudo o que tiver de acontecer, aconteça logo, porque o campeonato entrou na reta final. Se houver punição, o time de Ron Dennis vai querer recorrer à Corte de Apelações, se então for absolvida, aí a Ferrari é que pode recorrer.

É muita confusão pra muito pouco tempo. Se a decisão final não sair até o meado de outubro, no máximo, sebe-se lá o que pode acontecer, talvez tenhamos uma campeonato decidido LITERALMENTE no Tribunal, depois de todas as etapas disputadas na pista, o que seria o pior das possibilidades.

Abraços

Adalberto disse...

Será que esse ano teremos um "campeão moral" ?

Isso vai dar m...