Vale lembrar que a próxima etapa será no Recife, na casa das F1 Girls. Mesmo se não garantirem o título aqui, chegam lá com apoio total da torcida, mas se garantirem, então a euforia será ainda maior.
G-Vamos fazer uma aposta rápida aqui. Bom dia, Burti. Pra você, o campeonato termina em Angra ou vamos ter que esperar até Recife?
Burti-Bom dia a todos. Olha, Galvão, eu vou no mais provável, acho que vai ser aqui em Angra mesmo.
G-Reginaldo.
Leme-Eu tô com o Burti nessa, o campeonato se define hoje.
G-Então tá bom, eu fico com Recife pra ser do contra, pra dar mais graça à brincadeira.
E vamos para a pista com a Mariana Becker! Tá tudo pronto aí, Mariana?
MBck-Ainda não, Galvão. Quase todos os pilotos já chegaram, mas Ron Groo está atrasado. Agora sim ele vai chegando por aqui... O Groo acaba de estacionar seu barco... Vamos ver se ele dá uma palavrinha...
Galvão, o Groo parece meio irritado, talvez tenha discutido com a equipe novamente, como aconteceu no Rio.
G-Mas será que ele discutiu com a equipe de novo? Naquela ocasião ele foi à pista com o ônibus roubado do Santos Futebol Clube, uma coisa que eu nunca vi em todos esses anos de automobilismo.
Olha aí... esse aí é o Gustavo Coelho, fazendo uma gracinha para a câmera. O Gustavo que apostou que iria pontuar, será que acerta?
Burti-Pra variar não deve acertar não, né Galvão?
G-Ele já não é de acertar apostas. Largando de onde tá largando, então... Deixa eu ver aqui... Ele larga da 17ª posição. Difícil, difícil de acertar...
Mas, sobre o Groo, ele estava correndo o risco de ser expulso da FBus, mas todo mundo sabe que ele é amigo do Groo Ecclestone, tão amigo que tem gente que diz que são a mesma pessoa... Mas o Groo Ecclestone livrou a cara dele. Ele manda e desmanda em tudo aqui mesmo...
E a Mariana está no grid. Os pilotos já vão largar, ela vai tentar falar rapidinho com o pole position, Rogério Magalhães.
MBck-Rogério, largando da pole position, você espera ganhar a corrida?
Galvão, o Rogério vai ter que nos deixar na curiosidade dessa resposta porque as luzes vermelhas já estão se acendendo e vamos ter que nos retirar.
G-Tá certo, Mariana.
Os pilotos vão partir para a volta de apresentação e já já teremos a largada.
Groo. A gente se lê por aqui.
[O Ministério da saúde adverte: fumar pode causar impotência sexual]
Os pilotos já vão chegando para assumir suas posições.
Os nossos serviços de espionagem dizem o Rogério será o primeiro a parar, deve ir para três paradas, a maioria dos pilotos vai fazer duas paradas, só o Speeder que tá arriscando uma estratégia de uma parada só.
Vamos lá, vamos para a largada!
Acende a primeira luz vermelha, acende a segunda, sobre o giro do motor, a terceira, a quarta... Tem alguém acenando lá no fundo! Tem alguém acenando lá no fundo! Está cancelada a largada, teremos outra volta de apresentação.
Vamos fazer contato com a Mariana lá embaixo. Diga lá, Mariana.
MBck-Galvão, o navio do Marcus Mayer ancorou aqui no cais de largada e alguns mecânicos, uns 80, 90 mecânicos, estão empurrando de volta para os boxes. Assim que a gente tiver mais informações entraremos em contato.
G-Enquanto isso aparece aí a informação de que há possibilidades de chuva no fim da corrida, e essa previsão não costuma errar, é bom as equipes ficarem de olho na estratégia.
Agora sim tá tudo pronto para a largada. 19 pilotos a postos, o Mayer tá nos boxes tentando voltar, já acende a segunda luz vermelha, sobem os giros do motor, parece que não tem problema dessa vez, a terceira, a quarta, eles vão largar, a quinta, elas se apagam, e vamos para a largada!
Rogério mantém a ponta, o Bellote vem em segundo, as F1 Girls encostam do lado, o Maciel vai passando o Groo ali atrás. Rogério faz a primeira curva em primeiro, olha o Bellote com as F1 Girls, vai tocar, vai tocar, vai tocar, a Dea paaaaaaassa o Bellote! Na ponta dos dedos! Quanto risco! Já estão querendo jogar o campeonato fora, hein! Já estão querendo jogar o campeonato fora.
E o Ricardo Lins passou a LynWillliams, Groo perdeu duas posições, para o Maciel e para o Lara.
Aí os pilotos vão passando, parece que Gustavo ganhou a posição do Sávio, vamos esperar que eles completem a primeira volta pra gente ver como ficaram as posições.
Olha a briga do Grunwald com o Mauro, Grunwald tira de lado, mostra o bico do ônibus, recolhe de volta... Bico do ônibus? Bico do ônibus não, né?
Leme[rindo]-Não, não, bico não...
G-E aí[rindo]... E aí eles completam a primeira volta: Rogério, F1Girls, Bellote, Lins, LynWilliams, Maciel, Lara, Groo, Mauro, Grunwald, Máximo, Nabuco, Speeder, Midea, Gustavo, Sávio, Bercht, Sacker e Chico Góis. Cadê o Mayer, Mariana?
MBck-Galvão, o motor do Mayer apagou e a equipe não conseguiu resolver a tempo, ele já abandonou o cockpit e não deve retornar à pista.
G-Tá certo, Mariana. E aí o Sávio vai ultrapassando o Gustavo. Recuperou a posição, o Sávio, é 15º novamente.
Agora você pega uma carona na câmera onboard do líder da prova, Rogério Magalhães. Sai da curva, terceira, acelera, é quarta, quinta, reduz de novo, dá uma telegrafada, terceira, quarta, sobe marcha, sobre marcha, quinta, piso fundo, o Rogério! Setenta quilômetros por hora!!! Sexta, enche o motor, agora vai baixar tudo, vamos ver em que marcha ele faz o hairpin... Pé no freio! Ah... tiraram o gráfico bem na hora do hairpin...
O Grunwald já passou o Mauro aqui, vai partir pra cima do Groo. E o Rogério já vai indo pros boxes. Não falei? Não falei que ele seria o primeiro a parar? Tá aí, vai fazer o pit stop, o Rogério.
Veja o rádio do Felipe Midea aí, Burti. Traduz pra gente.
Burti-Eeehhhh... Mas essa é uma categoria brasileira, Galvão, eles falam português...
G-Claro, claro, você entendeu o que eu quis dizer. Deu pra pegar, Burti?
Burti-Ele disse que o Speeder tá pesado na frente dele, e é só o Midea chegar pra ultrapassar.
G-Sei. Bota o engenheiro lá dentro do bus pra ele ver como é fácil.
O Nabuco vai pressionando o Máximo! Nabuco deveria largar em quarto, perdeu dez posições por ter trocado de motor, mas o Máximo é osso duro de roer e não é tá deixando ultrapassar, não.
Olha o Groo passando reeeeeeeeeto... cortou grama, o Ron Groo. Que barbeiragem, Groo! Êêêêê Ron Groo! O Grunwald já passa por ali, o Groo volta pra pista num lugar perigoso, vem chegando o Mauro... Vai bater, vai bater, vai bater! Bateu, o Mauro! Pegou de raspão no Groo, o Mauro desviou e foi direto pra caixa de brita! Dali não sai mais.
O Groo vai ter que ir pros boxes fazer algum reparo, olha aí. Ele vai entrando no pit stop, vai partir para uma estratégia alternativa. Ele deveria esperar mais umas quatro voltas para entrar. Também não vai mudar tanta coisa assim...
Tá brigado com a equipe, tá de cabeça quente, tá fazendo bobagem... Não tem jeito, é melhor mudar de equipe, então. Se continuar desse jeito não dá, não dá! É o que eu digo: Sem omelete ninguém faz ovos.
E parece que tem mais batida aí, hein... Vamos ver no replay.
Leme-Bercht, Sacker e Chico Góis, os três últimos.
G-Que isso, amigo! Que que é isso! O Bercht deu uma escapadinha, o Sacker quando foi acelerar, freou para não bater, e o Góis encheu a traseira dele. E na FBus é assim, quando o de trás frea e o da frente acelera, o de trás bate no da frente.
Safety bus na pista! Agora vai todo mundo para o pit stop.
Leme-Não, não pode, ainda não pode. Tem que esperar a direção de prova dar o sinal que o pit está aberto, senão é punido.
G-Tá certo, tem que esperar a direção de prova liberar a entrada do pit lane, mas aí é que tá: quem precisa reabastecer agora faz como? Se não parar dá pane seca.
Leme-Bellote nos boxes.
G-Ahhhhhhh... Eu tava falando, olha aí... O Bellote não podia esperar mais, tá de tanque vazio, ou reabastece ou abandona a prova por falta de combustível. Levou a pior, o Bellote, vai ter que pagar punição.
E quem se deu bem com a entrada do safety bus? Adivinha. Foi o Groo! Ele parou antes da batida que causou a interrupção da corrida, daqui a pouco vai todo mundo pros boxes e ele assume a liderança da corrida.
Burti-Mas a liderança por enquanto deve ficar com o Speeder, que vai fazer uma parada só.
G-Sim, mas o Speeder também seu deu mal. Quando ele parar todo mundo já vai ter feito o pit stop e ele cai pro fundo do grid. E o Groo vai ser o líder.
Burti-Ainda tem o Rogério também, que foi o primeiro a parar.
G- Ah, é verdade, mas de qualquer forma ele vai para três paradas, então perder posição.
Leme-É, o Groo tá bem na fita...
G-Agora sim tá liberado, todo mundo pro pit stop! Vai lotar o pit lane, agora eu quero ver!.
Leme-Só Speeder, Rogério, Groo e Bellote permanecem na pista. Vão ser os quatro primeiros.
G-Os pilotos completam sua parada, aí você vai de carona com o Felipe Maciel, da STR... da STR não, perdão, da RBR.
Leme-É SBR, SBR...
G-É. SBR, STR... Nunca vi tanta letra, que mania essa coisa de equipe com letra, confunde a cabeça de todo mundo...
As luzes do safety bus se apagaram, vamos ter a relargada! Aí o Speeder resolve ir para os boxes. E o Rogério vai junto... É a última volta do safety bus na pista, eles não podiam perder mais tempo.
Leme-Tem piloto lento na pista, Galvão.
G-Tem alguém parando ali...
Leme-É o Groo, é o Groo.
G-O Groo?! Ron Groo vai encostando, fim de corrida pra ele! Justo agora que ia assumir a liderança... Olha, pode escrever aí: a equipe vai dizer que foi problema hidráulico. Ele parou por ali, ninguém sabe o que aconteceu... pode ter certeza que a equipe vai dizer que é problema hidráulico.
Mas vamos para a relargada! Agora sim está valendo! Bellote na frente, F1Girls, Lins, LynWilliams, Maciel, Lara, Grunwald, Sávio... Olha o pulo que deu o Sávio! Máximo, Nabuco, Midea, Gustavo, Bernardo, Speeder e Rogério.
Diga lá, Mariana.
MBck-Galvão, a equipe do Groo disse que o câmbio quebrou, causando o abandono.
G-Então... está feita a confirmação, portanto... O Groo teve problemas no câmbio...
Mas segue a corrida aqui, o Lara tá indo com tudo para cima do Maciel, veja como o Maciel vem abanando ali. Hummmm... Tá travando roda, o Maciel, tá errando todas, o Maciel!
O Lara vai tentar agora por fora na chicane, o Felipe Maciel travooooouuu... passou reto, o Felipe; Rodrigo Lara completa a ultrapassagem! Foi muito mal na defesa de posição, acabou entregando essa de bandeja. Quando tem um cara pressionando atrás de você, é nessa a hora que a gente separa os homens dos meninos, e aí o Maciel marcou bobeira, Reginaldo.
Leme-Pode ser isso, ou então ele voltou com o bus desequilibrado do pit stop, talvez tenha usado um jogo de pneus que não deu certo. Vamos esperar pra ver.
G-O Bellote tá indo pros boxes cumprir punição, e já tem mais briga por aí. É o Nabuco partindo pra cima do Máximo.
O Máximo oferece o lado de fora, o Nabuco bota de lado, eles contornam a curva, o Máximo se sustenta, Nabuco pressiona, pega o vácuo, agora sim vem por dentro, vai passar, vai passar, o Máximo abriu pra fazer o X, vai tomar o X por dentro, vai tomar o X por dentro, vai tomar o X por dentro! Não tomou, não! Nabuco paaaaaaassa Carlos Máximo! Desde o comecinho da corrida ele estava tentando passar e só agora conseguiu!
E aí o Speeder, já completando a ultrapassagem sobre o Bernardo Bercht, e o Rogério veio na balada hein... Bernardo leva duas ultrapassagens de uma só vez. Tá difícil a vida do Bernardo...
Burti-O Bernardo tem dinheiro, viaja muito, a equipe tem várias sedes pelo Brasil, só que eles andam enfrentando problemas com os túneis de vento, porque os resultados de um não batem com os resultados de outro. Por isso o Churrasco-bus não consegue um bom desempenho.
G-O bus do Gustavo já vai sendo ultrapassado pelos dois também, esse é outro que não consegue um ritmo bom, é bus mal nascido isso aí.
Burti-O bus do Gustavo enfrenta um problema sério de transmissão combinado com falha de tração e corte de motor. Tentando explicar de uma maneira bem rápida, você pode imaginar basicamente um piloto que sobe marcha após a saída de uma curva e...
G-Burti, acho que o problema do Gustavo é o velho problema de junta: junta tudo e joga fora, não é não, Burti?
Burti[rindo, contrangido]-É, pode ser, Galvão...
G-Então vamos nós aqui.
Nabuco acaba de completar a melhor volta da prova, e parece que a Mariana tá chamando. Pode falar, Mariana.
MBck-Galvão, o Groo chegou aqui nos boxes, desceu do barco e começou a brigar com a equipe, com o chefe, com os mecânicos... está bastante irritado, o Ron Groo.
G-Desse jeito a coisa não vai para frente nunca, não se respeita nem mais a hierarquia dentro da equipe. Onde já se viu um piloto discutir com o chefe de equipe? É aquela coisa: manda quem pode e obedece quem tem juízo.
A gente vai se aproximando da parte final da corrida. Daqui a pouco começa mais uma dança dos pit stops, e as F1 Girls vêm para conquistar o título com uma corrida de antecipação.
A Mariana quer dar uma palavrinha com a gente, pode dizer, Mariana.
MBck-As F1 Girls estão prestes a igualar a marca de Nino Farina, primeiro campeão da F-1, só que elas se tornariam as primeiras campeãs da FBus, já que esta é a temporada de estréia da categoria.
[???]
G-E na pista tem mais duelo, olha lá: é o Lins partindo para cima das F1Girls, e vem com vontade, o Ricardo Lins, quer a vitória de qualquer jeito!
É melhor deixar passar, hein. É melhor deixar passar! A Dea tá brigando, tá se arriscando, vem o Lins por fora, aí não dá pra passar, ele acompanha na reta, tá meio longe ainda, eles completam mais uma volta, F1 Girls na frente, Lins em segundo, vão disputar a freada... O Lins jogou por dentro, travou os pneus, aí eles se tocam! Teve batida, o Lins tocou na parte lateral, a Dea ficou atravessada na pista! O Lins tá fora, fim de prova pra ele, quebrou a suspensão.
Os ônibus vão passando por ali, agora a Dea dá uma cavalinho de pau com o Pinkbus... girou bonito! Girou bonito mas perdeu tempo demais. E começa a chover! Cai a chuva, fica tensa a corrida. Bellote foi pros boxes antes de abrir mais uma volta, os demais estão na pista com pneus de pista seca, se deu bem o Bellote!
As F1Girls vão se arrastando... mas agora, também, todo mundo tá se arrastando na pista...
Opa! Grunwald escapou! Escapou e foi parar longe! Passou pela barreira de pneus, o Grunwald, e foi parar no mar de Angra! Tá fora da prova, o Grunwald.
MBck-Ahá! Eu avisei que eles eram pilotos de barco!
G-Mas se nesse finzinho de prova começa a chover, o diretor de prova tem mais é que encerrar a corrida! É uma irresponsabilidade muito grande dar prosseguimento à corrida, esse diretor de prova tem que ser punido, esse tal de Felipe MacWhiting. É um absurdo completo umas coisa dessas!
E aí vai todo mundo pro pit stop trocar pneus e reabastecer. O Speeder, que vinha pra fazer uma parada, acabou fazendo duas, não teve jeito, deu tudo errado pro Speeder nessa prova.
A maior parte do grid já fez o pit stop, falta pouco para acabar a prova, LynWilliams passa aqui na reta dos boxes na liderança, Lara é segundo, Maciel é terceiro, Sávio quarto, Bellote quinto, esse se recuperou por ter parado na volta que começou a chover, e depois vem a Dea das F1Girls na sexta posição. Nabuco, Máximo, Midea, Rogério, Speeder, Gustavo e Bernardo.
Leme-Galvão, vale lembrar que Rodrigo Lara e Ricardo Lins são grandes amigos, então a manobra do Lins pra cima das F1Girls vai dar o que falar.
G-É verdade, eles se conheceram nas categorias de base...
Leme-Eles se conheceram ainda garotos na Fórmula Velocípede e foram juntos para a Fórmula Quadriciclo. Depois se separaram e voltaram a se encontrar no ano passado, na Fórmula Microbus. São grande amigos, sem dúvida.
G-E acaba de chegar a informação de que o incidente envolvendo Dea e Lins estará sob investigação depois da corrida, pode pintar punição pro Lins na etapa final, na corrida de Recife. Mas os pontos das F1Girls ninguém vai devolver! Essa história ainda vai dar muito o que falar, pode apostar.
E a LynWilliams está nas últimas curvas, agora é só trazer a criança pra casa! Vem LynWilliams, na ponta dos dedos, aponta na reta, LynWilliams, LynWilliams, LynWilliams, LynWilliams, veeeeeeeence as 500 milhas de Angra dos Reis!!!
Comemora LynWilliams, enquanto vai passando Rodrigo Lara em segundo, Felipe Maciel quaaaaase perde a posição pro Sávio no finzinho, mas chega em terceiro, e Sávio é quarto. As F1 Girls marcam um pontinho só .
Agora a situação do campeonato ficou: F1Girls com 21 pontos, Lara com 20 e Maciel com 12. Para o Maciel levar o título, as F1Girls e o Lara devem abandonar e ele precisa vencer; é praticamente impossível. A briga vai ser entre Dea e Lara, com um pontinho de vantagem para a Dea, que vai correr em casa. Dos dois, quem vencer leva! A última etapa da FBus promete!
A FBus volta dentro de algumas semanas, em Recife, com a grande decisão do campeonato. Até lá, tchau!