domingo, 12 de julho de 2009

Webber alcança a sonhada vitória

Vitória de lavar a alma de Mark Webber. Com berros, choro e muita comemoração, o australiano se emocionou e emocionou a equipe com o triunfo mais tardio da história da Fórmula 1.
Para chegar em primeiro, o piloto ainda teve de pagar um drive through em virtude do toque na largada, quando perdeu o controle por algum instante e se chocou contra a lateral do carro de Barrichello, sem provocar danos relevantes, felizmente.
Quando as luzes vermelhas se apagaram, Hamilton abusou do KERS e tinha chances de disputar a primeira posição na curva 1, mas espalhou, foi pra sujeira, furou o pneu e complicou toda a sua corrida.
Rubinho manteve o segundo posto até Webber pagar o penalty, o que aparentava definir a prova a favor do brasileiro. Mas a Brawn vinha para três paradas, estratégia previamente definida na tentativa de reverter o favoritismo da Red Bull. Além de não dar certo, jogou a vitória pela janela.
Barrichello voltou do primeiro pit atrás do Massa e viu seus adversários se aproximarem. Mark encostou o bastante, tendo Button na cola. Para complicar ainda mais, a Brawn falhou no reabastecimento da segunda parada, uma perda de tempo irreparável. No terceiro pit, Rubens perdeu a posição para Button por ter parado depois. A dupla precisou segurar a pressão de Fernando Alonso no final, que vinha num ritmo forte, o que lhe permitiu fechar o dia com a volta mais rápida.
Kovalainen fez o favor de garantir o único pontinho da McLaren na casa da Mercedes. O lugar dos bobos ficou com o alemão Timo Glock, que até merecia marcar o seu, considerando que veio de último. Já Jarno Trulli largou em 14º e discretamente encerrou em 17º.
Na frente, Sebastian Vettel completou a dobradinha da Red Bull, à frente de Felipe Massa, que batalhou duramente ao longo de toda a corrida pela posição dignamente conquistada.
Quem também emplacou um ritmo alucinante neste domingo foi Nico Rosberg. Saindo de 15º, o alemão cruzou a linha em quarto, à frente do líder da temporada.
Destaque para Giancarlo Fisichella, 11º, que ultrapassou Heidfeld e Alonso no começo do GP, quando estava leve. Mas a grande esperança da Force India foi frustrada na saída de boxes, onde Sutil encontrou Raikkonen, como costuma acontecer nas raras oportunidades que o alemão tem de pontuar. Dessa vez, foi culpa do piloto da FI. Kimi abandonou com problemas mecânicos e Adrian ficou em 15º.
Piquet decepcionou na largada, não pôde se recuperar, terminou mais uma corrida no zero e vive essa ameaça de demissão, que não se sabe ao certo se é verdade ou boato. Já Sebastien Bourdais infelizmente diz adeus à F-1. O abraço no Giorgio Ascanelli e o choro do engenheiro disseram tudo.
Não choveu, mas a corrida foi bastante movimentada. Ao contrário do que se espera da próxima, na Hungria, onde deve fazer calor e a Brawn possivelmente terá a chance de responder à Red Bull. Do contrário, o título estará definitivamente ameaçado. 21 pontos separam Button de Vettel. Entre os construtores, as respectivas equipes tem 19,5 de diferença.
GP da Alemanha:
1º. Mark Webber (AUS/Red Bull), 1h36min43s310
2º. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull), a 9s252
3º. Felipe Massa (BRA/Ferrari), a 15s906
4º. Nico Rosberg (ALE/Williams), a 21s099
5º. Jenson Button (ING/Brawn), a 23s609
6º. Rubens Barrichello (BRA/Brawn), a 24s468
7º. Fernando Alonso (ESP/Renault), a 24s888
8º. Heikki Kovalainen (FIN/McLaren), a 58s692
9º. Timo Glock (ALE/Toyota), a 1min01s457
10º. Nick Heidfeld (ALE/BMW), a 1min01s925
11º. Giancarlo Fisichella (ITA/Force India), a 1min02s327
12º. Kazuki Nakajima (JAP/Williams), a 1min02s876
13º. Nelsinho Piquet (BRA/Renault), a 1min08s328
14º. Robert Kubica (POL/BMW), a 1min09s555
15º. Adrian Sutil (ALE/Force India), a 1min11s941
16º. Sébastien Bourdais (FRA/Toro Rosso), a 1min30s225
17º. Jarno Trulli (ITA/Toyota), a 1min30s970
18º. Lewis Hamilton (ING/McLaren), a 1 volta
Abandonos:
Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari), 35 voltas completadas
Sébastien Buemi (SUI/Toro Rosso), 19 completadas

12 comentários:

Daniel Médici disse...

Cara eu ia comentar sobre a corrida, mas não acho isso necessário (já o fiz no meu blog e todo mundo faz isso). Apenas quero dizer que este foi o primeiro blog em que eu vi a palavra "drive through" escrito certo. Parabéns!

Pinheirinho disse...

Barrichello na corrida deste domingo, assumiu a ponta após a largada, mas perdeu a chance de vencer devido a uma série de problemas, naufragou devido a uma estratégia de três pit stops, uma falha na mangueira de reabastecimento na sua segunda parada e o desgaste excessivo dos pneus traseiros de seu Brawn.
Felipe Massa comemorou seu primeiro pódio na temporada e crditou parte do resultado à eficiência do Kers.
Pinheirinho é divulgador cultural é maranhense, a partir de Brasília. - E-mail: pinheirinhoma@hotmail.com

Anderson Nascimento disse...

Primeiramente, parabenizo pela matéria. Muito boa! parabéns também a Mark Webber que conquistou após 28 anos uma vitória na F1 para a Austrália. parabéns Nico Rosberg e parabéns Fernando Alonso, que mesmo em 7°, demonstrou que ainda é o melhor nas pistas.

Ron Groo disse...

Tenho de capitular também. Não sou simpático ao Webber, mas que emocionou a todos é inegavel.

speed.king.thrasher disse...

Fala ai meu!

é essa a F1 que agente quer, muitas guerras e disputas, mas na dentro da pista, sem discussões mesquinhas políticas.

Enfim.. é uma pena q a próxima seja Hungria, uma das mais chatas de todos os tempos.

abs!!

Anônimo disse...

A corrida foi boa até a metade. E polêmica no final. Porque tudo o que envolve Barrichello vira polêmica. O cara deveria ser ator da Globo, não piloto de F-1.

--- disse...

Ser ator da Globo foi boa..rsrs, mais é impressionante como eles erram mais só com os pilotos brasileiros, Rubinho tinha tudo hoje pra conseguir 1ª vitória no campeonato, mas aí..... o bendito mecânico(ou maldito sei lá) coloca a mangueira errada...vamos ver mais pra frente, mais acho que o campeonato vai ser decidido na última corrida, igual no passado, vlw e parabéns pelo blog....

Marcos Antonio disse...

Foi uma boa vitória do Webber, e espero que seja a única...

Anônimo disse...

porra dizer que o weber deu um chega pra lá no barrica pq perdeu o controle é mto puxado né não?

dá licença cara não gostar do barrica é uma coisa, distorcer a realidade é outra.

Felipe Maciel disse...

A perda de controle foi declaração do Mark Webber. Só reproduzi a expressão dele. E o Rubens não culpou o australiano depois da corrida.

Antes de acusar alguém de distorcer a realidade, procure se informar sobre as coisas.

E faça o favor de se identificar quando for contestar as palavras de alguém. Tenho a dignidade de assinar tudo o que escrevo sempre. Não preciso me esconder como anônimo nem usar palavras de baixo calão para me fazer entender.

José Maria disse...

Se é nome que vc quer aí está.

Se foi declaração dele, você deveria tê-la colocado entre aspas, ou que tipo de jornalista/blogueiro/sabe tudo de F1 é você que não obedece padrões ortográficos ?

Leia o que você escreveu, você isentou totalmente de culpa o webber, quando na verdade foi ele sim quem jogou o carro pra cima do barrichello e nem venha me dizer que ele não viu, pois estava do outro lado da pista e jogou com tudo pra direita, estando o barrichello a mais de meio carro à frente dele quando efetivamente bateu.

Perdeu o controle momentaneamente, essa é boa viu, em linha reta, acelerando em pista seca. Percebe-se o quanto você entende de F1.

Felipe Maciel disse...

José,

em primeiro lugar, se eu não entendesse de F-1, você não viria a este blog. De qualquer forma, agradeço por vir aqui, agradeço por se identificar e por agora tentar discutir de maneira mais civilizada.

Em segundo lugar, se eu colocasse aspas em "perdeu o controle", do jeito que a frase está escrita, acabaria atribuindo um sentido especial ao termo, ao invés de indicar a reprodução de uma frase. Não coloquei aspas, o que importa é que vale o que está escrito: ele perdeu o controle. Ponto.

O problema é que seu conceito de perder o controle deve ser algo como dar uma traseirada, rodopiar, acertar o muro e por aí vai. Seja mais flexível ao interpretar as expressões. E lembre-se que volante de F-1 não é igual a volante de caminhão. Webber simplesmente foi mais para o lado do que gostaria. Não é de seu feitio provocar colisões, mas erros de cálculos acontecem com qualquer mortal.

Quanto a ter isentado o Webber da culpa...
Bem, se você acha que foi proposital, é opinião sua. Eu não penso assim, mas aceito a punição dos comissários. Conheço um renomado blogueiro que repudiou totalmente a punição aplicada. São três tipos de opiniões diferentes. É um lance polêmico que provocou e ainda desperta discordância.

Você está mais frustrado com o incidente do que o Rubens, que nem cogitou colocar o Webber na fogueira, e inclusive o parabenizou pela vitória. O que não quer dizer que eu não respeite sua opinião. Simplesmente não penso igual, nem por isso vou ficar ironizando quem tem o direito de entender os fatos de maneira diferente.

O que é bom. É por isso que existem blogs. O debate de ideias é ótimo, de preferência quando feito com o mínimo de postura por ambas as partes.

Continue assinando sempre que comentar.
Abs