terça-feira, 31 de agosto de 2010

Vettel está definitivamente fora da disputa?



FÁBIO ANDRADE


Lewis Hamilton e Mark Webber foram os grandes vitoriosos do GP da Bélgica por conseguirem se desgarrar na briga pelo título faltando 6 etapas para o fim da temporada. Hamilton - com 182 pontos - e Webber - com 179 - estão razoavelmente a frente do terceiro colocado na tabela, Sebastian Vettel, que contabiliza 151 pontos. Em seguida vêm Button com 147 e Alonso com 141. Quase que por convenção entre os meios especializados de todo o mundo, diz-se que esse é o grupo que disputará a taça do mundial 2010 de Fórmula-1. Mas não seria cedo demais para afastar Vettel da briga pelo título?


Com 150 pontos ainda disponíveis na primeira colocação nas próximas seis corridas, 10 pilotos têm chances matemáticas de título: além dos cinco já citados no parágrafo acima, Felipe Massa, Robert Kubica, Nico Rosberg, Adrian Sutil e Michael Schumacher também apresentam condições aritméticas de vencer o campeonato desse ano, mas dada a distância que os separa do primeiro bloco, convencionou-se o tal grupo de cinco postulantes ao título a perante imprensa mundial.


Trinta e um pontos separam Vettel, o terceiro, de Hamilton, o líder, no atual sistema de pontos. Para situar os leitores sobre o tamanho dessa diferença, se estivesse sendo utilizada a distribuição de pontos vigente até 2009, Hamilton continuaria líder com 75 pontos, Webber teria 71 e Vettel 61. Ou seja, a diferença de 14 pontos seria relativamente grande, mas não intransponível.




[caption id="" align="aligncenter" width="493" caption="A imagem com a qual Vettel mais sonha: Webber minúsculo no retrovisor"]A imagem com a qual Vettel mais sonha: Webber minúsculo no retrovisor[/caption]

O campeonato de 2007 sempre é lembrado quando se fala de possibilidades de título para pilotos que não estão na ponta da tabela. Há três anos, restando seis corridas para o fim do mundial, a situação era a seguinte: Hamilton liderava com 80 pontos, Alonso tinha 73 e Raikkonen aparecia com 60 pontos. Como se sabe, o finlandês aniquilou a diferença de 20 pontos vencendo três das seis provas restantes e contando com os erros de Hamilton (o abandono em Xangai e as bobeadas em Interlagos) e Alonso (que bateu sozinho no dilúvio de Monte Fuji).


O mundial de 2010, entretanto, apresenta diferenças em relação ao que foi disputado há três anos. Se em 2007 apenas Ferrari e McLaren brigavam pelas vitórias, em 2010 há mais uma equipe forte, a Red Bull. Ou seja, a briga pelos lugares da frente não será entre quatro, mas entre seis carros. Com mais dois bólidos na briga, a parte da frente do grid ficou mais embolada, até porque Renault, Mercedes e Williams costumam estar por perto. E em 2007 um fator foi decisivo para o desfecho do mundial: a imaturidade de Hamilton.


A instabilidade emocional vista no britânico em 2007 se manifesta de forma flagrante em Sebastian Vettel em 2010, e analisando exclusivamente esse vértice, o piloto alemão tende a ter problemas para acompanhar Hamilton e Webber. Se acompanhar o padrão demonstrado até aqui, se alguém tem de errar, esse alguém provavelmente é Vettel.


O alemãozinho, entretanto, possui uma carta na manga e essa atende pelo nome de RB6. O carro da equipe Red Bull só não é apontado como favorito para o próximo gp, o da Itália, porque a pista de Monza provavelmente irá privilegiar o MP4/25 da McLaren nas longas retas do circuito de 5793 metros. Em todos os outros traçados o RB6 apresenta um conjunto competitivo, sobretudo em Suzuka, onde há predomínio de curvas velozes sobre retas longas. Pistas em que a Red Bull leva vantagem, porém, são boas tanto para Vettel como para Webber, e é justamente o companheiro de equipe o maior rival do jovem alemão em 2010.




[caption id="" align="aligncenter" width="490" caption="Inimigo íntimo: pistas em que o RB6 se der bem favorecerão Vettel, mas também Webber"]Inimigo íntimo: pistas em que o RB6 se der bem favorecerão Vettel. E também Webber[/caption]

A tarefa de Vettel não é das mais fáceis, mas está longe de ser impossível. Porém, tal como aconteceu com Raikkonen em 2007, o piloto da Red Bull não terá apenas que ganhar duas ou três corridas e ser regular na visita ao pódio. Vettel terá de começar a torcer pelos tropeços dos rivais que estão à frente para brigar mais de perto pelo título.

6 comentários:

marcos disse...

Olha só se rolar um pancão do Webber e ele vencer em Monza, de resto, acho mto difícil que volte a briga, ele está cometendo muitos erros. E se quiser ser campeão não poderá cometer mais nenhum

Paulo Maeda disse...

eh Fábio, Vettel ainda não está fora, mas do jeito q tah errando esse ano, ele vai perder mais pontos em relação a Webber e Hamilton, não tem jeito soh se eles se enroscarem msm, como o Marcos falou.
obs: voltei a escrever, mas não no meu blog. Escrevo lá na liga de automobilismo virtual em que eu corro, fazendo "reportagens" das corridas. Se quiser ver, passa no link http://speedzone.foruminute.com/portal.htm
Feed: http://feeds.feedburner.com/SpeedzoneRacingLeague

Ron Groo disse...

é muito cedo para tirar Vettel e Button ( e até mesmo alonso) da disputa. Esta pontuação doida é capaz de recolocá-los na briga já na próxima corrida

Marcelonso disse...

Fábio,

Pelo que o alemãozinho vem fazendo ultimamente,diria que não.Mas pelo carro que tem, diria que ainda tem chances.
Como o Groo falou a pontuação é farta,logo pode se recuperar.
Quanto a Alonso e Button só com uma zebra mostro na próxima corrida.

abs

Julianne disse...

É muito cedo pra tirar qualquer um dos 5, principalmente Vettel. Até porque, mesmo errando, ele está ao que seria na pontuação antiga algo como uns 15 pontos e tem o melhor carro. É só lembrar que, depois do desempenho da McLaren na Alemanha e na Hungria, muita gente achou que o campeonato de Hamilton estava arruinado. São 150 pontos em jogo!

Anônimo disse...

It is the consciousness manifesting as motion, as gravitation, as magnetism, etc. [url=http://www.mulberryhandbagssale.co.uk]Mulberry Alexa Bags[/url] After experiencing new lows, she soars to new heights. [url=http://www.goosecoatsale.ca]canada goose down coat[/url] Zhlrlqcwy
[url=http://www.pandorajewelryvip.co.uk]pandora jewellery[/url] Zjdjyunmr [url=http://www.officialcanadagooseparkae.com]canada goose outlet toronto[/url] capgnipgb