quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Ross Brawn faz pouco caso do escapamento frontal



FELIPE MACIEL


Em todas as apresentações feitas até aqui, vimos muitos carros sem nada de novo a apresentar, com exceção do bólido da Lotus Renault. Quando olharam para sua traseira, veio a pergunta: onde foi parar o escapamento que deveria estar aqui?

Logo se descobriu que a equipe inseriu uma solução inovadora, apontando o exaustor para frente, nas proximidades do sidepod. A ideia é basicamente canalisar o fluxo de ar na direção do difusor, ainda que através de um longo caminho. Clique e entenda como funciona o escapamento da Lotus Renault.



Mas o que à primeira vista parece uma invenção a ser disseminada pelo grid, pode na verdade não ser tão essencial quanto se sugere. Ross Brawn, por exemplo, não se surpreendeu em nada com a novidade e deu de ombros para ela, arriscando-se a dizer que os times devem optar por diferentes soluções.

Eu vi a Ferrari, e eles tinham algumas opções diferentes. Eu acho que existem algumas soluções que você pode implementar para obter os benefícios provenientes da energia do escape. Então eu creio que veremos diversas soluções até o Bahrein.

Ross Brawn



Rumores indicam que a McLaren estaria preparando o novo MP4 para abrigar o exaustor de saída frontal; o dia do lançamento dirá se é apenas um boato.

A julgar pelas palavras de Brawn, o escapamento da Lotus Renault está longe de ser a grande inovação do ano. Alguns podem copiar mas há outras opções a se considerar. Também há que se considerar que certas estranhezas no conceito não fazem do escape frontal uma aposta tão segura. A Renault abraçou o risco e o lançou, e os times que resolverem incorporá-lo não deverão enfrentar grandes desafios técnicos.

Resumindo a ópera, passada a surpresa do primeiro momento, o exaustor revolucionário começa a não impressionar tanto assim. Mas somente com o tempo saberemos quais soluções irão se sobressair no final.

0 comentários: