sábado, 12 de março de 2011

Sem crescer nem um pouco



ANDERSON NASCIMENTO


Imaginava-se que a Hispania começaria a temporada 2011 da Fórmula 1 diferentemente do que começou a temporada 2010. Dois pilotos contratados e um carro tão esperado estava por vir. Não aguardado por alguma possibilidade de alto desempenho, mas para revelar como seria o fracasso dessa vez. Em 2010, o F110 foi ao Bahrein pela primeira etapa do campeonato sem ao menos ter percorrido uma volta sequer. Agora em 2011, as coisas pareciam mudar, mas continuam a mesma.

A equipe de José Ramon Carabante apresentou seu novo modelo ontem, no penúltimo dia de testes coletivos em Barcelona. O F111 tinha exatamente os traços revelados semanas atrás em fotos, incluindo os apelativos e bem humorados pedidos de patrocínios. Além disso, era esperado que o carro fosse para a pista já nesta sexta-feira, visto que muito tempo foi perdido e pouco restava para testar o carro. Mas, a escuderia espanhola anunciou que não treinaria nem na sexta, nem no sábado. O motivo: amortecedores e componentes presos na alfândega. Conclusão: começarão 2011 da mesma maneira que iniciaram 2010, testando o carro somente na estreia.



Não há nada contra em trabalhar discretamente, lutar contra as dificuldades financeiras e poucos recursos e ser uma equipe pequena. Mas na Hispania, nada disso se aplica, somente o fato de ser pequena, ou melhor, minúscula. Não há seriedade na equipe de Carabante e o que cada vez menos parece é que eles estão na Fórmula 1 para competir de verdade. Triste isso. Triste ver que a categoria cedeu um lugar para um time qualquer, montado no quintal de uma mansão espanhola e longe de qualquer oportunidade de ser vencedora ou de ao menos ter dignidade.

As outras estreantes do ano passado trabalham com mais afinco e com mais compromisso em seus projetos de médio a longo prazo. A Lotus é o exemplo mais perfeito disso. A Marussia Virgin, apesar de não andar no mesmo ritmo da rival verde e amarela, evolui na confiabilidade do carro e pretende sair do fundo do grid assim que a oportunidade em alguma corrida pintar. Mas na Hispania os dias que passam só são um adiamento da extinção que ninguém sentirá falta.

3 comentários:

Renato Breder disse...

Curioso é que quando a CAMPOS foi escolhida pela FIA, não houve muita reação negativa... afinal ela competia (ainda compete?) na GP2 com relativo sucesso... A CAMPOS foi pro espaço antes de começar e surgiu a HISPANIA, que parece ainda não ter começado...

Por outro lado, quando a LITESPEED foi também escolhida pela FIA, todos estranharam... afinal uma equipe da F3 Britânica, popularmente conhecida como “SHITSPEED”, daria um salto maior que as próprias pernas e ainda teria a "audácia" (ou pretensão!) de utilizar o "sagrado" nome LOTUS!!!

Quase 18 meses depois, a antiga LITESPEED é uma simpática e razoavelmente bem sucedida nova equipe de F1 e a antiga CAMPOS naufraga em águas HISPANIOLAS...

um abraço.

Williams disse...

O lado bom é que das 3 equipes que entraram, 2 parecem estar indo pelo caminho certo. é 2 pra 1... (pelo menos!)

Ester disse...

É nessas horas que eu fico feliz do Bruno Senna ter saído da Hispania. Espero que o garoto encontre um lugar melhor para correr na F1!
Bom domingo para todos!