O recorde de participações em grandes prêmios de Fórmula-1 é, provavelmente, o mais conhecido de Rubens Barrichello. Mas o brasileiro também é dono da marca de maior média de velocidade em pole position da história da categoria máxima. Em 2004, no auge dos motores V10 sem limitação de potência e com todo o aparato aerodinâmico também usado de maneira ainda irrestrita, a Ferrari sovou a concorrência com um carrão que venceu 15 das 18 corridas do ano. E Barrichello cravou a pole para o GP da Itália percorrendo os 5793 metros de Monza em 1min20s089, numa média de 260,395 km/h. E esse recorde, tal como o de participações em corridas (no próximo domingo em Monza, Barrichello completará sua largada de número 316) deve permanecer nas mãos do brasileiro por muito tempo, dadas as limitações de potência e refinamento aerodinâmico impostos pelo atual regulamento.
Para se ter uma ideia da diferença de rendimento da F-2004 para a F-10 numa pista como Monza, onde a velocidade final em reta é um atributo fundamental para um bom rendimento, no ano passado, Fernando Alonso cravou a pole no autódromo italiano com o tempo de 1min21s962, a uma média de 254,445 km/h. A F-10 foi 1,873 segundos mais lenta do que a F-2004 no mesmo circuito, e isso em Fórmula-1 é uma eternidade que dá a dimensão de como a velocidade final dos carros já não é a mesma.
No vídeo, a pole position com maior média de velocidade da história, e a eterna saudade desse fã dos barulhentos motores V10 rasgando as enormes retas de Monza com seu grito agudo e ensurdecedor:
quinta-feira, 8 de setembro de 2011
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4 comentários:
Bons tempos de V10!!! pena que a liberdade de gasto e tecnologia deixa a categoria na mão de poucas equipes!!!
Deu trabalho esta heim? hehehehehe Achei que não existia.
não ligav apra aerodinamica, mas esse motor V10 era lindo. Mas dos modelos 2004,prefiro o BMW. =P
Também choro todos os dias de saudade dos V10, e também o design atual dos F1 antes da redução de custos (aerofólio traseiro baixo e largo, dianteiro curvo, etc.)
O som dos V10 era meu maior chamariz naquela época... ficava rouco imitando o som. O dos v8 é bonito, mas não é agudo, encorpado, lindo como o dos V10, muita saudade...
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