Tanto é assim, que pouca coisa é digna de nota no sábado em Suzuka. Sobretudo porque Nico Rosberg nem mesmo marcou uma volta rápida no Q1, dando a todos a certeza de que não havia pelo que brigar já que as sete últimas posições ficaram instantaneamente decididas. Sem a disputa para correr da degola na primeira fase, o treino ganhou ares ainda mais enfadonhos.
[caption id="" align="aligncenter" width="600" caption="Rosberg não registrou volta rápida, e o tom da classificação caiu ainda mais (Foto: Getty Images)"][/caption]
Depois de liderar todos os treinos preliminares, a McLaren parecia uma candidata forte a tirar da Red Bull, pela primeira vez no ano, a supremacia da poles. Lewis Hamilton liderou o Q2 com três décimos de vantagem sobre Sebastian Vettel e Jenson Button, mesmo embalado desde a sexta-feira, quando liderou os treinos livres, era outro candidato à pole.
Só que Hamilton nem chegou a abrir sua última volta. Ultrapassado e espremido por Schumacher e Webber na chicane pouco antes de começar sua última tentativa, o inglês, liberado muito em cima da hora pela McLaren, perdeu tempo. Quando passou pela reta para tentar a pole, o cronômetro já estava zerado e as luzes já estavam vermelhas. Enquanto Vettel e Button abriam seu último giro, a tv já indicava a bandeirinha quadriculada ao lado da abreviação do nome do campeão de 2008. Daí sua cara de poucos amigos na foto dos três primeiros na frente da garagem.
[caption id="" align="aligncenter" width="600" caption="Vettel e Button interagem enquanto Hamilton faz cara de... #foreveralone (Foto: AP)"][/caption]
Restou esperar pela briga Button X Vettel. Pelo histórico, era de se esperar que o alemãozinho faturasse a pole com folga, mas Button esteve em um ritmo bem próximo. Vettel foi apenas nove milésimos de segundo mais veloz do que o inglês. Seria um prognóstico interessantíssimo se ambos estivessem disputando verdadeiramente um título. Ok, matematicamente é isso o que está ainda está acontecendo, mas na prática, o GP do Japão é apenas uma obrigação burocrática pela qual Vettel precisa passar para ser bicampeão. Tão burocrática como os treinos classificatórios da Temporada 2011.
Vettel precisa marcar apenas um ponto para ser campeão no Japão. Sua tarefa não é das mais difíceis, sobretudo porque não existe previsão de chuva para o domingo em Suzuka. A largada para a corrida acontece às 3 da manhã, no horário de Brasília, com transmissão ao vivo da Tv Globo.
Grid de largada para o Grande Prêmio do Japão:
1º. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault), 1min30s466 ( 14 voltas )
2º. Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes), 1min30s475 ( 14 )
3º. Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes), 1min30s617 ( 14 )
4º. Felipe Massa (BRA/Ferrari), 1min30s804 ( 15 )
5º. Fernando Alonso (ESP/Ferrari), 1min30s886 ( 13 )
6º. Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault), 1min31s516 ( 14 )
7º. Michael Schumacher (ALE/Mercedes), sem tempo ( 10 )
8º. Bruno Senna (BRA/Lotus Renault), sem tempo ( 12 )
9º. Vitaly Petrov (RUS/Lotus Renault), sem tempo ( 17 )
10º. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari), sem tempo ( 15 )
11º. Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes), 1min32s463 ( 14 )
12º. Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes), 1min32s746 ( 10 )
13º. Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth), 1min33s079 ( 13 )
14º. Pastor Maldonado (VEN/Williams-Cosworth), 1min33s224 ( 14 )
15º. Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso-Ferrari), 1min33s227 ( 10 )
16º. Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso-Ferrari), 1min33s427 ( 10 )
17º. Sergio Pérez (MEX/Sauber-Ferrari), sem tempo ( 6 )
18º. Heikki Kovalainen (FIN/Team Lotus-Renault), 1min35s454 ( 3 )
19º. Jarno Trulli (ITA/Team Lotus-Renault), 1min35s514 ( 6 )
20º. Jérôme D'Ambrosio (BEL/Marussia Virgin-Cosworth), 1min36s439 ( 8 )
21º. Timo Glock (ALE/Marussia Virgin-Cosworth), 1min36s507 ( 7 )
22º. Daniel Ricciardo (AUS/Hispania-Cosworth), 1min3s846 ( 7 )
23º. Nico Rosberg (ALE/Mercedes), sem tempo ( 1 )
24º. Vitantonio Liuzzi (ITA/Hispania-Cosworth), sem tempo ( 2 )
1 comentários:
A cada dia o Hamilton me parece mais antipático.
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