FÁBIO ANDRADE
O campeonato 2010 começou e poucas vezes se esperou com tanta ansiedade o início de um mundial. O GP do Bahrein era aguardado para dar a pilotos, equipes e público as respostas sobre o que, enfim, aconteceria com a dinâmica das corridas sob um novo regulamento, sem reabastecimento. Os pilotos conservariam o equipamento até o final? As equipes fariam pit stops em milagrosos 2 segundos? As novatas atrapalhariam a segurança da corrida? Para quase todas as perguntas há respostas condicionais, porque ainda não foi no deserto do oriente médio que se encontraram todas as respostas.
Começamos pelo vencedor da prova, Fernando Alonso, o bicampeão. Como até foi dito na transmissão brasileira, o espanhol resolveu sua corrida na primeira curva, ao ultrapassar Felipe Massa. Daí em diante foi só esperar o tempo passar e o carro de Sebastian Vettel acusar problemas mecânicos, quando restavam 15 voltas para o final. Aproximação rápida, ultrapassagem fulminante, e liderança da prova para o espanhol. E Vettel, sem alternativas, cedeu às investidas de Massa e de Lewis Hamilton, mas resistiu heroicamente ao assédio de Nico Rosberg para terminar em 4º.
E uma das primeiras coisas que ficou respondida foi: a F-1 sem reabastecimento vai proporcionar mais ultrapassagens? Talvez. O GP do Bahrein ainda foi pouco para chegar a uma resposta conclusiva, até porque a corrida de hoje foi quase como um experimento, como a exploração de uma nova terra que acaba de ser descoberta. A F-1, apesar de seus túneis de vento, de sua telemetria, projeções, cálculos e softwares poderosos ainda precisa de um universo de corrida para ser ela mesma. Testes de pré-temporada ainda não conseguem simular um grande prêmio, e talvez seja essa a graça e a beleza que restam na categoria. Ela não consegue imitar a si mesma se não estiver na urgência de uma ultrapassagem ou de uma defesa de posição.
Portanto, nem mesmo uma corrida pôde responder se as ultrapassagens ou a “emoção” irão aumentar com as novas regras. É lícito dizer que pairam dúvidas sobre o potencial de aproximação de Alonso e Massa caso o carro de Vettel não apresentasse defeitos mecânicos. Antes dos problemas da Red Bul do alemão, o trio da frente pareceu se estudar, ainda que também restassem dúvidas sobre uma briga deliberada entre os companheiros de Ferrari, equipe que é notadamente a mais conservadora quanto ao posicionamento e disputa de posições entre seus pilotos. Antes de Vettel perder potência, é bom que se diga, Alonso não realizou tentativa de ultrapassagem, o que responde a outra dúvida deixada pelos testes de inverno.
A Ferrari tem a melhor condição de corrida? Não necessariamente. O ritmo da F-10 é sim forte e regular, mas não está imune a desempenhos semelhantes dos rivais, a Red Bull sendo a oponente aparentemente mais preparada. Vettel fez a pole e vinha com sobras nas corrida até ter problemas e, portanto, deixou claro que o pretenso favoritismo da equipe italiana não é um fato, apesar da dobradinha de hoje.
As equipes novas não foram ameaças ao desempenho dos líderes nem puseram em risco o andamento da corrida, porque simplesmente quase não completaram a prova. A HRT, a pior delas, capitulou antes da metade da prova, tal como a Virgin. Foi a Lotus quem redimiu as estreantes ao concluir o GP com os dois carros, ainda que o melhor deles tenha terminado a corrida 2 voltas atrás do líder, o que não é nenhum absurdo no final das contas. Foi uma espécie de choque de realidade para os que se preocupavam com a segurança de uma F-1 com carros que andavam 10 segundos mais lentos do que os líderes. Foi como se as pequenas, sobretodas a HRT, dissessem: “vocês se preocupam com nossa lentidão mas nós sequer completaremos corridas. Logo, não damos a vocês razões para se preocuparem”.
Os pit stops não vieram nos 2 segundos anunciados por algumas equipes. Pit Stops que, confirmando as previsões, foram apenas um para cada carro, em geral. O pneus duros resistiram aos quase 40ºC do asfalto do autódromo do Sakhir, apesar de Felipe Massa e Nico Rosberg darem indícios de desgaste excessivo no final da prova. Mas, de uma maneira geral, ninguém chegou ao fim das 49 voltas com os calçados na lona, esfalfados pelo uso sem moderação. Todos conservaram o equipamento, ao passo em que também não ousaram arriscar uma estratégia diferente.
E é provavelmente aí, na estratégia, que alguma equipe irá surpreender no decorrer do campeonato. Os times agora têm planilhas, balanços, tempos de volta, índices de desgaste e toda informação de uma corrida para estudar. As cabeças pensantes certamente irão calcular variáveis, tempo de box, e tudo o mais que pode influir e resultar em ganhos de tempo que interfiram no resultado final da corrida. É esse, talvez, o pulo do gato: quem entender melhor essa nova terra que a F-1 começou a desbravar e conseguir as respostas mais rapidamente vai ter a oportunidade de surpreender os rivais e ambicionar vitórias nas próximas corridas. Vitórias que, esperamos todos, não dependam da infelicidade de uma quebra do líder da corrida.
GP do Bahrein, resultado após 49 voltas:
10 comentários:
Parabéns a Fernando Alonso, pela bela corrida que apesar da sorte mereceu com méritos vencer o GP. Fiquei triste com as estréias de Bruno e Lucas. Pra mim a quem fez bonito também foi Liuzzi e Rosberg, que mais uma vez provou que nas largadas ele é realamente muito bom.
Pra mim o bochechudo do inferno ganhou daquele jeito.
Tivesse o carro do Vettel aguentado a corrida e ele não chegava nem perto.
Mas... Ganhou e agora aguenta marra, tomara que Massa passe a ignorar os "conselhos" dos engenheiros sobre poupar equipamento para as outras corridas, afinal o outro não poupou nada...
Massa trocou pneus uma volta depois da troca de Alonso mas no final o carro dele tava escorregando dando sinais que os pneus tavam "pedindo agua".
Já o Alonso deu uma disparada logo apos assumir a liderança, o que deu parecer que tinha carro e pneus pra tentar ameaçar o Vettel no final da corrida.
Nossa, como você é um analista imparcial, espero que não seja jornalista, até porque acho este blog nota 10. O Alonso é melhor que o Massa, pouca coisa, mas é melhor, e ninguém na Ferrari, mandou o Massa entregar a segunda posição para o Alonso logo na primeira curva.
É mania de brasileiro perdedor, não tinha o que fazer, o aviso da equipe estava nas entre linhas e significava, "olha, tira o pé que a corrida já é nossa".
Para ganhar do companheiro de equipe tem que largar na frente e se manter na frente.
O Alonso mostrou que um grande campeão precisa de sorte. Contou com os problemas mecânicos de Vettel e venceu. Aliás, Vettel foi um herói ao completar a prova na 4ª posição.
Alonso fez tudo certo,foi sempre rápido e consistente,além disso teve uma ajuda da sorte e aproveitou.
Só que sua vida não será moleza não,Felipe Massa mostrou que está pilotando em alto nivel,e deve ter aprendido a lição de hoje.
abraço
A Ferrari e a Red Bull estão claramente um passo á frente da concorrencia e esta diferença deve-se manter até Barcelona onde quase todas as equipas devem apresentar novidades.
Grande Abraço!
Kimi_Cris
Nota ZERO para tudo, corrida sem sal, sem emoção, sem ultrapassagem, sem nenhuma zebra,sem, sem ,sem, para nós torcedores que ficamos aguardando a mais sensacional disputa de todos os tempos, nicozinho mostrou que não existe vida na pista, desculpem falar que um monte de asfalto pode ser considerado pista.
Button, você não honrou seu título.
Mercedes GP, reze para que o Shumi esteja apenas enferrujado.
Massa, não alargar a primeira curva, só porque era seu companheiro, fez você perder, na próxima que o Alonso estiver na frente e ele alargar a curva, fique calado, não reclame, vai parecer um bebe chorão.
Parabéns pelo blog. Muito bom. Fiquei conhecendo por um link no meu blog preferido, o Plano Terra. Depois que acessei pela primeira vez, gostei muito e sempre visito. Agora vou começar a comentar sempre. Felicidades e sucesso no mundo da Fórmula 1. Abraçossss
Vermelhou geral. Ferrari faz dobradinha com Alonso e Massa no primeiro GP da temporada.
Volta triunfal às pistas de F-1. Felipe Massa declara que segundo lugar no Grande Prêmio de Bahrein é o melhor início de temporada de sua carreira.
Foi a primeira vez que Massa subiu ao pódio em uma corrida de abertura.
Pinheirinho é divulgador cultural é maranhense, a partir de Brasília. - E-mail: pinheirinhoma@hotmail.com
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