FELIPE MACIEL
O trabalho de Adrian Newey foi a inspiração dos próprios concorrentes para criar seus modelos. Por isso mesmo, ninguém conhecia tão bem o caminho quanto ele para gerar um carro vencedor na temporada corrente.
Faça chuva ou faça sol, no deserto ou na cidade, o RB6 se garante na pole position e dispara na frente quando as luzes vermelhas se apagam. Mas de novo o mago da engenharia foi traído pelo contraste "performance x confiabilidade" que o acompanhou nos últimos anos e lhe privou de conquistar títulos nesta década.
Dois incidentes muitos estranhos nas duas primeiras corridas tiraram a vitória certa de Sebastian Vettel. No Bahrein, o alemão tira o pé para levar até o final, o que a princípio foi considerado problema no escapamento e posteriormente reconhecido como problema na vela do motor. Mas os rivais não engoliram essa versão, uma vez que nas voltas finais o piloto conseguiu cravar o melhor 2° setor da corrida e ainda defender a posição de Nico Rosberg. Nesse caso não seria prejuízo causado por falha mecânica e sim correção da quantidade insuficiente de combustível despejada no tanque antes da largada, supostamente 10kg abaixo do normal.
Já na Austrália uma falha súbita de freio teria surpreendido Vettel na entrada da curva 13 e o mandado direto para a caixa de brita. Um fato lamentável e vergonhoso para quem tinha tanto a "mostrar a eles!" nesse GP que marcaria a justa recuperação do atual vice-campeão. Diante disso e de outras lambanças a Red Bull que em teoria é a maior força deste início de campeonato mal consegue se manter no G4 em termos estatísticos:
Ferrari - 70 pontos
McLaren - 54
Mercedes - 29
Renault - 18
Red Bull - 18
Se a Ferrari já escapa por 52 pontos neste princípio de temporada (quando a Red Bull tem o melhor carro) a situação só tende a piorar assim que as outras forem se aproximando, com mudanças que incluem a cópia do interessante sistema que age no RB6 mantendo a altura da suspensão entre treino e corrida mesmo após o abastecimento, configurando uma enorme vantagem no qualifying e no começo das provas, quando o time energético usufrui de melhor downforce devido ao assoalho mais próximo ao solo que o das rivais.
Vettel deveria possuir 100% de aproveitamento e merecidos 50 pontos no bolso, com sua tocada segura e irretocável nessas duas provas, mas neste momento ele se encontra apenas em 7° no campeonato com 12 pontos, atrás de Robert Kubica. Tudo o que o alemão quer é poder correr sem problemas no carro. O resto ele faz acontecer.
Mencionado por muitos - inclusive por mim - como aposta para o título, precisará fazer corridas e corridas de recuperação, sendo que a fase européia bate à porta, para todos os rivais começarem a ganhar confiança no campeonato. Desperdiçar vitórias quando se tem o melhor carro é perda de oportunidade! Qualquer um sabe o peso que isso representa; num esporte competitivo como F-1 nem se fala...
11 comentários:
Acho uma pena mesmo, não tanto pela RBR, mas sim por Vettel que tem um talento e um potencial incríveis e merecia sorte maior nesse começo de temporada.
Ele tem se mostrado uma grande promessa de título talvez para um o futuro próximo até, e terá outras chances de vitória com certeza.
fico torcendo por ele, ou melhor torcendo pelo carro, pois já sabemos que a parte dele ele faz certinho temos que torcer é pelo carro corresponder como o previsto.
- Pena a RBR quebrar mais uma vez, porem Vettel continua como um dos favoritos na briga pelo titulo.
Abraços.
Não podemos esquecer que as outras equipes estão de olho na suspensão inteligente da Red Bull, talvez a grande diferença para sua superioridade, se a FIA analisar e não aceitar essa suspensão, a RBR com o Vettel que já perdeu até agora 38 pontos, se voltar a ser um carro desse mundo,ou se os outros copiarem o sistema, vai ficar difícil o Vettel recuperar esses pontos para brigar pelo campeonato.
Sei que não foi culpa do Vettel os problemas do carro, mais sua falta de experiência em não esconder a superioridade do carro em todos os treinos, isso ele já demonstrou, hoje a Red Bull é o carro a ser batido é o carro a ser copiado.
Eu acho que o problema no Bahrein, com o Vettel, foi mesmo algo com o motor, revendo alguns vídeos, fica claro, primeiro que ele chama a equipe no rádio para dizer que estava perdendo potência, segundo que a passagem dele em frente aos boxes produzia um ronco do motor nitidamente diferente, quando um F1 utiliza um mapeamento mais "gordo" no motor, ou seja, maior quantidade de ar e consequente menor consumo, o ronco do motor não se altera para quem ouve de fora.
Já na Australia, vi uma entrevista do chefe de equipe da RBR dizendo que na verdade foi uma porca da roda dianteira que estava frouxa e fez ele perder o controle do carro repentinamente, até porque ele, Vettel, já tinha chamado a equipe dizendo que o carro estava vibrando muito, 3 voltas antes do acontecido.
Jenson Button arrisca na hora certa e conta com abandono de Vettel para vencer pela primeira vez com a McLaren. Massa chega em terceiro e Rubinho é 8º
Pinheirinho é divulgador cultural é maranhense, a partir de Brasília. - E-mail: pinheirinhoma@hotmail.com
Após a saída de Sebastian Vettel do GP da Austrália, chefe da Red Bull não confirma problemas nos freios do carro.
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Chefe da Red Bull, Christian Horner não quer saber de desespero e diz que ainda tem muito campeonato para Vettel.
Pinheirinho é divulgador cultural é maranhense, a partir de Brasília. - E-mail: pinheirinhoma@hotmail.com
Pois é. Adrian acertou a mão no carro mas esqueceu da confiabilidade do carro...
O Pinheirinho ta querendo emprego...
[...] This post was mentioned on Twitter by Rádio OnBoard. Rádio OnBoard said: O melhor carro tem os piores resultados entre os rivais http://blogf-1.com/2010/03/desempenho-arrasador-resultado-desanimador/ [...]
[...] | Tazio, Blog F-1, Autosport [...]
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