segunda-feira, 29 de março de 2010

Dupla de equipe: GP da Austrália



FELIPE MACIEL



Strike do Kobayashi


Confesso que até agora não entendi bem o acidente do Koba. De todo modo foi plasticamente impressionante, apesar de inofensivo para os padrões de segurança da F-1 de hoje. Sobre o Kobayashi é interessante notar que em nenhum momento ele chegou perto das exibições realizadas no Brasil e em Abu Dhabi.

Fábio Andrade



Não ficou claro a causa do acidente, tudo o que vi foi a asa dianteira se desmanchar da mesma forma que aconteceu no 1° treino livre. Se tiver sido uma recorrente falha boba como essa, então a Sauber tem um problema que é acima de tudo relativo à segurança!

Quanto à batida em si, sinceramente não lembro qual foi a última vez que usei a palavra "strike" com tanta convicção... Uma STR e uma Williams no meio da curva atingidos em cheio por um carro fora de controle em altíssima velocidade. Que pancão foi aquele?!

Felipe Maciel



Ferrari


Muito se fala que a Red Bull é a equipe mais forte do ano, e isso realmente é fato, ao menos nas classificações, mas o RB6 precisa terminar corridas. Em se tratando de eficiência nas corridas como um todo, a Ferrari é a equipe mais bem sucedida do ano, apesar de não ter tido um desempenho brilhante até aqui.

Fábio Andrade



O coleguismo da Ferrari é de se tirar o chapéu. Não que isso contribua com o julgamento emocional das corridas, mas fundamenta perfeitamente a filosofia moderna da escuderia e a eficácia do jogo de equipe. Se não podemos dizer que Felipe e Fernando usaram do "unidos venceremos", então diremos que criaram o "unidos terminaremos". Ambos ficaram juntos na pista, sem esboçar confronto interno, se respeitando e trabalhando em equipe por um resultado sólido.

Massa enfrentou problemas com os compostos Bridgestone durante todo o fim de semana mas fez a façanha de subir ao pódio. Sem contar que para os pneus melhorarem a temperatura, precisavam estar gastos. Sofrendo todo tipo de ataque durante o GP, brigou o quanto pôde e saiu num lucrativo 3° lugar. Já Alonso se atrapalhou na largada e fez uma prova de recuperação inacreditável. Não fosse a rodada na curva 1, tinha tudo para sonhar com a segunda vitória consecutiva.

Felipe Maciel



Hispania


É louvável que o Chandhok tenha chegado ao final numa equipe que passa por tantos problemas, mas além disso há pouco a acresentar. Terminar 5 voltas atrás não é propriamente algo que mereça comentários mais elogiosos.

Fábio Andrade



Parece piada mas o único carro de equipe nova que completou o GP foi o da HRT... A Hispania fez o que nem a Virgin conseguiu até hoje: Terminar a corrida. Quem diria? Karun Chandhok fez o milagre de levar aquela carroça até o fim. Ganhou o dia, afinal era o máximo com o que poderia sonhar. Chegar em 14° será a maior glória de um piloto da Hispania pelos próximos 17 GPs...

Felipe Maciel



Jenson Button


Confesso que nunca vi Button como um piloto acima da média, mas a temporada dele na Brawn me cativou, talvez pela figura simples que ele aparenta ser, talvez pela simpatia imediata que a gente tende a ter por quem surge como novidade. Mas o negócio é que fiquei autenticamente contente pela vitória dele. Quebrou as apostas da maioria, já que quase todo mundo esperava que a Red Bull ou a Ferrari discutissem a vitória. Foi o triunfo de quem arriscou, numa leitura muitíssimo correta da corrida. E também de quem teve a legítima sorte de campeão pelo abandono do Vettel.

A vitória do Button deu uma injeção de novos ares num campeonato que já vinha muito polarizado entre Red Bull e Ferrari, apesar de ainda estar no começo.

Fábio Andrade



Quando todos acharam que o Button tinha feito a maior bobagem, ele estava na verdade começando a construir sua vitória. A mudança de pneus foi a tática acertada e a saída do Vettel abriu caminho para a vitória do campeão logo em sua segunda corrida de McLaren! Nem vou lembrar que ele levou um passão do Hamilton no começo da corrida...

Felipe Maciel



Hamilton x Webber


Os dois, junto com o Kubica, o Massa e o Alonso (e o Rosberg, em menor escala) foram o centro das atenções da corrida, o pólo de acontecimentos do GP da Austrália. Pelas circunstâncias da corrida eles, Hamilton e Webber, aparentaram ter os carros mais equilibrados do meio do bloco. Foram agressivos durante toda a prova, fizeram uma bela corrida, trouxeram de volta o sabor de uma competição realmente disputada na pista, com todos os prós e os contra inerentes a isso. A colisão entre os dois na disputa de posição com Alonso faz parte.

A transmissão global da F-1 é muito judiada por todo mundo, mas hoje, pelo menos hoje, eu me permito concordar com o Galvão: o GP da Austrália foi uma corrida de grandes pilotos, que erram e que acertam em igual proporção. Porque apesar da fantasia de super homem que o esporte a motor mitifica, o automobilismo ainda é disputado por seres humanos. Hamilton e Webber podem não ter conquistado resultados expressivos, mas deram cores mais vivas à corrida.

Fábio Andrade



Esses dois tiraram o GP da Austrália pra se engalfinhar. Lewis foi o showman do GP, mas Webber não deixou por menos depois que o inglês mandou ele se aposentar em praça pública.

No comecinho, quando ambos haviam acabado de passar o Massa, eles se tocaram e o Felipe retomou a posição. Mais no final, quando partiam para cima de Alonso, se acharam no meio da curva e foram parar na brita. Mais parecia briga de kartista. Grandes duelos, sem dúvida!

Felipe Maciel



Tradução sem Burti


Ficou infinitamente mais difícil decifrar as conversas de rádio sem o Burti, apesar de eu até gostar disso. Acho que a “F-1 Big Brother” é um pouco sem sentido, apesar de nos revelar algumas passagens curiosas.

Acho que mais difícil foi aturar a esclerose do Galvão, que tava com tudo ontem, e a transmissão da FOM, que se perdeu em diversos momentos da corrida.

Fábio Andrade



Vou ter que sugerir à Globo que da próxima vez que o Burti não puder participar, ao menos convoquem o fulaninho que faz a tradução simultânea depois do pódio no Sportv.

Ou então que o narrador instale um aplicativo moderno no celular que resolva o problema com o inglês instantaneamente. Melhor que brincar de trocar SMS durante a transmissão.

Agora ficou claro: antes de comentarista, Burti é acima de tudo um indispensável tradutor de conversas de rádio.

Felipe Maciel

13 comentários:

marcelonso disse...

Camaradas,

Neste belo final de semana o que não falta é assunto,então vamos lá.

O acidente de Kobayashi realmente não ficou claro pra ninguém,a transmissão ficou devendo em alguns quesitos.Quanto a sua atuação,é impressionante sua queda vertiginosa,confesso que esperava bem mais desse japa,mas vamos dar mais tempo pra ele.

A Ferrari tem demonstrado um excelente aproveitamento,a Red Bull que tem o melhor carro,porém ele não é totalmente confiável e além disso sua dupla é composta de um piloto talento que ainda precisa de experiencia e outro que está abaixo do nivel tecnico do time.Enquanto que a dupla da Ferrari é talentosa e o carro é confiável,é justamento esse o ponto da diferença.

Hispania,na fase Campos era apontada como a mais promissora das novatas,hoje pena para participar de cada prova.Ainda assim tem se aproximado da Virgin,de qualquer modo estão distantes demais.

Button foi um surpresa,acho que nem ele sonhou que poderia vencer em Melbourne,foi ousado e colheu os frutos,e claro teve uma pequena ajuda da sorte com o abandono de Vettel.

Hamilton é um piloto que admiro,com ele não tem bola perdida,ele arrisca sempre,neste domingo lembrou Mansell,merecia melhor sorte.

Webber é uma vaca brava,tão ruim que chega a doer.Está muito abaixo do nível de sua equipe.

E quanto a transmissão,faz tempo que tiro o som e sintonizo pela web na Band News FM,tem um pequeno delay,mas o time é excelente composto de Odinei Edson,Ico Ramos,Fabio Seixas,Alessandra Alves e Jan Balder.
Vale a pena!

abraço

Leandro Almeida disse...

Faço eu então minhas afirmações...

Strike do Kobayashi
Fiquei impressionado quando colocaram a câmera em velocidade normal. Deve ser sim o msm problema que ele teve no 1° Treino livre, mais acho que é mais uma culpa da forma de ataque dele nas curvas do que um problema estrutural do bico. Digo isso em defesa a De La Rosa que em nenhum momento teve problemas com a peça.
Coitado é dos que nem sonhavam como um carro desgovernado logo no inicio né. Uma pena.

Ferrari
Não vejo a nível de RBR nas classificações, mais em ritmo de corrida sem nenhum problema a exemplo do Alonso, tem um grande potencial. Felipe fez uma ótima corrida onde teve que agir bastante, isso mostra o equilíbrio do piloto e o quanto ele busca evoluir. Alonso poderia ter passado e ir mais a frente, mais demoro um pouco para agir e chegou ao nivel de desgaste de Massa sem poder então fazer uma ultra passagem mais limpa, sem riscos, como tanto queria.

Hispania
Cai na gargalhada quando vi no fim da corrida o Indiano ainda lá. Ri porque não havia notado ele na prova toda, a não ser dando passagem para alguem, mais foi inexperado esse final dele, e parabens para equipe, que vai ter agora mais voltas para analisar e tirar ai mais uns 2 segundos desse carro. Ps: Duas equipes novatas tiveram carro na final, a Lotus mais uma vez com o Kovalainen e a Hispania com Chandhok.

Jenson Button
Surpreendente, acho que nem ele acreditava naquele momento que poderia acontecer aqueles fatores na corrida. Hamilton que fico mordido de ciúmes com as táticas diferente adotada pela equipe, dessa vez foi a estilo Brawn GP Button x Barrichello a mandos de Ross Brawn, diferentes caminhos visando a vitória de somente 1.
O queridinho da Mclaren não aceita bem ganhar brinquedos fora de moda, pra que trocar pneu né?
Parabéns ao Jenson, sobre aproveitar bem a oportunidade, e conto claro com a velha e boa sorte que nunca pode faltar. Na próxima esperamos você encomodando o Hamilton mais um pouco.

Hamilton x Webber
Muito bom ver a cede dos dois.. cada um com sua motivação. Hamilton não podia deixar distancia para o seu companheiro de equipe, mais de 1 piloto de diferença entre os dois pode se torna crise na equipe. Webber com aquele desejo a estilo Barrichello com menos responsabilidade. Quem ta com muita cede derrama água pelos cantos da boca.
Os encontros deles na pista mostra que não era nada pessoal e sim um desejo sem medidas de ir a frente. Webber precisa se concentrar mais, porque o garoto prodígio da RBR não esta dando mole as oportunidades, e quando a sorte encaixar ninguém segura.

Tradução sem Burti
O Burti sempre fica mais atento aos rádios do que ao falatório do Galvão, a prova é que o Reginaldo não estava falando mais fico prestando atenção para as Galvonadas então ninguém escuto nada, só aquele finzinho de quando a sala toda fica em silencio derrepente.
Concordo com as dicas de vocês, alguem para substituir ou então fica sem falar nada mesmo.

Abraço a todos
Espero poder ter contribuido ao blog

marcos disse...

nesse final de semana sobrou assunto!

ótimo post com as opiniões da dupla, realmente só tenho que assinar embaixo o post.

renato disse...

Mais um comentarião (kkk)...

Sobre o incidente (ou acidente mesmo!) envolvendo Kobayashi, Buemi e Hülkenberg, ele começou 3 curvas antes.

Na curva 3, o Kobayashi ou acertou a zebra ou a roda traseira de outro carro. Começou aí o estrago na asa dianteira de sua Sauber. Na aproximação da curva 6, a asa se solta e fica presa debaixo do carro, impedindo o 'glorioso' japonês de controlar seu carro. Se não estou enganado, Kobayashi acerta - de leve - o muro antes de provocar o assustador strike no Toro Rosso de Buemi e na Williams de Hülkenberg.

Num dos replays dos incidentes da primeira volta, deu pra perceber os 'chega-prá-lá' na curva 3. Não foi muito claro mas, combinado com o depoimento do Kobayashi após o GP, serve como explicação.

----

Realmente, foram duas novatas a terminarem o GP: Lotus e Hispania.

----

Parece que o Galvão 'no tan Bueno asi' ainda não entendeu que quando aparece no monitor um gráfico escrito "RADIO" (em português ou inglês escreve-se do mesmo jeito!) é porque a conversa de RADIO será transmitida. Para se ouvir, um bom princípio básico é... se calar!! Como ele não se cala, não ouve... depois fica se desculpando que não conseguiu entender o que foi dito... ("por qué no te callas, Galvão?")

-----

Quer dizer então que ontem tivemos o primeiro GP do Cirque du Soleil??


um abraço

Fábio Andrade disse...

Marcelo, acho que há dúvidas sobre a confiabilidade do F10 também. Lembremo-nos das trocas de motor realizadas no Bahrein.

E concordo contigo quando diz que Hamilton lembrou o Mansell. Não só hoje, mas em diversas corridas eles me dá essa sensação.

Ron Groo disse...

Dizer que a Ferrari é a mais bem sucedida deste ano é um tanto de exagero.
Eles já estão na terceira unidade de motor para cada piloto, o que já mostra que algo ta muito errado no carro.

Sei não, mas tá pintando uma Mclata muito forte daqui pra frente.

Leonardo Beretta Alvetti disse...

ron groo,
o narrador de uma certa emissora disse que o motor da ferrari era o mesmo do sahkir
entao, eles ainda estariam no segundo motor.

Anderson Nascimento disse...

Prefiro hoje só falar da perfeição de dois pilotos. É claro que tivemos grandes exibições como de Alonso e hamilton, mas elas não foram perfeitas. Me refiro a Jenson Button e Rubens Barrichello. O inglês provou ser um piloto acima da média e um bom estrategista. Rubens conduziu seu carro, ainda fraco em comparação com os carros do G4, a uma posição convincente em um GP propício a injustiçar o brasileiro. Apoio as palavras de Sam Michael elogiando Rubinho.

Felipe Maciel disse...

Sempre contribui, Leandro...

E obrigado por lembrar que o Kovalainen terminou. Realmente não tinha reparado. Já era difícil reparar quando ele tava na McLaren, imagina agora...
hehe
Abs

William Nascimento disse...

Gostei do fato da Hispania ter chegado até o final do Grande Prêmio. Eles tem muito o que fazer, mas já estão evoluindo...

Aderson Pereira disse...

Será que o duto de ar copiado da Mclarem pela Sauber, contribuiu de certa forma pro acidente do Koba?

Ron Groo disse...

Leonardo. e você ainda acredita neste certo narrador? Ele não sabe nem em que volta a corrida termina.

Pinheirinho - Brasília/DF., Brasil. disse...

O australiano Webber, que tinha um dos carros mais velozes e ficou em 9º lugar, é alvo de muitas reclamações em seu país.
Hamilton aposta em bom rendimento do carro no GP da Malasia. Piloto disse que a McLaren vai se adaptar bem a pista.
Pinheirinho é divulgador cultural é maranhense, a partir de Brasília. - E-mail: pinheirinhoma@hotmail.com