terça-feira, 9 de março de 2010

A McLaren e suas espertezas



FELIPE MACIEL



Woking não dorme no ponto. O time trabalhou em soluções inovadoras para o MP4-25, começando a causar uma pequena discussão sobre a legalidade da asa traseira, que pode creditar uma vantagem de 6 km/h em reta, segundo certos testes. Não havia comentado isso aqui, só havia comentado lá. Mas tudo indica que a fresta no aerofólio poderá render bons frutos nas retas do Bahrein.

A FIA analisará o aparato nesta quinta, mas nem a própria denunciante Red Bull acredita que o aerofólio será vetado. Neste momento as rivais devem estar engajadas na cópia do recurso aerodinâmico do carro prateado para que possa ser incorporado em algum GP posterior, afinal ninguém pretende ficar para trás.



Mas não é só isso. A revista alemã Auto Motor und Sport revelou outro detalhe até então despercebido pelos pobres mortais espectadores.

Existe uma abertura à frente do cockpit que permite a passagem de ar por dentro do bólido. Através do joelho esquerdo, Button e Hamilton abrem e fecham o sistema, mostrando que piloto bom guia até com joelho, tornozelo, calcanhar, panturrilha...

Menção honrosa, portanto, aos caprichos dos engenheiros da McLaren. O que mais eles podem inventar?

7 comentários:

Willian disse...

Umas duas semanas atrás o Leandro Magno já havia comentado sobre isso no blog do Becken. É, sem dúvidas, uma grande descoberta dos engenheiros.

Aos poucos a McLaren ganha forma, uma estranha - porém supostamente eficiente - forma.

Thiago Wilvert disse...

Vale lembrar que a Ferrari chegou a testar um modelo com asa semelhante a da McLaren e eles não reclamaram sobre ilegalidade...

Marcelonso disse...

Felipe,

Esse pessoal é mesmo criativo,quanto a asa não vai dar em nada mesmo,vão olhar nos treinos e colocar o selinho.

Agora essa do periscópio eu não tinha visto,é cada uma!

abraço

marcos disse...

criativos, né? Essa critatividade smepre se mostra quando querem burlar o regulamento...

Ron Groo disse...

O que mais poderiam inventar?
Um jeito de acabar com o chororô anual da Ferrari.

Anderson Nascimento disse...

Minha equipe favorita! Como Felipe Campos, se não me engano, disse na última edição da rádio onboard, a Mclaren é a equipe mais profissional da Fórmula 1. Por isso então, que uma escuderia assim poderia fazer coisas tão surpreendentes.

Gabriel disse...

Nossa....Esse "Snorker" q a McLaren criou, se der certo, vai ser uma sacada muito legal!
a primeira vez q ouvi falar dele foi nos comentários do blog do Becken.....
Parabéns pelo post Felipe...Muito pertinente!!!