FELIPE MACIEL
Murray Walker narra a última volta do GP da Espanha, que não seria liderada por Mika Hakkinen, ao contrário da penúltima.
Essa era da época em que Schumacher ganhava de um jeito ou de outro. Neste dia ele ganhou de outro.
"Um homem percorre o mundo inteiro em busca daquilo que precisa e volta a casa para encontrá-lo" - George Moore
FELIPE MACIEL
FELIPE MACIEL
FELIPE MACIEL
Em uma palavra: não. Não entendo. Schumacher é um sujeito muito inteligente, e tudo o que ele vai fazer é manchar suas conquistas. As pessoas dirão que ele passado é agora, o que provavelmente é verdade. Nunca vimos Michael com um 'número 2' que fosse comparável a ele. Ele teve Rubens Barrichello, que sem dúvidas é um ótimo piloto, mas não necessariamente um vencedor.
As pessoas dizem que ele é o melhor por conta de seus sete títulos mundiais, mas na verdade isso não significa nada. Na verdade, significa - é uma grande conquista - mas não significa que ele seja o melhor de todos os tempos.
Stirling Moss
FÁBIO ANDRADE
FELIPE MACIEL
FELIPE MACIEL
FELIPE MACIEL
FÁBIO ANDRADE
FELIPE MACIEL
Está chegando a hora da FIA definir quem vai suceder a Bridgestone no fornecimento de pneus da F-1.
Para quem vê de fora, a Michelin é franca favorita por sua vasta na experiência na categoria e o curto intervalo de tempo desde o ano em que se retirou.
A marca francesa praticamente expulsa da Fórmula 1 pela FIA só voltará se a entidade atender suas notáveis exigências. Ela deseja concorrência e também busca ampliar o diâmetro das rodas de 13 para 18 polegadas, o que provocará certos custos de adaptação por parte das equipes na manufatura do carro, seja em elementos mecânicos, seja em aerodinâmicos.
Esta candidata registrou nada menos que 102 vitórias, 111 poles, fez 108 voltas mais rápidas e somou 3308,5 pontos nos seus 215 GPs, que ocorreram entre os anos de 77 a 84, e mais recentemente entre 2001 e 2006.
Aparentemente, as sugestões da Michelin abriram os olhos de outras marcas, como por exemplo a Pirelli, que apoia a proposta de aumentar o diâmetro do aro e também pretende contar com a ajuda da Fota nos custos do fornecimento da borracha.
A fabricante italiana ostenta 43 vitórias, 46 poles, 50 voltas mais rápidas e um total de 238,5 pontos nos 200 GPs, conquistados entre 81 a 91 com exceção das temporadas de 87 e 88.
Já a americana Cooper Avon é a queridinha do tio Bernie, que não parece nem um pouco empolgado com possibilidade de uma nova guerra de pneus.
Ela está um tempinho longe da F-1: Participou nos anos 54, 56, 57, 59, 81 e 82, totalizando 8 pontos em 29 GPs.
Caso não pinte uma surpresa, ao menos um desses 3 nomes fechará o negócio. Seja lá qual for a decisão, espera-se que seja tomada e divulgada em menos de um mês. Mais precisamente no fim de semana do GP da Espanha. De 9 de maio não passa. É o que prometem...
FELIPE MACIEL
FELIPE MACIEL
FÁBIO ANDRADE
FÁBIO ANDRADE
“Lewis Hamilton é um dos mais notáveis pilotos do atual grid quando o assunto é ultrapassagem. [...] O destemor, como bem foi observado no GP da Austrália, é, certamente, a maior qualidade e o pior defeito de Hamilton, e é também aquilo que faz o campeão de 2008 ser amado por uns e odiado por outros tantos. Hamilton é, portanto, um piloto mais do que desejável nessa F-1 sem reabastecimento, ele é necessário, porque com pneus frios e tanque cheio, no início da corrida, não mediu esforços para ganhar quantas posições pudesse. Ainda falta um grande resultado ao britânico em 2010, é verdade, mas tal como o tempo fez justiça a Vettel, certamente a hora de Hamilton vai chegar."
É gozado porque depois de classificação considerei que a McLaren estava definitivamente fora da briga e que os tais dutos estavam sendo superestimados. Na verdade ainda acho que os dutos estão recebendo um tratamento um pouco exagerado pela imprensa e pelos próprios personagens do circo, afinal, velocidade máxima final não é o único fator determinante para fazer um carro competitivo.
Mas fora da briga a McLaren não esteve e a equipe é a única que venceu duas até aqui em 2010. Foram vitórias circunstanciais? Prefiro não entrar nesse mérito. O que acontece é que a McLaren (Button, sobretudo) soube aproveitar melhor as chances que apareceram.
Fábio Andrade
Desde a sexta-feira até o Q2 no sábado, a ameaça da McLaren era perceptível. Mas o fracasso na super pole foi inacreditável. Enquanto a Red Bull respirava aliviada com a pole, soltou uma ironia para cima dos ingleses. Acabaríamos descobrindo que era cedo para isso...
Mais uma vez, sob chuva, Hamilton e Button partiram para estratégias diferentes. E Button de novo levou a melhor. Mas o show do Lewis não pode ser menosprezado, pena que seu estilo empolgante de guiar esteja sendo prejudicado pelo reabastecimento proibido. Se vencesse, seria merecido. Assim como a vitória do Button também foi. Dobradinha merecida, pois.
Felipe Maciel
A F-1 não parece muito carente de homens-show, mas o Petrov veio pra engordar as fileiras desse tipo de piloto. Ultrapassou, rodou, ultrapassou de novo. Eu ainda vou esperar um pouco mais pra dizer se gosto ou não dele, do estilo dele, mas por ora não tá fazendo feio.
Tô gostando mesmo é da Renault. As corridas têm sido um pouco estranhas, talvez por isso o desempenho do carro esteja sendo avaliado precipitadamente, mas parece que a equipe foi muito subestimada durante a pré-temporada.
Fábio Andrade
O russo está evoluindo bem... Com um final de corrida em grande estilo, marcou os primeiros pontos na Fórmula 1. Foi um dos bons destaque da China, sem dúvida. O presidente da Rússia já pode comunicar ao seu povo: "Nunca na história desse país um russo ultrapassou o Schumacher!".
Felipe Maciel
Na China o Alonso engoliu o Felipe. Ponto.
Felipe vai ser segundão na Ferrari? Vai ser substituído no fim do ano? Vai passar o ano sem ganhar uma? Bem, não sou nem quero ser profeta de nada, e acho que ainda é muito cedo para responder a todas essas perguntas.
O incidente na entrada dos boxes: não é usual ver na Ferrari, mas também não vejo o drama que tentaram construir. Se o piloto da frente está mais lento o normal é ultrapassá-lo, certo?
Fábio Andrade
Antes de mais nada, o Massa errou. Não se conserta o erro batendo no companheiro, sobrou-lhe portanto aceitar a perda de posição. Mas será que não tinha um momento pior para ele dar uma balançada do que na exata hora de entrar nos boxes?!
Bem, lucro para a Ferrari que o Alonso tenha passado o Massa. Porque o espanhol tinha muito mais ritmo para galgar posições e o fez. Quanto ao incidente, não vejo por que discutir: O Fernando já tinha passado! Se não fossem para os boxes, ele superava o Felipe na curva da vitória. Parceiro de equipe é antes de mais nada piloto, isto é, ele não está lá para tirar o pé e dar apoio moral quando o outro erra, e sim para ultrapassar e ir embora.
Felipe Maciel
Está enfrentando grandes apuros. É complicado falar porque o Schumi desperta muitas paixões. O que é seguro dizer é que ele concordou em se expor dessa forma. Depois de 4 corridas os fatos são: Schumacher foi sistematicamente mais lento do que o companheiro e ainda não se adaptou a essa F-1 tão diferente de quando ele parou há 3 anos. Idade influencia? Pode ser. Mas é óbvio que todos vamos avaliá-lo não só pelo que ele fez até 2006, mas também por agora em 2010, e com uma cobrança até maior, já que se trata do maior recordista da história. E o que Schumacher conta até aqui em 2010 não faz justiça a um homem com o currículo dele.
Se Schumi não se adaptou ao carro, aos pneus ou ao novo estilo que a F-1 adquiriu é um problema que ele terá de resolver. Estava tudo no pacote.
Fábio Andrade
Já não entendi o que o Schumacher pretendia quando anunciou que retornaria, e a cada dia entendo menos. Voltou para quê? Para ser octa? Ser octa pra quê? Ninguém até hoje foi nem hexa. Ah, sim, ele voltou para se divertir. Sei, mas vale a pena o risco?
O retorno do alemão pode se transformar na pior decisão já tomada em sua carreira. Justo ele, que nunca enfrentou um período de decadência, já que se afastou em grande forma... É triste ver cenas como essas exibidas durante o GP da China.
A diferença em relação ao Rosberg, ao invés de diminuir, parece que está crescendo. A única coisa que deve está se reduzindo é sua motivação. Possui um dos 4 melhores carros do grid mas é apenas o 10° da tabela. Já duvido que volte a ser reconhecível, pelo menos nesta temporada.
Felipe Maciel
Cabem poucas observações, a meu ver. A tabela reflete com boa margem de acerto, se é que o termo existe e é justo usá-lo, o que a temporada está apresentando até aqui.
Fábio Andrade
É estranho dizer isso, mas poucos acreditavam que o atual campeão fosse liderar a tabela do campeonato com relativo conforto. O Nico Rosberg em segundo nem se fala!
Ferrari e Red Bull, supostamente os melhores carros do princípio da temporada, estão fora da ponta. A Ferrari já foi alcançada por McLaren e Mercedes. A RBR ainda tem uma pequena folga e apresenta maior potencial de recuperação. De qualquer forma, as quebras nas 2 primeiras corridas, e este GP da China - uma das piores exibições sob chuva da equipe - lhe privaram de conquistar os pontos correspondentes ao que o carro tem para dar.
Felipe Maciel
Huuuummm. Pra mim ficou bonito. Eu sempre acho troféus bonitos. Sei lá, entendo pouco sobre desenhos, tradição, e essas coisas. Se é ou não o logo de uma marca acho que pouco importa.
Fábio Andrade
Deram uma bela melhorada no desenho, não? O chamado cocozinho do Santander evoluiu para um troféu de verdade. Se divulgam a marca sem estragar o símbolo de um trabalho bem feito, está ótimo.
Felipe Maciel
FÁBIO ANDRADE
FÁBIO ANDRADE
FELIPE MACIEL
FELIPE MACIEL
FÁBIO ANDRADE
FELIPE MACIEL
FELIPE MACIEL
Não é segredo que, por vezes nos últimos anos, eu não me senti tratado como gostaria [na BMW]. Acho que o sentimento ao seu redor e a convicção das pessoas com quem você trabalha é importante em qualquer atividade. Hoje sinto que a equipe tem confiança em mim. Eles me deixaram confortável, e isso me permite não sentir o cansaço de uma carga de trabalho que é ainda maior do que em temporadas anteriores
Robert Kubica
Robert Kubica é muito ansioso por trabalhar direito e muito comprometido com a equipe, e isso é um grande trunfo que é difícil de avaliar. O que eu tenho visto desde o início dos testes e antes mesmo é que Robert sempre fica com os engenheiros. Ele é muito exigente, e o bom é que quando um piloto é muito exigente e, em seguida, faz boas corridas, como as que ele fez nos três primeiros GPs, sem erros e com ritmo muito bom, a equipe respeita o que ele faz e oferece mais.
Com a equipe adaptada a Robert e vice-versa nós apenas construímos algo bem-sucedido. A equipe está pressionando, o piloto é exigente e obtém resultados. Um alimenta o outro, e eu espero que o time esteja muito mais forte.
Eric Boullier, diretor da Renault
FELIPE MACIEL
FÁBIO ANDRADE
FELIPE MACIEL
FELIPE MACIEL
FÁBIO ANDRADE
FELIPE MACIEL
FELIPE MACIEL
FELIPE MACIEL
FÁBIO ANDRADE
FELIPE MACIEL
A porcaria do nosso carro ainda não está legal. Vamos sorrir senão vamos chorar. Eu vou chorar ali no canto.
Eu não sei o que aconteceu na largada, vou falar sobre isso com a equipe. A partir desse problema eu caí para o fim do grid. Nós tentamos uma estratégia diferente para ir de volta ao pelotão da frente, mas nosso carro definitivamente não estava competitivo. Nós perdemos uma boa oportunidade hoje
Rubens Barrichello após o GP da Malásia
O contexto era uma brincadeira com o Di Grassi. O carro não é tão bom quanto a Ferrari, mas, quando passava ele durante a prova, brinquei que ele é muito bom piloto para o carro. Foi uma brincadeira. Se eu não tenho um bom carro, imagina ele. Meu carro tem atitudes boas e coisas que precisam ser melhoradas, mas pra lá de ser uma porcaria.
Rubens Barrichello explicando-se
Tava na hora, né? Acho justo, porque o moleque seguia pra vitória nas outras duas corridas e ficou no meio do caminho por problemas fora do seu controle. Talvez o dia hoje fosse do Webber, mas o australiano perdeu a corrida nos primeiros 300 metros ao perder a posição pro alemãozinho. Inclusive, já tá começando a pegar mal chamar o Vettel de alemãozinho, porque suas vitórias sempre são com desempenho de gente grande.
Fábio Andrade
Vettel fez tudo certinho, largou muito bem, aplicou o ritmo certo para andar na frente sem ser ameaçado, liderou as voltas que tinha que liderar... Enfim, foi impecável como sempre. A única diferença em relação aos outros GPs é que dessa vez a Liz Voluptuosa não lhe deu um bolo. Vitória incontestavelmente merecida.
Felipe Maciel
É o grande "#fail" da equipe de Maranello. E é curioso porque em 2010 a Ferrari pode sofrer com a fragilidade dos propulsores, sobretudo no fim da temporada. Não sei os números exatos, mas parece que os rossos já usaram mais motores do que o máximo desejável pra essa altura do campeonato.
Fábio Andrade
Se continuar nesse ritmo, cada piloto usará 19 motores ao longo da temporada. Sem mais.
Felipe Maciel
Bem, o indiano terminou uma volta a frente do brasileiro hoje, mas confesso que ainda não sei o motivo e nem se isso faz mesmo grande diferença. Mas a Hispania cumpriu bem o seu script, que é tentar terminar as corridas e ponto.
Fábio Andrade
Desde a pré-temporada, quando a Campos escancarou a vergonha que o time seria, eu passei a julgar que o melhor que o Bruno tinha a fazer era pular desse barco. Arrumasse uma vaga de test driver preferencialmente num time grande, se mantivesse numa ambiente mais alto nível, fizesse qualquer coisa, mas que não entrasse na pista para disputar com seu companheiro de equipe quem seria o último no GP nem com quantas voltas de desvantagem eles terminariam.
A cada corrida eu tenho ainda mais convicção do que pensava. Na Malásia, Bruno foi superado pelo Chandhok durante todo o final de semana. Não vejo o que ele tem a ganhar na Hispania, mas sei o que tem a perder. Pilotos de altíssimo potencial foram queimados recentemente na F-1 por terem se equivocado logo na porta de entrada. Espero que não se torne mais um.
Felipe Maciel
A dona Petrova, a mãe do Vitaly, deve ter exultado quando viu o filho dar aquele passão no Lewis. Um dos pontos altos da corrida, e chama a atenção para o fato de a Renault ter sido subestimada durante a pré-temporada porque o carro não parece tão ruim como parecera antes. Petrov vai sofrer muito tendo um companheiro como Kubica.
Ok, sobre o zigue-zague do Hamilton: eu condenaria em outras ocasiões, mas achei gozado ver o inglês quebrar uma dessas convenções não-escritas acordadas nos briefing dos pilotos. Prontofalei.
Fábio Andrade
Assim o Lewis vai se tornar o rei das polêmicas das regras não redigidas! A F-1 tem regras extra-oficiais, geradas pelo bom senso. Como aquela que diz que se alguém cortar caminho e devolver posição está tudo ok. O episódio de Spa-08 é só mais um exemplo de confusão que ele se meteu graças a seu espírito explosivo focado na vitória de qualquer duelo.
Sobre o rebolation com o Petrov, eu não puniria. Não tem regra definitiva, nesse caso não existe o preto no branco, cada um enxerga de um jeito. Se Lewis mudasse várias vezes a trajetória para fechar o Petrov na trajetória do russo, eu exigiria algo além da advertência. Mas o que ocorreu foi que Vitaly imitou a trajetória de Hamilton em busca do vácuo. Ora, se a trajetória é uma só para ambos, ninguém tem que ser punido. A punição só deve existir quando duas trajetórias distintas se "cruzam" várias vezes. Conclusão: não gostei nem da advertência.
Felipe Maciel
Aqui em Vitória os antigos dizem que a chuva é certeira se encobrir o Monte Mestre Álvaro. Acredito mais na sabedoria popular do que na do Climatempo, apesar de admitir que eu também me equivoquei hoje. Quase todos nós acreditávamos na chuva como minha prima de 2 anos acredita em coelho da páscoa. Foi um engano coletivo.
Fábio Andrade
Disseram que não choveria no treino mas cairia uma tempestade na corrida. O treino foi disputado completamente no molhado, com direito a bandeira vermelha. Já na corrida nem uma gota.
Independente da graça meteorológica, ficou provado que chuva no treino basta para termos um bom GP. A classe A largando do fundão já é garantia de ultrapassagens até o fim.
Felipe Maciel
Desde o começo eu era simpático ao movimento que queria valorizar a vitória, mas nunca gostei muito dessa quantidade de pontos tão grande e de tantos lugares pontuáveis. Mas, dos males o menor. Ver o Vettel saltar do 7º para o 3º lugar foi bacana na classificação, deu pra ter ideia de como a vitória voltou a dar ao piloto vencedor o poder de reação, algo que se perdeu com a pontuação que vigorou de 2003 e 2009.
Fábio Andrade
O sistema de classificação atual não valoriza a vitória, tanto é que o líder ainda não venceu. Mas pela primeira vez Massa ocupa o topo da tabela classificatória na F-1, mais do que justo a quem já fez por merecer esse gostinho.
Também é interessante ver 7 pilotos separados por menos de 10 pontos: 39-37-37-35-35-31-30. Só não se esqueçam que o homem a ser batido deveria possuir neste momento 75 pontos, não fosse um par de infortúnios. Se a confiabilidade do RB6 na Malásia começar a se repetir, a dissociação de certos números vai ser violenta.
Felipe Maciel