segunda-feira, 26 de abril de 2010

Ferrari se prepara para correr no quintal de Alonso



FELIPE MACIEL


A Ferrari é a única equipe do grid onde se cria uma tempestade quando um dos pilotos ultrapassa seu companheiro de equipe.

As italianos também têm sua parcela de culpa nesse comportamento do público e da imprensa, afinal é o próprio time que implementou psicologicamente o "Alonso não passa Massa, Massa não passa Alonso".

O procedimento engessado de seus pilotos ficou nítido na Austrália, etapa em que o espanhol colocava 7 décimos por volta sobre Felipe, porém teve a infelicidade de rodar na largada. Durante a performance de recuperação, Fernando ultrapassava meio mundo, até o momento em que encontrou o brasileiro na pista e resolveu sossegar por ali.

Na Malásia, de novo ninguém passou ninguém, sendo que desta vez o agravante do câmbio de fato reduziu a capacidade de Alonso buscar qualquer posição no braço.

Na China, acabou a paciência, como bem disse o Daniel Gomes. O bicampeão tinha muito mais ritmo que Felipe e não perdoou quando Massa abriu uma brecha no vacilo da curva 14. Não fosse essa ultrapassagem na hora H, a Ferrari amargaria um resultado pífio em Xangai.



A dúvida agora é quanto ao comportamento dos pilotos na terra do Alonso. Vai que Massa surja de novo na frente de Fernando apresentando desempenho inferior ao anfitrião durante a corrida...

Ok, o GP da Espanha não deve ser disputado sob baixa temperatura, mas não há garantia de que este seja o problema enfrentado pelo Felipe a bordo do F10.

A questão é se a equipe perderá a impassibilidade diante da pressão local e usará o jogo de equipe para Fernando abrir caminho, ou se irá liberar o confronto normal entre os dois, correndo todos os riscos associados à competitividade de dois pilotos experientes e agressivos na mesma proporção, bem diante da Alonsomania. Ou então a equipe continua travando o duelo natural, esperando que nada aconteça se ninguém errar.

Não se trata de criar um clima incontrolável na equipe, nos moldes Woking-2007. Mas sim de até quando a Ferrari sustentará o controle ou a partir de que momento sairá de cima do muro. A cada GP, o cerco se fecha um pouco mais. Se a briga fosse mais aberta, como no caso atual da McLaren, não haveria tanta apreensão sobre o pit wall vermelho.

Que venha a Espanha! Um palco potencial para polêmicas...

5 comentários:

Ron Groo disse...

Algo cheira mau nesta corrida... Ai vem mais vigarices.

Anderson Nascimento disse...

Como dito no texto, esse jeito da Ferrari encarar um conflito entre seus pilotos nessa, situação de hoje, só tem a prejudicar a equipe. É normal disputas entre pilotos de um mesmo time desde que sempre haja lealdade de ambos os lados. Com tantos anos na F1, parece que os italianos não enxergaram isso.

Andre disse...

Fazer o que ne, é nitido que o Alonso em todo e qualquer lugar é mais rapido que Felipe , a diferença sao as circunstancias da corrida que opoem os dois.Massa é um piloto rapido mas a verdade é que passou todos os anos muito acomodado na ferrari,nunca correu uma temporada com a pressão de ter que andar na frente(e quando tinha errava) ,primeiro com Schumacher a mil maravilhas pegando experiencia e andando como escudeiro, chegou o quetão do Raikkonem conviveram no maior clima amistoso quando um nao ganhava,ajudava o outro ganhar.Agora em 2010 está ao lado do marrento ,egoísta e bicampeao Fernando Alonso, agora nao é hora de correr pela equipe, tem que correr é pra tii caralhoo , nao é tu que quer ganhar o campeonato. ACOOOORDA MASSIINHAAA!

Juniior disse...

Cadeee aquele massa veloz a agressivo dos anos anteriores???
esse ano estou vendo Um felipe Muito discreto e lento. Ou é o Alonso que está fazendo milagre com as mãos.

drive away awning disse...

lol, I adore Lewis Hamilton! He's so fast