FELIPE MACIEL
A Ferrari é a única equipe do grid onde se cria uma tempestade quando um dos pilotos ultrapassa seu companheiro de equipe.
As italianos também têm sua parcela de culpa nesse comportamento do público e da imprensa, afinal é o próprio time que implementou psicologicamente o "Alonso não passa Massa, Massa não passa Alonso".
O procedimento engessado de seus pilotos ficou nítido na Austrália, etapa em que o espanhol colocava 7 décimos por volta sobre Felipe, porém teve a infelicidade de rodar na largada. Durante a performance de recuperação, Fernando ultrapassava meio mundo, até o momento em que encontrou o brasileiro na pista e resolveu sossegar por ali.
Na Malásia, de novo ninguém passou ninguém, sendo que desta vez o agravante do câmbio de fato reduziu a capacidade de Alonso buscar qualquer posição no braço.
Na China, acabou a paciência, como bem disse o Daniel Gomes. O bicampeão tinha muito mais ritmo que Felipe e não perdoou quando Massa abriu uma brecha no vacilo da curva 14. Não fosse essa ultrapassagem na hora H, a Ferrari amargaria um resultado pífio em Xangai.
A dúvida agora é quanto ao comportamento dos pilotos na terra do Alonso. Vai que Massa surja de novo na frente de Fernando apresentando desempenho inferior ao anfitrião durante a corrida...
Ok, o GP da Espanha não deve ser disputado sob baixa temperatura, mas não há garantia de que este seja o problema enfrentado pelo Felipe a bordo do F10.
A questão é se a equipe perderá a impassibilidade diante da pressão local e usará o jogo de equipe para Fernando abrir caminho, ou se irá liberar o confronto normal entre os dois, correndo todos os riscos associados à competitividade de dois pilotos experientes e agressivos na mesma proporção, bem diante da Alonsomania. Ou então a equipe continua travando o duelo natural, esperando que nada aconteça se ninguém errar.
Não se trata de criar um clima incontrolável na equipe, nos moldes Woking-2007. Mas sim de até quando a Ferrari sustentará o controle ou a partir de que momento sairá de cima do muro. A cada GP, o cerco se fecha um pouco mais. Se a briga fosse mais aberta, como no caso atual da McLaren, não haveria tanta apreensão sobre o pit wall vermelho.
Que venha a Espanha! Um palco potencial para polêmicas...
5 comentários:
Algo cheira mau nesta corrida... Ai vem mais vigarices.
Como dito no texto, esse jeito da Ferrari encarar um conflito entre seus pilotos nessa, situação de hoje, só tem a prejudicar a equipe. É normal disputas entre pilotos de um mesmo time desde que sempre haja lealdade de ambos os lados. Com tantos anos na F1, parece que os italianos não enxergaram isso.
Fazer o que ne, é nitido que o Alonso em todo e qualquer lugar é mais rapido que Felipe , a diferença sao as circunstancias da corrida que opoem os dois.Massa é um piloto rapido mas a verdade é que passou todos os anos muito acomodado na ferrari,nunca correu uma temporada com a pressão de ter que andar na frente(e quando tinha errava) ,primeiro com Schumacher a mil maravilhas pegando experiencia e andando como escudeiro, chegou o quetão do Raikkonem conviveram no maior clima amistoso quando um nao ganhava,ajudava o outro ganhar.Agora em 2010 está ao lado do marrento ,egoísta e bicampeao Fernando Alonso, agora nao é hora de correr pela equipe, tem que correr é pra tii caralhoo , nao é tu que quer ganhar o campeonato. ACOOOORDA MASSIINHAAA!
Cadeee aquele massa veloz a agressivo dos anos anteriores???
esse ano estou vendo Um felipe Muito discreto e lento. Ou é o Alonso que está fazendo milagre com as mãos.
lol, I adore Lewis Hamilton! He's so fast
Postar um comentário