FÁBIO ANDRADE
Repercutiu nessa terça a revelação do diretor de prova Charlie Whiting de que a Ferrari foi alertada sobre irregularidades na manobra de Fernando Alonso sobre Robert Kubica por três vezes durante o GP da Grã-Bretanha. Segundo Whiting, a direção de prova comunicou aos boxes italianos que Alonso deveria devolver a posição que, aos olhos dos comissários, foi conquistada de maneira irregular.
Whiting tentou isentar-se de culpa no fracasso da corrida do espanhol, que terminou a prova em 14º. Segundo ele a reclamação de que a punição demorou muito a ser expedida não procede: "avisamos sobre a necessidade de devolução de posição imediatamente após a ultrapassagem".
O problema veio a seguir. A Ferrari não acatou a sugestão dos comissários e Alonso não devolveu a posição ao polonês. Na altura do terceiro aviso feito pela direção de prova o time italiano alegou que o bicampeão já estava muito a frente de Kubica, o que tornaria inviável a devolução da posição. Pouco depois o polaco abandou a corrida por problemas em seu Renault.
A despeito de tudo isso há uma incômoda situação ocorrendo na Fórmula-1. Há pelo menos duas corridas não são os pilotos que decidem em que posição irão terminar a prova, e sim agente externos que apenas deveriam aparecer em casos excepecionais. O posicionamento dos carros anda sendo acaloradamente discutido via diálogos extensos entre equipes e comissários. Esse tipo de interferência não é recente, se intensificou há alguns anos, mas no início da atual temporada dava sinais de ter sido abrandado. Os recentes acontecimentos de Valência e Silverstone mostram que ainda cabem argumentos na discussão sobre como a FIA se enxerga enquanto entidade reguladora da Fórmula-1 e sobre como ela de fato atua por meio de seu braço mais ativo, a direção de prova.
8 comentários:
Agora me responde. Não é a mesma situação das tais mentiras do Hamilton?
Reclama agora, Montezemolo...
Vamos e viemos,a Ferrari esta uma merda, o Sr Alonso e´ um bundao, q se acha, pois um cara q manda fechar um shopim,,,, so porque quer ir comprar naquele, e os M....so porque e´ o mal educado, nada pessoal, mas e´ como jogador brasileir q no tem estudo, ganha muito dinheiro de pois sai se achando, da p/ viado, acha q pode, vai preso por no pagar bençao p/ muie´,,,,e mata achando q nimguem vai descobrir, la fora cheira dodas as coisas, e o Brasil vem dar moral, e p/ no esquecer o Massa estao de palhaçada, o menino e´ bom, assim como o Barriquelo, sao otimos, ao menos vestem a camisa, perguntem ao Sr Frank Willians, segundo ele o cara mais aplicado q tiveram nos ultimos tempos, foi om Frank q me falou,,,,,,,,,FUI
Essa foi lamentável, equipe ferrari????????????????????
Eu já estou empolgado para 2013, pois o novo regulamento está saindo.
F1 VERDE EM 2013
O novo regulamento dos motores devera estar pronto em breve para votação no Conselho Mundial da FIA.
As regras, que serão adotadas a partir de 2013, buscando tornar a F-1 ecológica.
Todos esperamos que o Conselho Mundial de Esporte a Motor possa anunciar o regulamento dos motores para 2013.
As diversas inovações que a F-1 pretende adotar, sempre visando a diminuição da emissões e o desenvolvimento com as montadoras de tecnologias limpas que possam ser utilizadas em carros de rua.
O importante é que o regulamento seja estabelecido logo, para o desenvolvimento adequado, pois não será somente o motor e a transmissão, mas o carro inteiro será novo e todos, os times, precisarão administrar bem isso até 2013.
As principais novidades nos propulsores devem ser a sua diminuição para 1.5 ou 2 litros com quatro cilindros, a adoção do turbo, e tecnologias de recuperação de energia, e da eficiência no consumo de combustível.
Sebastian Vettel:
“Eu fui criado para demonstrar respeito pelo próximo, certas coisas não pertencem ao público, deveriam ter sido resolvidas internamente na equipe, Webber mostrou sua verdadeira cara, temos realmente um carro muito forte, e os únicos que podem nos parar somos nós mesmos.”
Parece que Vettel foi criado onde tudo deve ser para ele, pois se foi ele mesmo que quebrou a asa, o correto era ele não aceitar que a equipe retirasse a asa que estava no carro do Webber, nem mesmo ele se deu o trabalho de analisar como ficaria o ambiente na equipe e do seu companheiro, por sua posição posso até pensar se não foi de propósito a quebra da asa, principalmente para desestruturar totalmente o seu companheiro, será que ele se colocou por um minuto como o Webber ficaria?
Se eu fosse responsável pelo regulamento, ele teria duas regras: 1a: que for mais rápido, larga na frente. 2a: quem chegar em primeiro, vence a corrida.
Claro que estou sendo simplista, mas essas duas regras deveriam ser o centro de tudo, e o resto acessório. Uma ultrapassagem fora da pista, como a do Alonso, não precisaria nem estar sendo discutida. Bastaria que as áreas de escape fossem feitas de forma que, quem as usasse, tivesse um prejuízo natural, seja por dano físico (barreiras) ou diminuição de velocidade (tipo de piso). Coisas que, para mim, qualquer engenheiro resolveria.
Pena que eu não sou responsável pelo regulamento...
E mais uma vez o pit-wall da Ferrari faz uma bela cagada.
Alias, a decisão de devolver a posição deveria ter partido do proprio Alonso. Ele que no GP da Europa questionou qto a ilegalidade do Hamilton ao ultrapassar o safety-car, deveria ter por consciençia propria, trocar de posição com o Kubica, pois era o correto.
Impressionante como Alonso ainda acha que pode ser campeão mundial este ano!!
gostaria que a ferrari fosse punida po estar dando margens a manobras anti-desportiva,como este final de semana gp alemanha onde o engenheiro foi claro ao dizer a felipe massa que fernando estava mais rapido, na minha opinião uma ordem para que ele cedesse a posição de 1º lugar um absurdo temos ainda que conviver com certas atitudes,falta de respeito com telespectadores do mundo inteiro.
Postar um comentário