domingo, 29 de agosto de 2010

Em prova marcada por erros de Vettel, Hamilton vence em Spa



FÁBIO ANDRADE


Passadas as 44 voltas do GP da Bélgica, quantos vencedores teve a corrida? Numa prova com tantas variáveis não pode existir apenas um único vitorioso, aquele que cruza a meta na frente nos outros. No caso de hoje, com todos os méritos, esse vitorioso foi Lewis Hamilton, que contornou a La Source em primeiro e não mais abandonou a liderança. Mas a vitória de hoje se estende a Mark Webber, a Robert Kubica e até a Felipe Massa, que, a exemplo de Hungaroring, se não fez grande corrida, também não andou para trás.


Se os vitoriosos são muitos, os derrotados também são vários. Fernando Alonso tropeçou na própria presunção. Sebastian Vettel tropeçou em si mesmo e levou Jenson Button junto em seu tombo. Entre as idas e vindas da chuva, o alemãozinho saiu de Spa Francorchamps um pouco mais “-inho”.




Terra da garoa

Na largada, Webber andou para trás. Já havia acontecido algo semelhante com o australiano em Valência. O Red Bull número seis simplesmente demorou para se locomover, tal como havia acontecido com Rubens Barrichello naquele mesmo grid em 2009. Lewis Hamilton agradeceu e pulou na ponta, seguido por Button, Kubica e Vettel.




[caption id="" align="aligncenter" width="493" caption="Hamilton já liderava a corrida na primeira volta"]Hamilton já liderava a corrida na primeira volta[/caption]

Logo na primeira volta, entretanto, a tensão se intensificou por causa da chuva. Na verdade uma garoa leve, mas já suficiente para tornar a pilotagem difícil. Na freada da Bus Stop quase todos os pilotos da frente escaparam, mas para Rubens Barrichello e Fernando Alonso os problemas foram maiores. O brasileiro, do auge de seus 300 gp’s, perdeu o ponto de freada e atropelou o espanhol. Barrichello abandonou, enquanto Alonso tentou dar o pulo do gato: foi aos boxes e calçou os pneus intermediários. Começava o azar do bicampeão.


Com o Safety Car na pista o grupo estava compacto. A chuva revelou-se inconsistente, e os pneus intermediários de Alonso, inadequados. O asturiano teve de voltar aos boxes, e em menos de 10 voltas já havia feito duas paradas.




Inho, inho, inho

Vettel passou a pressionar fortemente Button, que tinha uma avaria pequena na asa dianteira. Só que a vida do alemãozinho não estava fácil: preso atrás do carro que inventou o duto de ar, Vettel não conseguia se aproximar o suficiente de Button nas retas de Spa. O alemãozinho tentou, na célebre freada da Bus Stop, dar o bote no atual campeão, mas algo em sua manobra não saiu lá muito certo.


Vettel estava na linha de fora e dificilmente conseguiria a ultrapassagem naquele exato momento. É chato assumir a postura de um juiz sabe-tudo e dizer se o alemãozinho foi afoito ou não, se foi precipitado ou não foi, afinal, quem sabe da dificuldade de pilotar um carro daqueles são os pilotos. O consensual, no entanto, é que a balançada do RB6 foi estranha (algo a ver com o tal duto de ar?). Mas na situação em que se encontra, e por tudo o que já lhe aconteceu em 2010, o prejuízo vai pra conta do piloto da Red Bull.




[caption id="" align="aligncenter" width="490" caption="Problemas afastaram Vettel dos líderes do campeonato"]Problemas afastaram Vettel dos líderes do campeonato[/caption]


Vettel, um menino de vinte e poucos anos, é um talento que vem sofrendo uma progressiva deterioração em sua imagem em 2010. Acumula erros, demonstra instabilidade emocional perante um companheiro de equipe que ganha e marca pontos com constância e, obviamente, não está correspondendo à pressão que recebe por ter mergulhado na temporada como favorito. Talvez ainda não tenha compreendido que o fato de ter conseguido grandes resultados numa equipe pequena o credenciou como grande estrela em ascensão, e que isso trás cobranças num patamar elevado. O fato é que, com o carro que tem e com a preferência do time na primeira metade do ano, Vettel deveria liderar o mundial com folga. Ainda está em tempo de se reabilitar, ou de, em pouco tempo, ficar conhecido como o novo Mansell quase 20 anos depois da aposentadoria do leão.


Por hora, o “baby-Schumacher” continua sendo apenas o alemãozinho. Nada, porém, que uma vitória arrasadora em Monza - a mesma Monza onde, há dois anos atrás, Vettel deu seu cartão de visitas - não faça o mundo inteiro esquecer.


O piloto da Red Bull foi considerado culpado pelo acidente com Button e foi punido com uma passagem pelos boxes, como se a pancada e a perda de posições já não tivessem sido o bastante. E Vettel ainda teve tempo de se envolver em um outro acidente, dessa vez com Vitantônio Liuzzi. Disputando posição na Bus Stop, sempre nela, Vettel teve o pneu de seu Red Bull furado pelo bico do Force India.




[caption id="" align="aligncenter" width="493" caption="Com o pneu furado, Vettel saiu, definitivamente, da briga pelos pontos"]Com o pneu furado, Vettel saiu, definitivamente, da briga pelos pontos[/caption]


Condições climáticas adversas ou Spa Francorchamps

Passada a primeira metade da corrida e o GP da Bélgica a corrida ganhou aquele ar burocrático de quando as posições ficam estáticas. Algum ou outro foco de atenção aqui e ali, como quando Schumacher e Rosberg se encontraram na Malmedy, mas nada de mais palpitante. As equipes tentavam prever a hora da chuva, mas o tempo nas ardenhas tem suas manhas. E quando a chuva caiu, restando 10 voltas para o final, era a hora de prender a respiração.


O dilema era o seguinte: ir imediatamente aos boxes trocar os pneus slick pelos intermediários correndo o risco de a pista não estar molhada o suficiente ou manter-se de slicks no asfalto úmido até ter absoluta certeza da necessidade da troca, arriscando-se a sair da pista. A maioria dos pilotos preferiu a segunda opção, não sem uma dose de susto para Hamilton, que quase abandonou ao escapar na Rivage.


A essa altura Webber, que passou boa parte da corrida no pelotão do meio, já era o segundo colocado, beneficiado pelo encontrão entre Vettel e Button e pelas paradas de boxes lentas de Kubica e Massa.


Depois do escorregão de Hamilton, o grid inteiro decidiu que era a hora dos intermediários. Alonso, porém, mesmo já calçando os pneus para piso molhado, rodou sozinho ao pisar na zebra, tal como Petrov na classificação ontem. Nada feliz o final de corrida para o bicampeão.




[caption id="" align="aligncenter" width="500" caption="Ferrari de Alonso avariada após batida do bicampeão"]Ferrari de Alonso avariada após batida do bicampeão[/caption]

O Safety Car foi acionado. Quando deixou a pista para a relargada, restavam três voltas para o final. Ninguém quis arriscar, e cautelosamente todos “levaram as crianças para casa”. Hamilton venceu, mas não venceu sozinho.




[caption id="" align="aligncenter" width="468" caption="Hamilton comemora a vitória e a liderança do mundial em Spa"]Hamilton comemora a vitória e a liderança do mundial em Spa[/caption]

Mark Webber venceu mais um importante duelo interno na Red Bull. O segundo lugar, depois de estar bem atrás nas primeiras voltas, é um excelente resultado, sobretudo porque o australiano mantém-se colado em Hamilton na classificação. Kubica triunfou porque, mais uma vez, sua competência ficou evidente ao manter a Renault no pódio em meio a McLaren e Red Bull. Felipe Massa talvez pudesse ousar mais, entretanto, seu quarto lugar e o abandono de Alonso lembraram à Ferrari que o campeonato ainda está longe do fim, e que muita coisa pode acontecer até Abu Dhabi.




Grande Prêmio da Bélgica, resultado após 44 voltas:

11 comentários:

Ron Groo disse...

Spa é um templo, sendo assim suas corridas são celebrações. Aleluia!

E quanto ao Vettel, muito melhor ele sempre tentando e errando do que aquela palhaçada de "tragam as crianças pra casa" de certa equipe pilantra.

Pedrero disse...

Spa como sempre correspondendo as expectativas, muito boa corrida!
Até o Petkovic correu hoje kkkkk

marcos disse...

Corridaça, mas o Vettel fez uma lambança incrível! uma pena pois ele terá que ter mto poder mental pra poder se recuperar e ter ainda alguma esperança no campeonato...

Marcelonso disse...

Essa pista é magica,sempre com provas memoráveis.
Foi uma bela corrida,que exigiu muito dos pilotos,no fim levou o cara que atualmente é o melhor em atividade,e merecedor da segunda estrela no capacete!

abraço

Leandro Almeida disse...

Otima corrida.... ri muito alto aqui em ksa quando vi o alonso abandonando a corrida..
comentei uma coisa no twitter na hora da batida do vettel, passo o dia e continuo com a mesma opnião... punição não é dado a alguem que infringe as regras? Qual regra q o vettel infringiu? Direção perigosa? Falta de responsabilidade? Sem noção? huisahiuhuiahs.. para mim ele erro sim, mais são coisas que cabe numa corrida. Acho que essas coisas inibem o piloto a querer algo a mais na corrida, as chances de não da certo sempre existiu, afinal, como nas ruas, temos que dirigir por nós e pelos outros...
Bomm, ponto final por enquanto, quem quizer debater sobre isso responda ao meu post!!!

abraçoosss.. e vamo q vamo para Monza!!!

Daniel Santos Machado disse...

Otima corrida…. ri muito alto aqui em ksa quando vi o alonso abandonando a corrida..[2]
Bom, Hamilton foi merecedor 100% da vitoria, assim como o pódio doo Kubica. Aliás, muita coisa chamou atenção como Sutil em quinto, Koba em oitavo e Petrov, que saiu da ultima para nona posição. Voltando, Vettel se tirou da briga quase 100% e deve se tirar de vez mais pra frente. é muito talentoso, mas sempre faz alguma bobagem.

Fábio Andrade disse...

Leandro, eu também não acho razoável punir o piloto quando ele provoca uma colisão, a não ser que ele o faça de propósito. Acho que a batida, o prejuízo no carro e as perdas que ocorrem naturalmente em consequência de uma batida já são uma "punição" suficiente.

Fábio Andrade disse...

Lembre-se sempre de 2007 quando o Raikkonen deu aquele gás no final e saiu de terceiro no campeonato para ser campeão, Machado. Apesar de o Vettel não ser o Kimi, óbvio.

Kimi_Cris disse...

Grande corrida, bem animada ao estilo de Spa, gostava que a vitoria fosse para o Kubica que bem merecia...

Grande Abraço!

Kimi_Cris

Leandro Almeida disse...

É ai que entra a questão, será que a visão sobre o que é "punivel" (claro q não existe essa palavra, mais vcs intendem) não está mais voltada pelas questões políticas e internas da formula 1 do que somente por via de regras?
A impressão que dá, é que as equipes grandes é quem dizem o que deve ou não punir. Se encostar em uma McLaren ou uma Ferrari ja é motivo para uma passada pelos boxes, só não aconteceu isso com o Rubinho pq ele ja é patrimônio histórico da Formula 1.
abraçoss

Fábio Andrade disse...

Leandro, essa questão é antiga. Há quem diga que as grandes, sobretudo a Ferrari, nunca são punidas. Há quem diga que isso é teoria de conspiração barata. Eu confesso que já pendi prum lado e pro outro e hoje não sei te dizer o que acho, apesar de admitir que a questão política da coisa é importante sim.

Mas...

Acho que o problema é maior. É parte da filosofia da Fórmula-1 que está me incomodando. Um toque, uma batida, um encontrão como aquele entre o Vettel e o Button já é o suficiente pra estragar o carro, obrigar o piloto a ir aos boxes, perder tempo, posições, etc, etc. Não tem necessidade de enfiar um drive-trough pela goela do cara, até porque ninguém comete um erro daqueles de propósito, de caso pensado.