quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Equipe Lotus mostra ousadia no marketing



FELIPE MACIEL


No dia 1° de setembro, a Lotus realizará um teste aerodinâmico em linha reta na Inglaterra. Seria um evento normal se houvesse um piloto oficial da escuderia trabalhando para analisar melhorias no modelo T127. Mas será um algo um tanto diferente disso.

Quem assumirá o bólido responde pelo nome de Nabil Jeffri. Se você não o conhece, procure na Fórmula BMW Pacific, mais precisamente na quinta colocação da tabela. O malaio apoiado pela AirAsia de Tony Fernandes possui apenas 16 anos de idade e integra o programa de jovens talentos da equipe.

Portanto não se trata de um caso em que o piloto testa o carro da equipe - para isso usasse o Jarno Trulli -, nem do caso em que a equipe testa o piloto - antes deixasse o garoto brincar no simulador, onde ao menos se faz curva. A explicação remanescente é a boa e velha jogada de marketing.

Aliás, o grupo de Tony Fernando está se revelando um ás no assunto. Basta começar citando o resgate do nomes Lotus na Fórmula 1, do contrário a equipe se chamaria Litespeed e talvez nem houvesse sido escolhida pela FIA. Mas o time vai além.



A equipe projeta uma surpreendente iniciativa de marketing para o ano que vem. Trata-se da Lotus Exos, que consiste em vender 25 monopostos pelo preço razoável de 1 milhão de dólares cada, e posteriormente treinar esses clientes para participarem de uma competição automobilística em particular.

O modelo em questão não é o T127 da temporada 2010, mas sim o chamado Lotus Exos 125, que possui características próximas ao Fórmula 1. O carro pesa 650kg e é alimentado pelo propulsor Cosworth V8 de 660cv, chegando a 10.300 rpm.

Portanto, se você deseja passar por um programa de treinamentos com engenheiros, pilotos, personal trainers, e ficar a ponto de bala para disputar um pequeno campeonato de amadores no estilo da F-1, reserve seu milhão para comprar esta belezinha da Lotus.



As informações não são muito detalhadas, mas a ideia surpreende. Consta, pois, que em 2011, em algum lugar da Europa, a brincadeira tem início.

9 comentários:

Felix disse...

Como dizem, jogada de mestre da nova Lotus.
Criatividade é ainda a melhor opção no mundo.

Felix disse...

Dizem que não é a mesma Lotus, mais é a equipe nova mais badalada, ainda não está andando na frente na pista, mais fora dela a Lotus tem dado uma aula de gerenciamento.

Maurilyn disse...

Como faz falta não ter um milhão na conta, né??

Mas a iniciativa de marketing da Lotus tem sido muito boa... Tem tudo pra continuar na F1 e crescer...

Julio Cezar Kronbauer disse...

Pena eu não ter um milhão de euros agora... tive que me contentar com um Kart Cross de terra por 3 mil... já é uma diversão e tanto!

marcos disse...

se eu ganhar na loteria eu participo! :P

celso gomes disse...

Segundo o blog do Adam Cooper, este empreendimento não tem nada a ver com a Lotus Racing da Fórmula 1. É um projeto e construção da malaia Lotus Cars.

Ron Groo disse...

Mas ficaria mais bonito pintado com o British green com a faixa amarela.

Agora... Precisa treinar os compradores não... Vamos lembrar o que é a Lótus esta temporada e ficar tranqüilos... O carro além de não correr nada, quebra logo.

Renato Breder disse...

Tirando o dinheiro necessário para cobrir os custos da "competição automobilística particular", será que sobra uns trocados para investir no time de Formula 1?

um abraço.

celso gomes disse...

Prezados

É necessário corrigir as informações sobre a origem e a paternidade do carro acima. Não tem nada a ver com o Tony Fernandez e sua equipe de Formula 1, a Lotus Racing e sim com a detentora da marca, a Lotus Cars. Vejam o link abaixo:

http://gglotus.org/blog/

sds