[caption id="" align="aligncenter" width="500" caption="O cenário clássico de Spa. Tem como não amar?"][/caption]
Porém, havia mais. Nessa edição 2011 da corrida belga, a Fórmula-1 relembra os 20 anos da estreia de Michael Schumacher, o homem que reescreveu os livros de recordes da categoria. E o retorno do sobrenome Senna ao paddock também causou frisson, sobretudo após o final do treino, quando Bruno Senna se viu na sétima posição depois de um treino disputado sob condições climáticas sempre mutantes, como é característica de Spa.
Além disso, a expectativa sobre a real evolução das equipes que brigam pelo título era enorme. E a classificação belga não frustrou quem esperava um treino emocionante, apesar de o pole ter sido um já tradicional freqüentador da posição de honra.
Efeméride ao avesso
Michael Schumacher quase sempre tem boas histórias para contar quando se lembra de Spa-Francorchamps. Foi lá onde ele estreou na Fórmula-1 em 1991 e onde venceu a primeira corrida na categoria um ano depois. Como se não bastasse, voltou a vencer na Bélgica em outras quatro oportunidades e confirmou seu sétimo título por lá, em 2004. Dessa vez, porém, o heptacampeão terá de trabalhar duro no domingo se quiser sair de Spa com outra boa história. Ainda em sua volta de instalação, o Mercedes de Schumacher perdeu a roda traseira direita pouco antes da Rivage, transformando o alemão em passageiro do carro. Fora do treino antes de completar uma volta rápida, Schumi vai largar do fundo do grid, o que se não é promessa de um show, ao menos é garantia de uma corrida movimentada.
[caption id="" align="aligncenter" width="500" caption="A reqboque. Foi assim que o carro de Schumacher voltou aos boxes"][/caption]
Com Schumacher de fora da briga logo no começo do Q1, o normal era que o alemão fizesse companhia às três equipes pequenas nas sete últimas posições do grid de largada. Mas o mau desempenho de Paul di Resta surpreendeu, tal como o bom ritmo de Heikki Kovalainen, que andou um segundo melhor do que o escocês da Force India. O resultado: di Resta degolado no Q1 e Kovalainen levando a Lotus a uma rara participação no Q2.
O Q2 no seu devido lugar
Desde a implantação do atual sistema de classificação que o Q2 tem sido o ponto alto das sessões. Até 2009, era no fim dessa parte da classificação que todos os pilotos iam para a pista com um suspiro de gasolina para tentar ir para Superpole. Em 2010, com o fim da obrigatoriedade de terminar o treino com o tanque já abastecido com o combustível necessário para a primeira parte da corrida, havia a esperança de que o Q3 voltasse a ser o clímax dos treinos, mas a regra que limita o uso dos jogos de pneus macios frustrou a expectativa. Felizmente choveu em Spa, e o que se viu foi uma subida gradual de tom entre as três partes da classificação.
Jenson Button, que normalmente dá show em condições de pista como a desse sábado, não passou da segunda parte do treino seu 13º lugar. Já Adrian Sutil rodou na saída da Eau Rouge, felizmente sem maiores consequência além de quebrar o bico de seu Force India. Mas o que de fato marcou o Q2 foi briga entre Lewis Hamilton e Pastor Maldonado. Os dois se tocaram na saída da Bus Stop, enquanto ambos estavam em volta rápida. Logo depois, com o cronômetro já zerado, na descida posterior à La Source, ambos voltaram a se estranhar. O primeiro toque aparentemente não teve culpados, foi o que se chama de “acidente de corrida”, mas a segunda pancada motivou a direção de prova a convidar os dois pilotos para uma conversa.
[caption id="" align="aligncenter" width="500" caption="Apesar da confusão com Maldonado, Hamilton conquistou o 2º lugar no grid em Spa"][/caption]
Para a BBC, Hamilton e Maldonado deram versões parecidas para o incidente. Evitando afirmar que o piloto da Williams premeditou a segunda colisão, Hamilton culpou o venezuelano pelo toque: “perdi muito tempo na Curva 1 e vi Maldonado se aproximando rápido. Mantive o traçado e ele tentou me cortar. Não sei se foi de propósito, mas com a sessão terminada não havia necessidade de disputa, muito menos de um toque”. Questionado pela mesma BBC, Maldonado deu praticamente a mesma resposta que Hamilton, e garantiu que não agiu de forma intencional: “não estava chovendo e temos que entender o que aconteceu. Depois da bandeirada não havia necessidade de disputarmos”.
Vettel arrasa a concorrência
O entrevero com Maldonado deixou Hamilton com um carro avariado nas mãos. Asa dianteira e suspensão do MP4/26 foram danificadas no choque com Maldonado, mas foram rapidamente remendadas pelos mecânicos da McLaren e é notável que o britânico tenha voltado para a pista no Q3 e disputado a pole palmo a palmo com Vettel. Só que em sua última volta, o alemãozinho se aproveitou da condição de pista, que secava a cada minuto, e impôs uma vantagem de quatro décimos sobre o piloto da McLaren, conquistando a pole com sobras em Spa.
[caption id="" align="aligncenter" width="500" caption="Vettel conquistou a 24ª pole de sua carreira em Spa"][/caption]
Webber, que deu a impressão de brigar pela pole no início do Q3, ficou com o terceiro posto. Felipe Massa ficou com o quarto lugar, e largará pela segunda vez consecutiva a frente de Fernando Alonso, que decepcionou conquistando apenas o oitavo lugar.
Mas as grandes surpresas do Q3 estavam por vir. Jaime Alguersuari levou a Toro Rosso ao sexto lugar. Bruno Senna, em sua estreia na Renault, terminou a classificação num sétimo lugar em que ele mesmo não acreditava: “não imaginava estar entre os 10 primeiros” - disse o estreante da Renault. Vitaly Petrov, o companheiro de Senna na Renault, também chegou ao Q3, mas ficou com o 10º lugar, mais de um segundo acima do tempo do brasileiro.
Às 9 da manhã desse domingo a Tv Globo transmite a largada e as 44 voltas do GP da Bélgica. Para a hora da corrida em Spa, a previsão é de tempo nublado com temperatura em torno dos 14ºC e 20% de chance de chuva.
Grid de largada para o Grande Prêmio da Bélgica:
1º. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault), 1min48s298
2º. Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes), 1min48s730
3º. Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault), 1min49s376
4º. Felipe Massa (BRA/Ferrari), 1min50s256
5º. Nico Rosberg (ALE/Mercedes), 1min50s552
6º. Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso-Ferrari), 1min50s773
7º. Bruno Senna (BRA/Renault), 1min51s121
8º. Fernando Alonso (ESP/Ferrari), 1min51s251
9º. Sergio Pérez (MEX/Sauber-Ferrari), 1min51s374
10º. Vitaly Petrov (RUS/Renault), 1min52s303
11º. Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso-Ferrari), 2min04s692
12º. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari), 2min04s757
13º. Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes), 2min05s150
14º. Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth), 2min07s349
15º. Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes), 2min07s777
16º. Pastor Maldonado (VEN/Williams-Cosworth), 2min08s106
17º. Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Renault), 2min08s354
18º. Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes), 2min07s758
19º. Jarno Trulli (ITA/Lotus-Renault), 2min08s773
20º. Timo Glock (ALE/Virgin-Cosworth), 2min09s566
21º. Jérôme D'Ambrosio (BEL/Virgin-Cosworth), 2min11s601
22º. Vitantonio Liuzzi (ITA/Hispania-Cosworth), 2min11s616
23º. Daniel Ricciardo (AUS/Hispania-Cosworth), 2min13s077
24º. Michael Schumacher (ALE/Mercedes), sem tempo
4 comentários:
Não esperava menos de Spa, aquilo é pra quem manja...
Me surpreenderam para o bem: Perez, BSenna e Alguersuari. Este ultimo foi além de todas as espectativas.
Fizeram seu papel: Vettel, Webber e Hamilton.
Se bem que Hamilton merecia punição, não abro mão disto.
Decepcionaram Alonso e Schumacher. Um por errar e o outro por ter a roda frouxa...
E o que será do Massa e Rubinho ano que vem heim? que papelão esses 2 tão fazendo... na carreira como um todo.
Schumacher decepcionou Groo? tá doido? corridassa! só não chegou ao podium porque não choveu... nem garoa.
Alguersuari realmente mandou muito bem, mas o destaque pra mim foi o Bruno com a melhor classificacao da Renault do ano (?) ou uma das melhores... logo em sua estréia. Uma pena a batida logo com os 2 destaques do final de semana.
Esse campeonato a única coisa interessante pra mim é acompanhar do 5 pra traz... porque la na frente é sempre mais do mesmo.
abs
Wlliams, acho que o Groo estava se referindo ao treino classificatório e não à corrida.
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