terça-feira, 23 de agosto de 2011

O Azar de Bourdais

Casos de pilotos egressos dos Estados Unidos e que não se dão bem na Fórmula-1 não são incomuns. Mas poucos pilotos campeões na América do Norte tiveram uma infelicidade tão plena do outro lado do atlântico como Sebastien Bourdais. O francês foi quatro vezes campeão da Champ Car, mas em uma temporada e meia na F-1 teve como melhores resultados os sétimos lugares conquistados em 2008 na Austrália e na Bélgica.

Em Spa, Bourdais esteve próximo da consagração. Perto do último dos 44 giros da prova belga, uma chuva fina começou a cair sobre a pista encravada nas Ardenas. Kimi Raikkonen, Lewis Hamilton e Felipe Massa, os ponteiros, preferiram não parar e seguiram na pista úmida com pneus de pista seca. Mas vários dos pilotos das posições intermediárias realizaram um pit stop na abertura da última volta para calçar os pneus intermediários e tentar ganhar posições nos sete quilômetros de corrida que restava.

Foi então que começou o ocaso de Bourdais. Poucas vezes um piloto foi da glória à desgraça num intervalo de tempo tão curto como o francês no GP da Bélgica de 2008. Bourdais, que escolheu não parar nos boxes, entrou na última volta como o terceiro colocado, com a Toro Rosso. Mas seus pneus de pista seca perderam rendimento de forma incrível quando a pista começou a molhar, e Bourdais não pôde resistir aos carros calçados com os intermediários.

O pódio que seria consagrador transformou-se em sétimo lugar assim que Bourdais foi sendo deixado para trás por Heidfeld, Alonso, Kubica e... Sebastian Vettel, seu companheiro de Toro Rosso. Todos esses, de pneus intermediários, tiveram um rendimento algumas dezenas de segundos melhor do que o de Bourdais, com pneus de pista seca:



O golpe foi duro de ser digerido pelo francês, que perdeu a grande chance de sua carreira na F-1 e foi às lágrimas na conversa com jornalistas:



Uma semana depois, em Monza, o resultado do treino de classificação pareceu indicar que as coisas iam dar certo para Bourdais. O francês colocou a Toro Rosso no quarto lugar do grid num treino classificatório diluvial. Ok, Vettel foi o assunto do sábado ao colocar o time na pole, mas a quarta posição não era, definitivamente, um mau negócio.

Mas na largada, Bourdais ficou para trás. Seu STR3 morreu no momento da partida e o mundo foi privado da chance de ver os dois pilotos da Toro Rosso no pódio italiano. Vettel? Vettel venceu a prova, enquanto Bourdais chegou apenas em 17º. A comparação com os resultados do companheiro foi cruel para o Tião francês. Por acaso ou não, a partir daí a carreira de Vettel ascendeu rapidamente, enquanto a de Bourdais despencou sem páraquedas. O alemãozinho foi promovido para a equipe A da Red Bull no ano seguinte, enquanto o francês foi demitido da Toro Rosso depois do GP da Alemanha de 2009, sendo substituído pelo espanhol Jaime Alguersuari.

5 comentários:

Marcos disse...

sou suspeito pra falar do Bourdais, ele é um dos meus pilotos preferidos. E essa corrida em Spa foi muito cruel. assim como a Austrália, quando ele tava em quarto quando teve problemas e terminou em sétimo naquela corrida maluca...Pela qualidade dele, ele não merecia isso...

Ron Groo disse...

É incrível a sequencia de carros passando por Bordais, imagino o desespero dele ao ver os caras indo embora.
Uma pena, eu gostava dele.

Marcelonso disse...

Também esperava bem mais dessa cara, mas no fim como muitos outros, ficou pelo caminho.


abs

Ester disse...

Espero que ele esteja feliz em outras categorias que possivelmente esteja correndo! Abraço para todos!

Rodrigo disse...

Não merecia. É um bom menino.