FÁBIO ANDRADE
Sebastian Vettel veio e roubou a cena, tirando da Ferrari e de Schumacher o posto de destaques da primeira sessão classificatória do ano no Bahrein
“Quando ele vem, ele vem mesmo”. Com a frase-óbvio do dia, Galvão Bueno resumiu o que se passa na Fórmula-1 quando Sebastian Vettel encontra-se em dia inspirado. O jovem garoto alemão foi inalcançável, e nem mesmo favoritos como a Ferrari puderam ameaçá-lo. Vettel cravou a primeira pole position no ano na sessão classificatória do Bahrein e ofuscou o retorno de "um certo senhor alemão" aos treinos oficiais.
A volta voadora de Vettel deu-se na última tentativa e confirmou o bom desempenho da Red Bull na pré-temporada. Foi uma forma eficiente de lembrar que apesar dos resultados consistentes que deram o maior favoritismo à Ferrari durante o inverno europeu, jamais se pode descartar a competente equipe vice-campeã de 2009.
Vettel foi soberano e muito mais rápido do que o companheiro de equipe Mark Webber. O australiano, que larga apenas na 6ª posição, foi mais de um segundo mais lento do que o pole hoje no circuito barenita.
Sem surpresas no Q1
O começo do treino foi um jogo de cartas marcadas, já que a expectativa era de que dos pilotos descartados no Q1, 6 fossem das equipes novatas. E o script foi executado sem surpresas.
Enquanto Fernando Alonso, o mais rápido da primeira parte, marcou o tempo de 1:54.612, Karun Chandhok, da HRT, último colocado girou em 2:04.904. Foram os mesmos penosos 10 segundos de diferença de performance que começam a levantar a questão da utilidade de a FIA aceitar mais equipes mas não conceder condições para que as novatas tenham um rendimento aceitável.
Além dos carros de Lotus, Virgin e HRT, a Toro Rosso do espanhol Jaime Alguersuari foi descartada na primeira parte do treino classificatório.
O Q2 transcorreu sem surpresas, vitimando equipes médias. Restaram para o Q3 as equipes do G4 na companhia da Renault de Robert Kubica e da Force India de Adrian Sutil.
A última parte da sessão reservou uma boa opção de entretenimento com uma dose de nervosismo. Como não se via há muito tempo, a pole position voltou a ser com tanque vazio e com os pilotos a dar o máximo. Apesar de o grupo de equipes favoritas às vitórias ser composto por 4 times, a briga da pole se resumiu a apenas dois: Ferrari e Red Bull.
O resultado foi a pole de Vettel, mas não sem o combate de Felipe Massa, que andou mais forte do que Alonso pela primeira vez no fim de semana. O brasileiro larga em 2º, o que costuma não ser um grande negócio no Bahrein em razão da sujeira presente no “lado par” do grid. Alonso, em 3º, deve dividir a primeira curva com o brasileiro, no primeiro round de um duelo há muito tempo aguardado.
McLaren e Mercedes apresentaram um desempenho discreto na classificação, atuando quase como coadjuvantes. Lewis Hamilton, o 4º, e Jenson Button, o 8º, foram apenas regulares, a exemplo de Nico Rosberg e Michael Schumacher, respectivamente 5º e 7º colocados no grid de largada. Ao "senhor alemão", parafraseando a frase dita por Vettel em tom de brincadeira durante a semana, restou esboçar um sorriso amarelo no fim da sessão classificatória, dada a falta de ritmo de classificação do carro e a "ferrugem" ainda acumulada pelos três anos de aposentadoria.
A grande expectativa para amanhã é descobrir como vão se comportar as equipes novas e elas conseguirão completar as 49 voltas da corrida de amanhã. Além disso, estudaremos o comportamento de pilotos e equipes com a nova dinâmica de corrida, sem reabastecimentos, largando pesadíssimos e tendo de poupar equipamento para chegarem ao final do GP do Bahrein. O desafio será sair de uma mentalidade que pregava o rendimento máximo desde o começo da prova para se adaptar a uma outra, de ritmo mais cadenciado que cresce progressivamente durante a corrida. O controle do ímpeto será essencial para a nova geração que promete fazer de 2010 o ano mais disputado do histórico recente da Fórmula-1.
Grid de Largada para o Grande Prêmio do Bahrein:
8 comentários:
O Vettel fez uma volta verdadeiramente espectacular e mereceu a pole, mas a corrida de amanha sera uma incognita.
Grande Abraço!
Kimi_Cris
Realmente não há como dizer como será a corrida amanhã, no entanto quem continua me surpreendendo é Nico Rosberg. Vettel dispensa cometários, depois de fazer uma volta brilhante.
O mais estranho desta manhã, pra mim, não foi os três décimos do Rosberg pra cima do alemão hepta, muito menos a pole do Vettel, essa era provável, estranho mesmo foi ouvir o Galvão se referindo ao segundo piloto da Hispânia...como foi mesmo chandik, chand, chandelle, sei lá. Mais uma pra coleção. E seguinte, VRT? alguém sabe o que é isso? que insistencia em alterar os nomes das equipes, alguém pode me explicar o porquê disso?
Humberto, sugiro que leia o seguinte post do Becken Lima: http://f1around.wordpress.com/2010/02/21/por-que-a-globo-anda-chamando-a-virgin-de-manor/#more-12493
Vettel na pole já era esperado mas eu quero ver o "moleque" na hora da largada e nas primeiras voltas pilotando um carro muito pesado. Vettel já mostrou que ainda comete alguns erros.
Outro que quero ver na hora da largada é o Massa. Pesado e largando no lado sujo. Não pode forçar pra não gastar pneus já usados. E, se não ví errado, ele tá largando com pneus duros que não tem muita aderençia. A coisa deve ficar complicada pro brasileiro.
E é curiosa a foto que tá o Schumacher "abiudando" o cockpit da Mclarem. Schumi devia tá vendo o sistema de canalização de ar. O Ross Brawn já disse que vai copiar.
Duas observações.
A) - A Liz Voluptuosa parece ser tão boa ou melhor que a Kate Safada e então Vettel além de bom gosto para escolher apelidos pros carros vai mandar muito bem o ano inteiro.
B) - O alemão mesmo andando muito abaixo do que se espera dele, ainda fica na frente do 1B, hahahahahahaha,
O Button foi a grande decepção do treino de hoje. Vettel honrou sua boa reputação e cravou a pole. Rosberg foi o que surpreendeu... Schumacher ainda não ficou na frente de seu companheiro. Rosberg vai ser o grande piloto do ano!
Se essa pole do Vettel fosse no ano passado diriamos que ele esta mais leve, com menos combustivel no tanque.
Mas esse ano não existe reabastecimento. O carro da Red Bull é bom mas acho que a Ferrari é melhor.
O que me faz imaginar que o motor Renault consome mesmo menos que o motor Ferrari e Vettel precisou de menos combustivel para fazer a volta de classificação.
Durante a corrida vai dar pra ter uma ideia melhor da coisa.
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