sábado, 13 de março de 2010

Ele Veio Mesmo



FÁBIO ANDRADE


Sebastian Vettel veio e roubou a cena, tirando da Ferrari e de Schumacher o posto de destaques da primeira sessão classificatória do ano no Bahrein



“Quando ele vem, ele vem mesmo”. Com a frase-óbvio do dia, Galvão Bueno resumiu o que se passa na Fórmula-1 quando Sebastian Vettel encontra-se em dia inspirado. O jovem garoto alemão foi inalcançável, e nem mesmo favoritos como a Ferrari puderam ameaçá-lo. Vettel cravou a primeira pole position no ano na sessão classificatória do Bahrein e ofuscou o retorno de "um certo senhor alemão" aos treinos oficiais.



A volta voadora de Vettel deu-se na última tentativa e confirmou o bom desempenho da Red Bull na pré-temporada. Foi uma forma eficiente de lembrar que apesar dos resultados consistentes que deram o maior favoritismo à Ferrari durante o inverno europeu, jamais se pode descartar a competente equipe vice-campeã de 2009.

Vettel foi soberano e muito mais rápido do que o companheiro de equipe Mark Webber. O australiano, que larga apenas na 6ª posição, foi mais de um segundo mais lento do que o pole hoje no circuito barenita.
Sem surpresas no Q1

O começo do treino foi um jogo de cartas marcadas, já que a expectativa era de que dos pilotos descartados no Q1, 6 fossem das equipes novatas. E o script foi executado sem surpresas.

Enquanto Fernando Alonso, o mais rápido da primeira parte, marcou o tempo de 1:54.612, Karun Chandhok, da HRT, último colocado girou em 2:04.904. Foram os mesmos penosos 10 segundos de diferença de performance que começam a levantar a questão da utilidade de a FIA aceitar mais equipes mas não conceder condições para que as novatas tenham um rendimento aceitável.



Além dos carros de Lotus, Virgin e HRT, a Toro Rosso do espanhol Jaime Alguersuari foi descartada na primeira parte do treino classificatório.

O Q2 transcorreu sem surpresas, vitimando equipes médias. Restaram para o Q3 as equipes do G4 na companhia da Renault de Robert Kubica e da Force India de Adrian Sutil.

A última parte da sessão reservou uma boa opção de entretenimento com uma dose de nervosismo. Como não se via há muito tempo, a pole position voltou a ser com tanque vazio e com os pilotos a dar o máximo. Apesar de o grupo de equipes favoritas às vitórias ser composto por 4 times, a briga da pole se resumiu a apenas dois: Ferrari e Red Bull.

O resultado foi a pole de Vettel, mas não sem o combate de Felipe Massa, que andou mais forte do que Alonso pela primeira vez no fim de semana. O brasileiro larga em 2º, o que costuma não ser um grande negócio no Bahrein em razão da sujeira presente no “lado par” do grid. Alonso, em 3º, deve dividir a primeira curva com o brasileiro, no primeiro round de um duelo há muito tempo aguardado.



McLaren e Mercedes apresentaram um desempenho discreto na classificação, atuando quase como coadjuvantes. Lewis Hamilton, o 4º, e Jenson Button, o 8º, foram apenas regulares, a exemplo de Nico Rosberg e Michael Schumacher, respectivamente 5º e 7º colocados no grid de largada. Ao "senhor alemão", parafraseando a frase dita por Vettel em tom de brincadeira durante a semana, restou esboçar um sorriso amarelo no fim da sessão classificatória, dada a falta de ritmo de classificação do carro e a "ferrugem" ainda acumulada pelos três anos de aposentadoria.



A grande expectativa para amanhã é descobrir como vão se comportar as equipes novas e elas conseguirão completar as 49 voltas da corrida de amanhã. Além disso, estudaremos o comportamento de pilotos e equipes com a nova dinâmica de corrida, sem reabastecimentos, largando pesadíssimos e tendo de poupar equipamento para chegarem ao final do GP do Bahrein. O desafio será sair de uma mentalidade que pregava o rendimento máximo desde o começo da prova para se adaptar a uma outra, de ritmo mais cadenciado que cresce progressivamente durante a corrida. O controle do ímpeto será essencial para a nova geração que promete fazer de 2010 o ano mais disputado do histórico recente da Fórmula-1.

Grid de Largada para o Grande Prêmio do Bahrein:

Qualificação - GP do Bahrein

8 comentários:

Kimi_Cris disse...

O Vettel fez uma volta verdadeiramente espectacular e mereceu a pole, mas a corrida de amanha sera uma incognita.

Grande Abraço!

Kimi_Cris

Anderson Nascimento disse...

Realmente não há como dizer como será a corrida amanhã, no entanto quem continua me surpreendendo é Nico Rosberg. Vettel dispensa cometários, depois de fazer uma volta brilhante.

Humberto M. Oliveira disse...

O mais estranho desta manhã, pra mim, não foi os três décimos do Rosberg pra cima do alemão hepta, muito menos a pole do Vettel, essa era provável, estranho mesmo foi ouvir o Galvão se referindo ao segundo piloto da Hispânia...como foi mesmo chandik, chand, chandelle, sei lá. Mais uma pra coleção. E seguinte, VRT? alguém sabe o que é isso? que insistencia em alterar os nomes das equipes, alguém pode me explicar o porquê disso?

Fábio Andrade disse...

Humberto, sugiro que leia o seguinte post do Becken Lima: http://f1around.wordpress.com/2010/02/21/por-que-a-globo-anda-chamando-a-virgin-de-manor/#more-12493

Aderson Pereira disse...

Vettel na pole já era esperado mas eu quero ver o "moleque" na hora da largada e nas primeiras voltas pilotando um carro muito pesado. Vettel já mostrou que ainda comete alguns erros.

Outro que quero ver na hora da largada é o Massa. Pesado e largando no lado sujo. Não pode forçar pra não gastar pneus já usados. E, se não ví errado, ele tá largando com pneus duros que não tem muita aderençia. A coisa deve ficar complicada pro brasileiro.

E é curiosa a foto que tá o Schumacher "abiudando" o cockpit da Mclarem. Schumi devia tá vendo o sistema de canalização de ar. O Ross Brawn já disse que vai copiar.

Ron Groo disse...

Duas observações.

A) - A Liz Voluptuosa parece ser tão boa ou melhor que a Kate Safada e então Vettel além de bom gosto para escolher apelidos pros carros vai mandar muito bem o ano inteiro.

B) - O alemão mesmo andando muito abaixo do que se espera dele, ainda fica na frente do 1B, hahahahahahaha,

William Nascimento disse...

O Button foi a grande decepção do treino de hoje. Vettel honrou sua boa reputação e cravou a pole. Rosberg foi o que surpreendeu... Schumacher ainda não ficou na frente de seu companheiro. Rosberg vai ser o grande piloto do ano!

Aderson Pereira disse...

Se essa pole do Vettel fosse no ano passado diriamos que ele esta mais leve, com menos combustivel no tanque.
Mas esse ano não existe reabastecimento. O carro da Red Bull é bom mas acho que a Ferrari é melhor.
O que me faz imaginar que o motor Renault consome mesmo menos que o motor Ferrari e Vettel precisou de menos combustivel para fazer a volta de classificação.
Durante a corrida vai dar pra ter uma ideia melhor da coisa.