segunda-feira, 5 de abril de 2010

Dupla de equipe: GP da Malásia

Sebastian Vettel


Tava na hora, né? Acho justo, porque o moleque seguia pra vitória nas outras duas corridas e ficou no meio do caminho por problemas fora do seu controle. Talvez o dia hoje fosse do Webber, mas o australiano perdeu a corrida nos primeiros 300 metros ao perder a posição pro alemãozinho. Inclusive, já tá começando a pegar mal chamar o Vettel de alemãozinho, porque suas vitórias sempre são com desempenho de gente grande.

Fábio Andrade



Vettel fez tudo certinho, largou muito bem, aplicou o ritmo certo para andar na frente sem ser ameaçado, liderou as voltas que tinha que liderar... Enfim, foi impecável como sempre. A única diferença em relação aos outros GPs é que dessa vez a Liz Voluptuosa não lhe deu um bolo. Vitória incontestavelmente merecida.

Felipe Maciel



Motor Ferrari


É o grande "#fail" da equipe de Maranello. E é curioso porque em 2010 a Ferrari pode sofrer com a fragilidade dos propulsores, sobretudo no fim da temporada. Não sei os números exatos, mas parece que os rossos já usaram mais motores do que o máximo desejável pra essa altura do campeonato.

Fábio Andrade



Se continuar nesse ritmo, cada piloto usará 19 motores ao longo da temporada. Sem mais.

Felipe Maciel



Chandhok vs Senna


Bem, o indiano terminou uma volta a frente do brasileiro hoje, mas confesso que ainda não sei o motivo e nem se isso faz mesmo grande diferença. Mas a Hispania cumpriu bem o seu script, que é tentar terminar as corridas e ponto.

Fábio Andrade



Desde a pré-temporada, quando a Campos escancarou a vergonha que o time seria, eu passei a julgar que o melhor que o Bruno tinha a fazer era pular desse barco. Arrumasse uma vaga de test driver preferencialmente num time grande, se mantivesse numa ambiente mais alto nível, fizesse qualquer coisa, mas que não entrasse na pista para disputar com seu companheiro de equipe quem seria o último no GP nem com quantas voltas de desvantagem eles terminariam.

A cada corrida eu tenho ainda mais convicção do que pensava. Na Malásia, Bruno foi superado pelo Chandhok durante todo o final de semana. Não vejo o que ele tem a ganhar na Hispania, mas sei o que tem a perder. Pilotos de altíssimo potencial foram queimados recentemente na F-1 por terem se equivocado logo na porta de entrada. Espero que não se torne mais um.

Felipe Maciel



Hamilton vs Petrov


A dona Petrova, a mãe do Vitaly, deve ter exultado quando viu o filho dar aquele passão no Lewis. Um dos pontos altos da corrida, e chama a atenção para o fato de a Renault ter sido subestimada durante a pré-temporada porque o carro não parece tão ruim como parecera antes. Petrov vai sofrer muito tendo um companheiro como Kubica.

Ok, sobre o zigue-zague do Hamilton: eu condenaria em outras ocasiões, mas achei gozado ver o inglês quebrar uma dessas convenções não-escritas acordadas nos briefing dos pilotos. Prontofalei.

Fábio Andrade



Assim o Lewis vai se tornar o rei das polêmicas das regras não redigidas! A F-1 tem regras extra-oficiais, geradas pelo bom senso. Como aquela que diz que se alguém cortar caminho e devolver posição está tudo ok. O episódio de Spa-08 é só mais um exemplo de confusão que ele se meteu graças a seu espírito explosivo focado na vitória de qualquer duelo.

Sobre o rebolation com o Petrov, eu não puniria. Não tem regra definitiva, nesse caso não existe o preto no branco, cada um enxerga de um jeito. Se Lewis mudasse várias vezes a trajetória para fechar o Petrov na trajetória do russo, eu exigiria algo além da advertência. Mas o que ocorreu foi que Vitaly imitou a trajetória de Hamilton em busca do vácuo. Ora, se a trajetória é uma só para ambos, ninguém tem que ser punido. A punição só deve existir quando duas trajetórias distintas se "cruzam" várias vezes. Conclusão: não gostei nem da advertência.

Felipe Maciel



Meteorologia


Aqui em Vitória os antigos dizem que a chuva é certeira se encobrir o Monte Mestre Álvaro. Acredito mais na sabedoria popular do que na do Climatempo, apesar de admitir que eu também me equivoquei hoje. Quase todos nós acreditávamos na chuva como minha prima de 2 anos acredita em coelho da páscoa. Foi um engano coletivo.

Fábio Andrade



Disseram que não choveria no treino mas cairia uma tempestade na corrida. O treino foi disputado completamente no molhado, com direito a bandeira vermelha. Já na corrida nem uma gota.

Independente da graça meteorológica, ficou provado que chuva no treino basta para termos um bom GP. A classe A largando do fundão já é garantia de ultrapassagens até o fim.

Felipe Maciel



Tabela classificatória


Desde o começo eu era simpático ao movimento que queria valorizar a vitória, mas nunca gostei muito dessa quantidade de pontos tão grande e de tantos lugares pontuáveis. Mas, dos males o menor. Ver o Vettel saltar do 7º para o 3º lugar foi bacana na classificação, deu pra ter ideia de como a vitória voltou a dar ao piloto vencedor o poder de reação, algo que se perdeu com a pontuação que vigorou de 2003 e 2009.

Fábio Andrade



O sistema de classificação atual não valoriza a vitória, tanto é que o líder ainda não venceu. Mas pela primeira vez Massa ocupa o topo da tabela classificatória na F-1, mais do que justo a quem já fez por merecer esse gostinho.

Também é interessante ver 7 pilotos separados por menos de 10 pontos: 39-37-37-35-35-31-30. Só não se esqueçam que o homem a ser batido deveria possuir neste momento 75 pontos, não fosse um par de infortúnios. Se a confiabilidade do RB6 na Malásia começar a se repetir, a dissociação de certos números vai ser violenta.

Felipe Maciel

9 comentários:

Luiz Sergio disse...

Só não aceito a visão de vocês sobre o Lewis, vamos ver na última corrida, valendo o campeonato, o piloto que esteja na frente da pontuação, pegar uma barra de ferro e quebras a perna do outro, como não está nada escrito a FIA vai permitir, vai receber talvez uma cadeia, mais o título fica com o piloto esperto, pois ninguém ainda fez isso.

Uma punição exemplar para o piloto que não respeitou a fila no treino, não só para o esperto e também para o piloto que não respeita os seus companheiros, ensinar educação, mesmo que não esteja na regra.

Já pensou no risco da manobra do Lewis, se a Renault tivesse batido, ai sim, vamos punir o Hamilton?????

Teve um carro que o Nike Lauda, pilotou em um grande premio, chegou a vencer a prova, que tinha um grande aspirador na traseira, só faltava um grande saco, dona FIA, permitiu o carro participar da corrida, nenhum carro podia chegar perto pois o que saída da traseira desse carro era toda a sujeira da pista, inclusive pedras de todos os tamanho, isso já tinha acontecido nos treinos, MAIS COMO NA REGRA NÃO TINHA NADA OS COMISSÁRIOS DA "FIA" PERMITIU, PARA SÓ DEPOIS DE ANALISAR TODA A BURRADA, PROIBIR.

Ester disse...

Bacana o post, galera!
Ok, eu não sou fã do alemãozinho Vettel, mas acho sim que o novo sistema valoriza a vitória porque ele já conseguiu se recuperar no campeonato e a "classe A", como vocês disseram, saindo do final do grid ajudou bastante a equilibrar o campeonato, justiça foi feita.
Quanto as quebras, acho que Schumacher está certo quando se diz que "isso são coisas de corrida" (inclusive, torço para que ele reaja logo e volte a frequentar o G-8). As quebras são passíveis de acontecer em qualquer GP, mas algumas coisas precisavam ser analisadas, em especial esses motores Ferrari. É uma pena ver uma equipe tão simpática como a Sauber não concluir o GP ontem por problemas dessa ordem, ainda mais quando o Koba tinha chances de pontuar. E quanto aos motores da escuderia da Ferrari, também é preocupante..
Um dos motores do Alonso já rodou antes, mas será que os outros três que foram utilizados ainda não tem concerto? Se continuar nesse ritmo, ainda mais agora que se vê que não são só os motores da Renault que dão problema, a FIA vai ter que (mais uma vez) rever esse regulamento, especialmente em relação motores. Se não a questão dos congelamentos dos motores por 10 anos (isso evitaria uma hegemonia do Motor Mercedes), ao menos essa norma de se usar no máximo 8 motores por ano, sob pena de perder 10 posições do grid. Não vai ser nada legal ver, possivelmente, "tantas" equipes sofrerem com essa questão do meio para o final do campeonato.
Quanto as manobras de Hamilton X Petrov, eu acredito que foi limpo. Óbvio, para tudo tem limite, mas já estava na hora dos comissionários deixarem de xaropar tanto por tão pouco, rs... Vocês já imaginaram as disputas de Mansell, Piquet, Senna... com todas as frescuras que estavam tendo recentemente? Rs... kkk
Quanto às equipes menores... vamos deixar elas curtirem, foi a primeira vez que alguns pilotos, em especial Bruno Senna e Lucas Di Grassi terminaram as corridas, deixem eles curtirem o momento agora. Depois elas podem fazer mais análises. E espero que durem muito tempo na F-1.
Beijos, DTA!

Pinheirinho - Brasília/DF., Brasil. disse...

Massa é o líder. Brasileiro assume a dianteira do mundial de pilotos graças à quebra do companheiro Fernando Alonso a duas voltas do fim. GP da Malásia tem dobradinha fácil da Red Bull com Vettel à frente.
Pinheirinho é divulgador cultural é maranhense, a partir de Brasília. - E-mail: pinheirinhoma@hotmail.com

Carlos disse...

Concordo com boa parte da análise, entretanto sobre "Hamilton vs Petrov" é lógico que, mesmo tentando seguir a McLaren fazendo o ziquezague, o russo foi prejudicado. Na medida que Hamilton vai tirando o carro, além de eliminar o vácuo, joga turbulência na Renault. Se é uma coisa acordada, seja regra ou não, deve ser cumprida. Ô inglês mau caráter!
Ah e pro Felipe Maciel: sobre o "Mas pela primeira vez Massa ocupa o topo da tabela classificatória na F-1, (...)", ele já liderou sim! Em 2008.

Aderson Pereira disse...

- Se a classificação do campeonato estiver assim apos a penultima corrida do ano e todos os pilotos tiverem condição de ganhar a corrida, vai ter valido essa nova pontuação.
Varios pilotos com chance de alcançar o caneco vai ser interessante.

- Tambem sou daqueles que foi contra a mera advertençia ao Hamilton.
Ainda mais por ele já ter sido punido anteriormente como em Spa 2008 e Australia 2009. Por ter já cometido infrações anteriores, deveria ter levado um drive-through pelo menos.

- A Ferrari parece que está pagando um preço muito alto por ter aquele motor inclinado. Nesse ritmo vai superar o BMW de 1994 que deixava o Nelsão a pé em quase todas as corridas.
E hoje eu lí uma noticia engraçadissima: "Ferrari reconhece erros e diz: "Lição foi aprendida"(?) É mesmo? E aquela vez que esqueçeu de colocar os pneus nos carros na largada do GP de Monaco 2008. E todas as vezes em que se atrapalhou na classificação e deixou seus carros morrerem no Q1 ou Q2?
Se não aprendeu com esses erros anteriores, não é agora que vai aprender alguma coisa!

- E a chuva? cadê ela? Esperei, esperei e nada.
Pô São Pedro, dá uma ajudinha ae. Senão a coisa fica meia sem graça.

Felipe F. disse...

- Hamilton foi imprudente, so fez o zigue-zague pro Petrov não pegar o vacuo e chegar com chance de passar ele no fim da reta.
E se a moda pega ?
Todo piloto que entra na reta com um outro carro atraz do dele esperando pegar o vacuo, ai ele faz o Rebolation do Hamilton a reta inteira, so pro outro piloto não pegar o vacuo.
Se a situação fosse inversa, Petrov balançando o carro na reta e Hamilton tentando pegar o vacuo, ai podem ter certeza que a historia ia ser diferente.

Abraço.

Ron Groo disse...

Dona Petrova? Ahahahahahahahahaha

Eu achei aquilo plasticamente lindo.
E agora, se existe a possibilidade de pegar o vácuo de novo com facilidade o melhor seria liberar a quantidade de vezes que se mexe na linha.
Afinal é necessário se defender. E quem for bom e corajoso mesmo, vai passar.

Ridson de Araújo disse...

A tablea de classificação valoriza sim a vitória. Afinal Button e Vettel estão na cola dos líderes muito mais pela vitória que obtiveram do que qualquer outra coisa. O lance é que a tabela continua a premiar a regularidade, coisa que acho justa. Não adianta vencer uma e depois se estrepar, achando que isso ajuda.

Dyego disse...

Hamilton é talvez o único piloto no grid que tem coragem suficiente para correr riscos pra ganhar uma corrida, sempre visando a vitória.
Enquanto outros pilotos de grandes equipes, correm pra chegar até o final e marcar pontos, pra eles não importa se vão ser 2º ou 10º o importante é marcar pontos e não a vitória.