FÁBIO ANDRADE
O inesperado frio que recebeu pilotos e equipes em Xangai fez com que o sinal de alerta se acendesse. Correr no frio não é propriamente uma novidade para os pilotos, já que os testes de inverno na Europa são realizados sob temperaturas baixíssimas. Mas disputar uma corrida em temperaturas muito baixas é a novidade inesperada que o GP da China traz para a F-1.
Em 2009, por exemplo, a prova chinesa aconteceu sob forte chuva e já foi considerada atípica, mas a temperatura esteve entre 18ºC e 19ºC. Ontem em Xangai a temperatura ficou na casa dos 4ºC e para a corrida a previsão é da que esteja em 6ºC. É muito mais frio do que se esperava.
Temperaturas tão baixas, obviamente, dificultam o aquecimento dos pneus. E é exatamente por isso que o GP da China tende a seguir o padrão de ser uma corrida com grid remexido, como aconteceu nas últimas duas etapas do campeonato, na Austrália e na Malásia. Situações que fogem ao padrão abrem espaço para desempenhos surpreendentes, portanto, provavelmente não será dessa vez que a força das equipes seguirá a ordem de forças exata. Essa situação só ocorreu nesse ano na abertura do mundial, no Bahrein, corrida sempre livre de intempéries extremas.
As baixas temperaturas que estão sendo registradas em Xangai vão atuar ainda como anticlímax para uma questão muito aguardada: a da durabilidade dos pneus. Segundo dados de 2008, o autódromo onde se disputa o GP da China foi o que mais consumiu borracha entre as 18 pistas daquela temporada. Numa pista com tamanho desgaste havia maior possibilidade de problemas com os calçados dos carros, mas o frio deve diminuir em grande escala o consumo de borracha.
Mas, segundo Rubens Barrichello, a Red Bull deve ser a equipe menos afetada pelo frio: "a Red Bull é quem melhor aquece os pneus. Devem ter uma vantagem ainda maior aqui". Felipe Massa, por outro lado, terá de arcar com a desconfiança a respeito de suas habilidades para lidar com a pouca aderência, desencadeadas depois que brasileiro alegou problemas com a falta de temperatura em Melbourne.
6 comentários:
A partir das 23h de hoje, começam os treinos livres para o GP da China, no circuito de Xangai. A qualificação é no sábado, às 3h e a corrida, no domingo, às 4h.
Pinheirinho é divulgador cultural é maranhense, a partir de Brasília. - E-mail: pinheirinhoma@hotmail.com
Esperemos ter uma corrida tão boa como a do ano passado, a chuva é que ainda podia fazer uma visita ao Circuito de Shangai para animar as coisas.
Grande Abraço!
Kimi_Cris
Equipe grande pode fazer inúmeras mudanças para melhorar seus carros, vamos ver as novidades que podem e vão fazer felizes os fotógrafos e pilotos.
Massa, teoricamente já não dever continuar a ter o problema com a temperatura dos pneus.
Quarta corrida para um fora de serie já é suficiente para eliminar a ferrugem do corpo, vamos ver Shumi X Nico.
Red Bull, deve continuar com vantagem, mais pelo menos deve diminuir um pouco para as outras do quarteto fantásticos.
O piloto show, será que vai continuar sendo o Lewis?
Hespanta Racing e Virgem, devem dar já nesse GP o salto de qualidade e sair com tempos superiores aos F2.
Será que a equipe Renault com o Kubica, vai entrar no grupo das 4 grandes?
Fábio,
O frio vai mesmo dificultar a vida de todos,a tendencia dos primeiros ensaios livres é que aconteçam rodadas em série,pois todos usam pneu duro.
A Red Bull teoricamente é o time que melhor reage em temperaturas baixas,só que dessa vez eles estão esperando 13 graus na pista,vai ser loteria!
abraço
Fantastico!!
Vcs viram o novo sistema de troca de rodas da Toro Rosso??
O piloto ao chegar nos boxes, aciona um botão e as rodas saltam pra fora rapidamente.
Pena que o Buemi acionou o botão por engano em pleno final de reta.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Bruno Senna teme o forte frio na China. Para o piloto brasileiro da HRT, temperatura (-5oC) prejudica o carro.
Pinheirinho é divulgador cultural é maranhense, a partir de Brasília. - E-mail: pinheirinhoma@hotmail.com
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