FELIPE MACIEL
Ao encerrar sua passagem na BMW após os quatro primeiros anos na F-1, Robert Kubica restabeleceu a motivação e retomou a boa fase assim que migrou para a Renault e encontrou um carro mais bem nascido e uma equipe mais acolhedora.
Na temporada passada, o polonês só abriria sua pontuação no campeonato na Turquia, a 7ª etapa do calendário. Já agora posiciona-se em 7° na tabela, mesmo sabendo que há pelo menos 8 carros mais rápidos que o seu no grid.
Não é segredo que, por vezes nos últimos anos, eu não me senti tratado como gostaria [na BMW]. Acho que o sentimento ao seu redor e a convicção das pessoas com quem você trabalha é importante em qualquer atividade. Hoje sinto que a equipe tem confiança em mim. Eles me deixaram confortável, e isso me permite não sentir o cansaço de uma carga de trabalho que é ainda maior do que em temporadas anteriores
Robert Kubica
Essa boa recepção demonstrada pela Renault nos leva a crer, ou que a equipe passou por uma súbita mudança de filosofia com a saída de Flavio Briatore, ou então que o time não mudou absolutamente nada [olha o Cléber Machado fazendo escola...].
Uma nova filosofia seria acabar com a pressão excessiva sobre o piloto e contribuir ao máximo com seu desempenho em vez de apenas cobrar. Mas para isso deveríamos nos certificar de que o Petrov também se sente ok naquele ambiente, eliminando a hipótese de o Kubica ter se tornado a versão 2010 de Fernando Alonso dentro da Renault, um piloto paparicado com todos os privilégios. Particularmente e felizmente, entendo que a primeira opção ganhe força.
A julgar pelo depoimento do novo chefe Eric Boullier - que pelo currículo e pela personalidade já sinaliza ser um profissional antônimo do Briatore - a união de Kubica com a Renault resultou, de maneira natural, num bom progresso de trabalho e na vinda de bons resultados logo de cara.
Robert Kubica é muito ansioso por trabalhar direito e muito comprometido com a equipe, e isso é um grande trunfo que é difícil de avaliar. O que eu tenho visto desde o início dos testes e antes mesmo é que Robert sempre fica com os engenheiros. Ele é muito exigente, e o bom é que quando um piloto é muito exigente e, em seguida, faz boas corridas, como as que ele fez nos três primeiros GPs, sem erros e com ritmo muito bom, a equipe respeita o que ele faz e oferece mais.
Com a equipe adaptada a Robert e vice-versa nós apenas construímos algo bem-sucedido. A equipe está pressionando, o piloto é exigente e obtém resultados. Um alimenta o outro, e eu espero que o time esteja muito mais forte.
Eric Boullier, diretor da Renault
Por tudo que a equipe apresentou (ou deixou de apresentar) nos anos anteriores, havia certa desconfiança sobre a ida de Kubica para a Renault. Mas as baixas expectativas foram superadas pela realidade. Resta saber se daqui pra frente o polonês seguirá como instrumento certo no time para emplacar a retomada do nível vencedor nas temporadas subsequentes, ou se a equipe não conseguirá manter o piloto em seu quadro de funcionários, uma vez que o polonês pode ser cobiçado por qualquer escuderia em melhor situação que o time francês.
3 comentários:
Curiosamente a sua primeira vitória coincidiu também com a primeira vitória e a primeira dobradinha da BMW e Sauber na F-1.
Pinheirinho é divulgador cultural é maranhense, a partir de Brasília. - E-mail: pinheirinhoma@hotmail.com
Sinal de que o carro da Renault não é tão ruim e ainda pode evoluir.
Quando o carro da BMW estava muito ruim e não tinha possibilidade de melhorar ele andava num mal humor danado, e fazendo corridas para lá de apagadas.
Viva Kubica.
Acredito que a equipe pode ter passado por uma mudança total de postura..."anti-briatore" se preferir...
alguns indicadores disso é o bom dsempenho do polnes! a também de Petrov, que apesar de ainda estar aprendendo andou mostrando algumas qualidades em trinos e corridas...
é legal ver a equipe obtendo resultdos...e ver Kubica motivado é melhor ainda...Só podemos esperar que ele saiba fazer as escolhas certas quanto a mudança ou nao de equipe e como irá conduzir a evolução da equipe e do carro desse ano
Postar um comentário