domingo, 30 de maio de 2010

Dupla de equipe: GP da Turquia

Kamui Kobayashi


Ele foi pra Superpole e não é a primeira vez que ele consegue isso esse ano. Em Barcelona o Koba também conseguiu ir pra fase final da classificação. De quebra marcou o pontinho da Sauber, apesar de sofrer com algumas ultrapassagens durante a corrida.

Fábio Andrade



Arrastando, arrastando, o japonês conseguiu finalmente marcar o primeiro pontinho dessa Sauber-quase-ex-BMW. Engoliu muita ultrapassagem na corrida mas o esforço rendeu o tão buscado 10° lugar. O carro é ruim, no entanto mostra algum potencial em pistas velozes. E o japa voador dessa vez desencantou. Well done!

Felipe Maciel



Bruno Senna


Acho que foi a melhor corrida dele desde o começo do ano. Parece que ele teve que parar para não quebrar o motor e isso é uma tremenda pena. Os Cosworth, decididamente, estão deixando a desejar. O Bruno era o mais bem colocado das equipes estreantes quando teve que abandonar.

Fábio Andrade



Ainda não entendi como ele colocou o carro da Hispania à frente das pequenas rivais. Talvez o problema aerodinâmico se torne solução num circuito que demande pé embaixo por tanto tempo. Fato é que Bruno fazia uma grande corrida, até ser obrigado a se retirar. Lamentável. Justo quando consegue fazer aquele algo a mais, a confiabilidade (ou falta de) entra em cena. Essa é a vida de piloto de fundo de grid.

Felipe Maciel



Ferrari x Renault


É um duelo que vem se repetindo em 2010. Em Melbourne o Kubica não cedeu às investidas do Massa. Em Mônaco, idem e hoje em Istambul de novo. Mas hoje com um grau de dramaticidade maior para os italianos porque o Felipe não esboçou ataque em nenhum momento.

O Alonso conseguiu deixar o Petrov para trás, mas com algum esforço. Se não reagir logo, a Ferrari corre sério risco de abandonar a briga e isso seria um vexame histórico depois de reservar tanto tempo ao desenvolvimento do F-10.

Fábio Andrade



Essa corrida foi um verdadeiro terror para a Ferrari. Tudo indica que ela perdeu vaga no G4 transformando-se na quinta força. Na classificação isso ficou bastante claro, já na corrida pode-se argumentar que o ritmo da Ferrari foi minimamente superior ao da Renault. Mas, sinceramente, minha leitura diz que a diferença que contou a favor dos italianos foi a discrepância de nível entre o bicampeão Alonso e o inexperiente Petrov. O espanhol soube trazer os pneus para o momento decisivo da prova e assim aplicou-lhe a ultrapassagem.

Acho que já podemos cravar que a Ferrari posiciona-se atrás de RBR, McLaren, Mercedes e Renault. Não teve duto F que desse jeito. E agora, José?

Felipe Maciel



Hamilton x Button


Muito legal de ver. A briga mais recheada de competência em toda a corrida. Duros um com o outro, como deve ser, mas leais e "cuidadosos" na medida do possível, afinal, fazem parte do mesmo time. Legal.

Fábio Andrade



Belíssima briga. No melhor estilo "aqui se faz, aqui de paga", os dois trocaram e destrocaram de posições em poucas curvas, no limite dos espaços, calculando cada centímetro para a realização de um duelo limpo e de alto nível. Lance para marcar a temporada e ser devidamente lembrado no final do ano. Um show!

Felipe Maciel



Webber x Vettel


É um pouco chato dizer que alguém foi culpado e que o outro foi inocente. Antes de tudo me pareceu ser um acidente normal de corrida e, como em todo acidente, pode acontecer com qualquer um. Ponto.

Nenhum dos dois assumiu publicamente responsabilidade pelo ocorrido. Mas, mesmo depois de ver o replay algumas dezenas de vezes, ninguém me tira da cabeça que o Vettel, no mínimo, se precipitou ao tentar mudar a linha. Mas é uma discussão que rende, tipo aquela entre o Hamilton e o Raikkonen em Spa-2008.

Fábio Andrade



O confronto teve cara de duelo de categoria de base, onde um acidente como aquele chega a ser relativamente comum. Mark espremeu Sebastian para a esquerda. Quando este meteu de lado, quis empurrar para a direita. A intenção do Vettel era até natural, o problema é que Webber manteve-se em linha reta e daí houve o choque.

A briga entre Hamilton e Button foi uma verdadeira aula para esses dois. Quando Lewis revidou a ultrapassagem na curva 1, Jenson puxou para fora para ampliar a velocidade de contorno na curva, já que a preferência era do Mr. Pussycat. Por acaso Hamilton concluiu a ultrapassagem, mas ao menos eles não trombaram. Já Webber manteve o traçado reto mesmo sem qualquer preferência na curva. A resistência do australiano pegou o alemão de surpresa. Bastou uma mexida lateral para promover a lambança.

Acidente de corrida. Dois cabeças duras dando o sangue pela vitória e pela ponta da tabela às vezes pode acabar nisso.

Felipe Maciel



GP da Turquia


Eu fiquei um pouco irritado com a puxação de saco do trio da Globo em relação à pista, mas até concordo, vai. O Istambul Park não é uma pista ruim. E chega, não esperem declarações mais passionais.

Ouvi dizer que esse foi o último ano da F-1 lá. Pela quantidade de gente nas arquibancadas, até durou muito. Mas eu sempre fico sentido, porque os países investem uma bolada para receber a F-1. Ver a categoria indo embora assim não deve ser agradável.

Fábio Andrade



Corridaça! Para uma prova em pista seca, o GP da Turquia foi uma grata surpresa. Não me lembro qual foi a última vez que vi tanto piloto brigando pela vitória no braço, ali na pista, no mano a mano mesmo.

Sabemos que o traçado é de alto nível, e a F-1 faria um favor a si mesma se o mantivesse no calendário. Com tanto circuito chechelento por aí, parece que só os decentes vem a correr risco. Vale até lançar a campanha "Fica Istambul!".

Felipe Maciel

8 comentários:

William Nascimento disse...

Muio boa as avaliações. A briga das duas Mclarens mostraram como se deve brigar de maneira limpa pelas posições, mesmo que sejam da mesma equipe.

Luiz Sergio disse...

A volta dos tempos românticos na Formula Um?
Quando olhamos os grandes orçamentos das equipe da F1,
compreendemos que não pode existir amadorismos, cada vitória
jogada fora, são prova de total irresponsabilidade, tanto do comando
da equipe quanto do piloto.
Arriscar uma ultrapassagem no seu companheiro, forçar o carro
a andar no limite, são inadmissíveis na mega estrutura de uma
equipe.
O culpado não foi o Vettel, nem o Webber, a equipe deveria ter determinações,
que mudariam a postura dos pilotos na pista, onde em primeiro lugar está o melhor
para a equipe.
Só digo que foi uma cena de comédia pastelão, onde caiu por terra todo
o profissionalismo da equipe Red Bull.
Se a Red Bull, não fizer os dois campeonatos, essa cena grotesca ficara marcada,
como ficou em 2008 o erro da equipe Ferrari, liberando o carro com a mangueira de combustível pressa.

Fábio Andrade disse...

Mas é aí que está, Luiz. As equipes tem orçamentos estratosféricos, tecnologia avançada e materiais de primeira, mas tudo isso ainda é gerido por seres humanos. E quando o fator humano entra em questão abre espaço para o imponderável, para o inesperado. E que bom que é assim.

Não vejo como falta de profissionalismo e sim como uma coisa normal que pode acontecer a qualquer um. Quando o fator humano entra em cena abre-se um leque de possibilidades como o piloto sair dos boxes carregando a mangueira de combustível, como você citou, ou de um piloto bloquear o pit stop do outro no treino classificatório como fez o Alonso na Hungria em 2007. Esse último exemplo é que, a meu modo de ver, foi uma tremenda falta de profissionalismo.

Felipe Maciel disse...

Luiz, vou ter que discordar também. Dizer que "a equipe deveria ter determinações,
que mudariam a postura dos pilotos na pista, onde em primeiro lugar está o melhor
para a equipe" é dizer que toda equipe tem que se comportar como a Ferrari, que não deixa seus pilotos brigarem na pista, e quando isso acontece logo gera polêmica.

A McLaren é tão liberal quanto a Red Bull, e não foi a primeira vez que Hamilton e Button dividiram uma freada nesse ano - desta vez foi em nome da vitória, o que direito de cada piloto buscar a sua. A diferença é que os dois ingleses souberam como fazer, já Webber e Vettel se degladiaram além da conta. E deu no que deu. É algo para se lamentar, mas não para condenar a equipe a agir feita uma Ferrari naurótica da vida. A cultura interna de RBR e McLaren é muito mais saudável.

Abs

Humberto M. Oliveira disse...

Ok, o profissionalismo é suprasumo na F-1 mas... o legal da história é isso mesmo. Foi prejuízo pra RBR? foi. Mas para o espetáculo? Não. Claro ,tem o risco. Mas isso é calculado na F-1(de certa forma). E tem o que se investe em tecnologia de carros e circuitos nesse sentido também. Não ponho a culpa do acidente em nenhum dos pilotos. O Vettel (pra mim), fez grande manobra, colocando de lado e tomando a preferencial da curva já com meio carro à frente e o Webber, como se nem fosse um companheiro de equipe ao lado, abriu pra fazer a curva como se não tivesse ninguém alí e bateram! Claro, naquela posição alí certo que a pior ficaria com o carro de fora, então... bingo do australisano! Que tirou uns bons pontos com a jogada, e ingenuidade do alemão que achou que por ser da mesma equipe, Webber não faria isso. Falha da RBR que permite esse tipo de situação. Bom pra nós que estamos assistindo hehehe!

Ridson de Araújo disse...

Se reclama que a Turquia tem de ir embora pq o circuito não atrai fãs, que tirem Abu Dabhi e Bahrain tb, que atraem muito menos.

Ridson de Araújo disse...

Concordo inteiramente com vcs no quesito profissionalismo: vc ser de uma profissão em que vc é pago para dar emoção, para disputar de verdade, para buscar sempre o melhor resultado vc tem a chance, claro que vc tem de tentar. E se der merda, ora, dá em tudo que é lugar, inclusive em equipes ditas puristas, que querem "trazer as crianças para casa". Po me cansei disso, é um absurdo boicotarem a todo custo uma disputa. Se Hamilton e Button não bateram, é pq são bons pilotos, que não deixam nem de ousar, nem de serem ingênuos.

Na batida de Vettel e Webber, foi legal para o esporte sem dúvida: quebrou o gelo. Vettel xingando, Webber não amarelou nem fez bobagem, mantendo a curva. O Vettel foi inocente, mas ora bolas, agora vai ter que ganhar a corrida nos boxes, na largada?

Ainda dizem depois que são contra a F1 chata, esses puristas...

Ah...aproveitando para convidar a todos a conferirem aqui um balanço feito por mim até agora na temporada, após 7 corridas:

http://historiasevelocidade.blogspot.com/2010/05/um-balanco-da-temporada-ate-agora.html

Pinheirinho disse...

Excesso de vontade. Carros da Red Bull se chocam e abrem caminho para a dobradinha da McLaren.
Pinheirinho é divulgador cultural é maranhense, a partir de Brasília. - E-mail: pinheirinhoma@hotmail.com