Estratégia da Ferrari
Em 2008 a equipe perdeu a possibilidade de ganhar em Mônaco por causa de uma sucessão de erros, alguns deles de estratégia. E hoje foi um grande acerto que deu ao Alonso o 6º lugar.
Foi uma tacada bacana, ainda mais porque encerrou a ilusão de que acabaram-se as ultrapassagens nos boxes. Mas é bom lembrar que deu tão certo porque Mônaco tem características muito particulares e o Safety Car entrou na hora certa.
Fábio Andrade
Fazia tempo que eu não via a Ferrari executar uma estratégia tão bem feita. Mas não adianta acreditar que o time recuperou sua inteligência de tempos anteriores, uma vez que a acertada manobra feita com Alonso havia sido pensada de sábado para domingo - em outras palavras, eles tiveram tempo para pensar.
A Ferrari ainda precisa se provar quando surge a necessidade de adaptação de estratégia no desenrolar da corrida. Nisso o Ross Brawn era (ainda é) craque.
Felipe Maciel
Tampa do radiador da McLaren
Parece até que McLaren e Ferrari trocaram de lugar. Um erro desses é digno dos italianos.
O Button jurou que “provavelmente sairia se não tivéssemos um Safety Car”. Sei não... mas é raro ver o pessoal da McLaren dar um furo desses. E nem foi tão ruim pro Button porque ele continua bem perto do líderes na tabela.
Fábio Andrade
A equipe detém um orçamento invejável, desenvolve alta tecnologia, ajusta a logística para cuidar adequadamente de cada item do equipamento, pagas salários estrondosos a seus respeitosos funcionários, abriga os dois últimos campeões da F-1, discute opções de estratégia através de uma penca de dados estatísticos, estuda minuciosamente o acerto da carro a cada fim de semana de corrida... E daí um fulano mecânico esquece uma tampa no radiador, superaquece o motor e acaba com a corrida do Button depois de todo o esforço feito para deixá-lo correr. O automobilismo é mesmo um esporte irônico...
Felipe Maciel
4 entradas do Safety Car
Dentro da média pra Mônaco, não? Curioso notar que ficou a sensação de que a direção de prova quis adiar o último Safety Car pra não prejudicar a chegada dos pilotos. Eles demoraram mais do que o habitual para acionar o carro-madrinha.
E quem diria, uma tampa de bueiro interromper um gp de Fórmula-1? Em Mônaco tudo acontece!
Fábio Andrade
O Maylander deve adorar a oportunidade de poder liderar o GP de Mônaco, e dessa vez tudo colaborou para dar ao alemão esse gostinho. Pode agradecer a Hulkenberg, a Barrichello, a Trulli e à tampa do bueiro.
Tampa de bueiro, é cada uma viu...
Felipe Maciel
Chandhok x Trulli
O Trulli tentou fazer um carro caber num espaço que só comportava meio bólido. Simples assim. E gerou um acidente perigoso, mesmo num trecho lento como o da Rascasse.
Fábio Andrade
Depois de tanta preocupação com a hipótese de os times pequenos atrapalharem os grandes no treino, o que se viu foi piloto de ponta atrapalhando piloto de ponta no qualifying, e, na corrida, dois pilotos de fundo de grid se enroscando.
O Trulli achou que a lenta HRT de Chandhok estava cedendo passagem e projetou o carro sobre um espaço que não se abriria. Acontece, paciência.
Felipe Maciel
Schumacher x Alonso
Ah, amigo, o Schumi, se não está na velha forma, pelo menos já voltou a criar polêmica.
Em suma: nem eu, nem o Reginaldo, nem o Galvão e nem ninguém sabia que quando o Safety Car recolhe na última volta é proibido ultrapassar. Acho que é uma regra que todo mundo só veio a conhecer depois do que aconteceu hoje.
Mas estava lá escrito no regulamento, então não cabe choro. Não entendi aonde a Mercedes quer chegar recorrendo da punição.
Fábio Andrade
Quando abriram a última volta, já estava claro que a corrida estava encerrada. A volta serviria para cumprir tabela e ratificar as posições. Daí o alemão me apronta outra pra cima do Alonso na Rascasse?
Acabou se tornando apenas um fato engraçado. Não tem do que reclamar, dona Mercedes. Ao menos sabemos que a disposição de Schumacher continua tão elevada como sempre foi: o alemão quer ultrapassar até quando a corrida já acabou, minha gente!
Felipe Maciel
Dobradinha da Red Bull
Bem, Mônaco era o lugar em que alguém podia tentar uma surpresa, dada a natureza única da pista. Kubica ensaiou essa surpresa no sábado, mas o domingo foi da Red Bull.
E agora eles lideram os dois mundiais. Eu diria que demorou muito.
Webber está em fase inspirada, como nunca esteve na vida. Creio que o Vettel não esperava ter tanto trabalho e a Red Bull também não esperava por esse rendimento do australiano. É bom o alemãozinho se cuidar, porque de morto o Webber não tem nada.
Fábio Andrade
Dobradinha da Red Bull em Mônaco. Red Bull líder entre os contrutores. Webber e Vettel empatados na ponta do Mundial de Pilotos.
Tudo mais do que justo; é o melhor carro do ano. O Newey merece tirar o atraso e parece que desse ano não passa.
Felipe Maciel
6 comentários:
Eu não entendi a do schumy, sempre quando o safety car sai da pista os pilotos só podem ultrapassar depois de passarem a linha de largada, não é isso?!
Felipe e Fábio, não sei se vai lhe interessar mas, como trabalho com previsões econômicas, resolvi tirar o final de semana para fazer um modelo de previsão para o campeonato de F1 (fiz um para o Brasileirão também).
Como é um modelo do tipo série temporal, quanto mais dados houver, melhor serão os resultados, logo, a partir da metade da temporada, deve dar resultados melhores.
O modelo de previsão foi baseado em 5 perspectivas. Primeiro, se a corrida é da fase européia ou não, se o circuito é de alta, média ou baixa velocidade, se a corrida foi sob chuva, a temperatura no dia da corrida (para separar em corridas com clima quente ou frio) e, por fim, o histórico de pontos do piloto, afinal, por mais independente que uma corrida seja da outra, não dá para aceitar que as chances de vitória do Bruno Senna sejam as mesmas do Felipe Massa.
A previsão para o campeonato é, pela ordem: Mark Webber, Sebastian Vettel, Jenson Button, Fernando Alonso, Felipe Massa, Robert Kubica, Nico Rosberg, Lewis Hamilton, Michael Schumacher e Adrian Sutil.
Já para o GP da Turquia, a previsão é: Sebastian Vettel, Mark Webber, Jenson Button, Robert Kubica, Nico Rosberg, Felipe Massa, Lewis Hamilton, Vitaly Petrov, Adrian Sutil e Jaime Alguersuari, com abandonos de Alonso e Schumacher, pelo histórico de ambos em pistas de mesma natureza.
Bem, o modelo foi feito por diversão, mas segue um certo rigor metodológico. Quando o fiz para o campeonato brasileiro de 2008 (em 2009 não fiz por pura falta de tempo), acertei os 4 times da libertadores e 3 dos quatro rebaixados com 10 rodadas de antecedência.
Se quiser ler mais sobre isto, fiz um post no http://esportesefinancas.blogspot.com/2010/05/previsao-f1-campeonato-e-gp-turquia.html.
Outra dobradinha. Webber vence em Mônaco seguido de Vettel e os dois lideram o campeonato.
Pinheirinho é divulgador cultural é mararnhense, a partir de Brasília. - E-mail: pinheirinhoma@hotmail.com
Não tem do que reclamar?
Luzes verdes, bandeiras verdes agitadas, Safety nos boxes, Alonso dormindo... Era pro Schumaquer fazer o que? Parar o carro? Se o Alonso bate o carro então ele chega em sexto do mesmo jeito porque a corrida já tinha acabado?
Que isto... Ai também não né.
Quem assistiu toda a corrida, ouviu o Galvão Bueno falar que numa relargada ninguem pode ultrapassar ninguem até que cruzem a linha de chegada.
Pô, quando o Schumacher ultrapassou Alonso estava na Rascasse, bem antes da linha de chegada.
Como aquela ultrapassagem poderia ser licita??
Regras são regras. Não é porque era o fim da corrida que as mesmas seriam mandadas as favas.
O que me assusta é que a Red Bull estava brincando,estão muito a frente dos demais.
Espero que alguém consiga barra-los,do contrário o Mundial tende a ficar monótono!
abraço
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