quarta-feira, 19 de maio de 2010

Mais sobre a intrigante regra do Safety Car



FELIPE MACIEL



Ainda sobre o problema na volta final de Monte Carlo, repassemos uma geral no assunto.

A nova regra do safety car determina que as bandeiras amarelas e as placas SC devem ser removidas e trocadas por bandeiras e luzes verdes desde o instante em que o Mercedão se aproxima dos boxes até o último bólido passar. As ultrapassagens ficam liberadas na altura da entrada do pit lane. Ressalva feita à última volta, em que a retirada do carro madrinha consiste num ato virtual, logo uma gentileza da FIA em abrir caminho ao vencedor rumo à linha de chegada.

A regra deixava claro e evidente que uma punição devia ser aplicada. Por mais que a Mercedes alegasse ter sido traída pela sensação de liberdade transmitida pelas luzes verdes, não havia a menor possibilidade de ganhar a apelação porque tudo isso era previsto no regulamento. Se na prática tal sinalização confundiu a Mercedes, azar o dela.



Mas é justamente aí que se nota a falha na estipulação da regra; ela não está exatamente errada, porém contraria o bom senso. E por que a FIA redigiu um tópico que contraria o bom senso? Ora, porque ela não teve bom senso quando pensou na ressalva.

Muitas vezes, quando se lança uma regra nova, deixa-se de se imaginar um detalhezinho que, mais cedo ou mais tarde causará problemas. Não é a primeira nem será a última vez que algo assim acontece. Por isso não é a escorregada da regra que me intriga (isso pode ser ajustado até o GP seguinte, e problema resolvido!). O que me intriga mesmo é a sua existência.

Afinal, por que diabos abandonaram um regra simples, consolidada e infalível como aquela da linha de chegada que vigorava até o ano passado, para implementar uma nova, mais complexa, que trata da linha do pit lane e potencialmente falha nas conjecturas de sua exceção?

Se estava bom, se ninguém reclamava... por que mudaram?

1 comentários:

Afinal, como funciona a regra do Safety Car? disse...

[...] | Blog F-1, F1.com, Dailymotion, Globo, Globoesporte Imagem | Daylife, GPUpdate [...]