terça-feira, 11 de maio de 2010

Mônaco, um Clássico



FÁBIO ANDRADE



É impossível negar: Mônaco é o desafio do ano na Fórmula-1. O circuito de cerca de 3300 metros, além de ser a mãe de todas as corridas de rua, é o mais desafiador do ano (opinião muito particular do blogueiro, aberta a discussões) por um motivo muito simples: errou, bateu, companheiro. Simples assim. Mas não tão simples para uma geração de pilotos que se acostumou a enormes áreas de escape.



Além da natural dificuldade da pista, a corrida do próximo domingo está envolta em outro problema: os 6 carros das equipes estreantes, muito mais lentos do que os do restante do grid, se tornaram uma grande dor de cabeça que ninguém sabe como resolver.

- O GP de Mônaco foi disputado pela primeira vez em 1929. Logo nesse primeiro gp, uma nota de uma revista dizia o seguinte: “não é preciso dizer que a pista é cheia de curvas, subidas íngremes e descidas rápidas. Qualquer controle de tráfego respeitável cobriria a pista com placas de ‘perigo’ à esquerda, à direita e ao centro”;

- Mesmo que para a Fórmula-1 de hoje Mônaco não seja uma pista de alta de velocidade, o traçado de Monte Carlo não é propriamente o mais seguro do calendário. A pista é estreita, cercada por guard-rails e há alguns trechos críticos, como a saída do túnel, onde se atinge a marca dos 290km/h;

- Se fosse submetida às mesmas regras de segurança dos outros circuitos, Mônaco já não estaria no calendário. Mas, felizmente, a corrida do principado permanece por tradição, e também porque há dinheiro e poder envolvidos;

- Junto de Interlagos, Spa e Monza, Mônaco é uma das poucas pistas do atual calendário onde as curvas tem nome e é possível “recitar” a sequência delas formando uma volta imaginária. Muito mais interessante do que ir enumerando as curvas por números em ordem cardinal;



- A pista passou por poucas mudanças desde sua inauguração. As mais significativas foram a adição da parte da piscina, um “s”, e as transformações sucessivas que fizeram desaparecer o grampo do gasômetro e deram lugar à curva que hoje é a Rascasse. Da Saint Devote até o túnel, o traçado é bem parecido com o original;

- O comprimento das corridas na F-1 é padrão: 305  km, no mínimo, e a partir desse valor chega-se ao número de voltas necessárias para atingí-lo em cada pista. Mônaco é a exceção: lá a corrida percorre cerca de 260 km. Se tivesse a obrigação de completar os 305 km convencionais, o GP de Mônaco teria 92 voltas e extrapolaria a duração de duas horas;

- Ayrton Senna é o maior vencedor da corrida: trinfou seis vezes no principado e é impossível falar da corrida monegasca sem falar do brasileiro. Lá, Senna assombrou a F-1 pela primeira vez, em 1984, sob chuva, com a modesta Toleman. E quase venceu em 1988, já na McLaren, quando liderava com larga vantagem sob Prost, mas bateu a entregou a vitória ao francês;



- Antes de Senna, o Mister Mônaco era britânico: Graham Hill venceu cinco vezes no anos 60. O alemão Michael Schumacher também venceu cinco vezes no principado;

- Na última década a McLaren foi a maior vencedora do GP de Mônaco. De 2000 a 2009, em 10 oportunidades, a equipe britânica venceu cinco vezes (2000, 2002, 2005, 2007 e 2008). A Ferrari não consegue uma vitória em Monte Carlo desde 2001;

- Dos pilotos em atividade, cinco já venceram a prova em edições anteriores: Fernando Alonso, Jarno Trulli, Jenson Button, Lewis Hamilton e Michael Schumacher.

- O GP de Mônaco pode ser emocionante ou pode ser um belo desfile tão monótono como foi o GP da Espanha. Só que Monte Carlo conta com o bônus de ser uma das corridas de automóvel mais significativas do mundo.

13 comentários:

Luiz Sergio disse...

Mônaco e os nomes das curvas que os pilotos sabem:
curva fechada com muro colado, curva muito fechada com o muro grudado, curva super fechada e o desgraçado do muro, curva um pouco aberta que por aqui é considerada uma reta com o muro acompanhando.

Thiago Wilvert disse...

E da-lhe aguentar o galvão falando da "reta curva"....kkkkkkkkkkkkkk

Mas acho que vem chuva por aí, hein?

Ron Groo disse...

Mônaco para mim só fica atrás de Spa, claro e da minha amada Monza.
Mas é clássico mesmo, é Fla-Flu, San-São com Maracanã e Morumbi lotados...

E quanto ao traçado. Me parece que só falta lá a curva do Gasômetro. Vamos verificar...

Felipe F. disse...

- Monaco é Monaco né..

Ester disse...

Se chover mesmo, vai ser ainda mais legal... Só vamos ver como fica a questão do "trânsito" lá, especialmente na classificação. É esperar para ver!
DTA!

Pinheirinho - Brasília/DF., Brasil. disse...

Previsão de chuva para o GP de Mônaco, próxima etapa da F-1. Deve chover nos três dias de atividades no Principado.
Pinheirinho é divulgador cultural é maranhense, a partir de Brasília. - E-mail: pinheirinhoma@hotmail.com

iGOR BdA disse...

Tenho que registrar que eu odeio Mônaco, o GP, quero dizer. ;P

marcelonso disse...

Olha,tomara que o Pinheirinho divulgador cultural maranhense adepto fervoroso do CTRL C + CTRL V esteja certo,apesar de gostar da pista,por tudo que representa,sua beleza etc e tal,ano passado a corrida foi um pé no saco.
Se chover vai ser que nem aquele ano em que o Panis levou,não sobrou quase ninguém,assim que é bom,com muita emoção.

Aposto que o Karun vai bater primeiro!!!!!!


abraço

Luiz Sergio disse...

Sabe o motivo da Red Bull ser tão mais rápida? É o silencioso.
Na área do paddock de Barcelona no fim de semana a única explicação para a sua velocidade, os engenheiros estimativam que o silencioso da Red Bull seja a solução para cerca de metade a sua vantagem no desempenho.
Os silenciosos tradicional saem na parte superior traseira da carroçaria, enquanto que os da Red Bull tem os localizados em baixo, ao lado da caixa de velocidades e a estrutura colisões traseiras.
Este é o lugar diferente do tradicional não leva somente os gases de exaustão de ar de alimentação para o difusor duplo , dando downforce extra sugando o carro para a pista, mas, sendo posicionado dessa maneira, ajudam a arrumar o fluxo de ar ao redor das rodas traseiras e fora da parte traseira do carro .
Os pneus traseiros são muito grandes, e são prejudiciais ao fluxo de ar saindo do carro.
Os gases limpam a turbulências nos pneus e motor.
Eu sei que é difícil imaginar, mas é uma parte crucial do que faz o Red Bull tão rápido.

iGOR BdA disse...

Quer dizer que carro de F1 agora tem SILENCIOSO... tá certo... A paulera que todos nós escutamos deve ser a vó do Galvão berrando!!!

Escapamento ? Abafador.

Gloriana disse...

I went to tons of links bforee this, what was I thinking?

cjcnklew disse...

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zlsibthim disse...

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