FÁBIO ANDRADE
O começo da temporada europeia era esperado pelas equipes porque era, finalmente, a chance de implantar atualizações para melhoria de rendimento dos carros. As equipes de ponta aguardavam a oportunidade para tentar encostar na Red Bull, dona do melhor carro do ano até aqui. Mas a sessão classificatória na pista espanhola de Barcelona revelou que a equipe dos energéticos continua muito a frente de todas as rivais em ritmo de classificação.
Mark Webber e Sebastian Vettel dominaram o grid com ampla vantagem em relação ao restante das equipes. É difícil pensar que um dos dois não conquistará a vitória amanhã no GP da Espanha. Entre Webber, o pole, e o primeiro carro de outra equipe, Lewis Hamilton e sua McLaren, há um enorme fosso de mais de oito décimos de segundo, uma diferença superlativa quando se fala em Fórmula-1.
O treino
Como de costume, o Q1 nocauteou as três equipes mais fracas do grid: HRT, Virgin e Lotus. A surpresa foi a saída precoce de Rubens Barrichello na primeira parte do treino.
No Q2, Adrian Sutil, que frequentemente avança para o Q3, foi surpreendido pela boa performance da Sauber, sobretudo do japonês Kamui Kobayashi, que conseguiu se credenciar para a fase final da classificação junto com o (competente-quase-genial-que-sempre-consegue-ir-para-o-Q3) Robert Kubica e as equipes do G4 (termo em desuso simplesmente porque a RBR já está podendo ser chamada de “G1”).
A Superpole foi um desfile da supremacia da Red Bull. A equipe austríaca comprovou que em condições normais o rendimento do RB6 é um arraso em relação aos concorrentes. Muito da absurda facilidade com que Webber e Vettel conquistaram a primeira fila se deve à eficiência aerodinâmica do modelo projetado por Adrian Newey, já que a pista de Barcelona é conhecida por ser uma das mais exigentes nesse quesito.
Quanto ao restante dos pilotos, o objetivo é tentar minimizar os prejuízos. Lewis Hamilton e Jenson Button mostram uma McLaren em boas condições de brigar pelo pódio. Na Ferrari a forte diferença de rendimento começa a deixar as coisas complicadas para Felipe Massa, que vem sendo seguidamente batido por Fernando Alonso, tanto em classificações como em corridas. A Mercedes, que realizou algumas mudanças no W01 para tentar ajudar Michael Schumacher a melhorar o desempenho, viu o heptacampeão, pela primeira vez no ano, classificar-se melhor do que Nico Rosberg.
4 comentários:
Tava lendo os comentarios dos pilotos e achei algo engraçado e estranho.
Massa disse que "Nono é muito ruim, principalmente com o carro que eu não conseguia guiar do jeito que gosto e sei. Parecia que estava andando de rali, com o grip muito baixo"
E completou: "Conversei com Alonso. Ele falou exatamente isso e também tá se lamentando. A volta que ele achou no Q3 nem ele sabe como, mas que foi guiando de lado o tempo todo."
Ae vou ver o depoimento de Alonso sobre o treino:
"No Q3 nos achamos o caminho certo e o carro estava bom para maximizar nosso potencial."
WTF????
Massa diz uma coisa e Alonso outra totalmente diferente.
Porque será que Alonso tambem não falou que o carro tava com pouco grip e assim dificultou as coisas??
E mesmo que os dois estivessem compartilhando do mesmo problema, o fato de um ter terminado em 4° e o outro em 9° é algo muito estranho não?
A Red Bull está bastante rapida, duvido que alguem seja capaz de se intormeter entre o Webber e o Vettel.
Grande Abraço!
Kimi_Cris
A RBR é a grande favorita para vencer a prova. É também a principal equipe a levar os construtores. Espero que as outras equipes tentem se igualar ao máximo a RBR. Minha decepção é ver a Williams lá em baixo.
This makes evyerhtnig so completely painless.
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