domingo, 16 de maio de 2010

Webber vence o conto de fadas de Mônaco



FÁBIO ANDRADE



"E Mark Webber venceu o Grande Prêmio de Mônaco, com Sebastian Vettel em segundo. E depois dessa dobradinha da Red Bull, todos viveram felizes para sempre".

E assim, começando pelo fim, conta-se toda a história da corrida em Monte Carlo. E a deixa para o restante do mundial é que a Red Bull agora é líder do campeonato de construtores e Mark Webber e Sebastian Vettel ponteiam a tabela de pilotos.



É em Mônaco, essa terra de reis, rainhas, príncipes e princesas que começa o conto de fadas taurino. Aquele que te dá asas.
Alonso, o herói

Largando dos boxes depois do infortúnio do sábado, Fernando Alonso ganhara um vale-show. A partida do final da fila era sua senha para brilhar, com um carro muito mais veloz do que os Hispania, Lotus e Virgin. E Alonso brilhou, ultrapassou, levantou a torcida da arquibancada da chicane do porto, mas antes de tudo isso deu um golpe de mestre depois de contar com um golpe de sorte.



Ainda na primeira volta, antes de Alonso poder começar sua epopeia, o Safety Car foi acionado. Mas não por causa de uma carambola na Saint Devote. Os pilotos da safra 2010 têm o costume de largar comportadamente. O carro-madrinha entrou na pista por causa do pancão solitário de Nico Hulkenberg na saída do túnel. Aí sim Alonso deu o bote, trocando pneus antes de todos. Na falta do reabastecimento, quem disse que não se consegue ultrapassar nos boxes?

E assim, o bicampeão viveu seu continho de fadas particular, montado em seu cavalo rampante. Depois de largar em último, o sexto lugar conquistado com parada precoce era um grandessíssimo resultado. Mas a história de Alonso ganhou bons ares de tragédia no fim, com uma bruxa velha e de queixo pronunciado aprontando uma das suas. Mas isso é história para o final.
E quem disse que touros não voam

Intrépidos como devem ser os mocinhos, Webber e Vettel gostam de emoção. Portanto, não desfilam sua competência montados em cavalos, mas sim em touros. Lá na frente, Webber justificava um famoso bordão e provava que touros podem sim ter asas e voar. Não fossem as várias inserções do Safety Car e o australiano chegaria muitos segundos a frente do restante do pelotão.

Vettel não esteve no mesmo ritmo de Webber e resolveu sua corrida na largada ao deixar Robert Kubica para trás. E é Kubica quem abre um novo capítulo na nossa história.
Os coadjuvantes de luxo

É quase uma injustiça chamar Kubica de coadjuvante. Pelo mérito de classificar a Renault na primeira fila, o polonês tem pinta de protagonista. Mas, não se sabe se por um capricho do roteiro, o polaco ficou ali, à sombra de Sebastian Vettel. E como Mônaco é Mônaco, o terceiro lugar foi o que restou ao piloto da Renault.

Felipe Massa também esteve ali, na dele. Largou em quarto, chegou em quarto e fez o feijão-com-arroz que lhe cabia no principado. Esse sim, um autêntico personagem secundário do princípio do fim da história.

Toda boa história tem uma pitada de dramalhão para segurar o público e às vezes acordá-lo quando a coisa se torna monótona. Button levou as mocinhas às lágrimas ao abandonar com o motor fervido. Barrichello fez a plateia prender a respiração com sua pancada na Massenet, mas nada assustou mais os espectadores do que o enrolo entre Jarno Trulli e Karun Chandhok na Rascasse, a instantes do fim. Há quem diga que essa manobra do roteiro foi a justificativa encontrada pelo autor da história para viabilizar o último grande ato.
A Bruxa de Kerpen

Há anos uma bruxa má assombrava a vida dos valentes pilotos. Com seu queixão apontado para frente e montada numa vassoura vermelha, ela amedrontava a todos quando aparecia em suas exibições endiabradas. Já havia feito algumas vigarices, até mesmo ali, naquela mesma curva Rascasse. Mas atualmente, a tal bruxa já não metia medo em ninguém. Alguns diziam que a magia por trás daquele capacete vermelho havia acabado.

Enquanto o herói do dia, montado em seu cavalo rampante, estava seguro de sua suada sexta posição, eis a surpresa. Ainda que o código de leis daquelas terras proibisse tal manobra na presença da fada-madrinha, digo, carro-madrinha, a bruxa, como quem tira o doce de uma criança, arrancou o sexto lugar de Dom Fernandito, da dinastia da Astúrias, ainda que essa não tenha sido uma de suas tradicionais vigarices com sinais de premeditação e má fé. E, num final de história de prender a respiração, o narrador da história para a televisão ficou sem acreditar que a Bruxa de Kerpen voltara à velha forma.

 

P. S.: rumores dão conta que a editora planeja uma continuação para a saga daqui a 15 dias na Turquia, também famoso império do passado. Trechos da história já vazaram, e corre à boca-miúda a versão de que os touros vermelhos continuariam imbatíveis como protagonistas da história.
Grande Prêmio de Mônaco, resultado após 78 voltas:

13 comentários:

Elizandro disse...

Cadê a punição, ou no mínimo, o resultado correto???

É claro e gritante que o Schumacher infringiu o regulamento.

40.13 If the race ends whilst the safety car is deployed it will enter the pit lane at the end of the last lap and the cars will take the chequered flag as normal without overtaking.

Ou seja, o safety car só entra nos boxes para que a corrida termine com os carros acelerando, para ficar mais bonito.

É PROIBIDO ULTRAPASSAR... ponto final. Já teriam que ter revisto isso, é última volta, não tem o que discutir. E quero ver se mudou a regra de passagem antes da linha de chegada também.

Tão de palhaçada novamente.

Cairo disse...

Fabio,

O MASSA colocou as duas rodas na linha amarela no momento que saia dos PITs!!! Isso está claro na imagem. Porque não houve uma punição? Niguem viu?

Kimi_Cris disse...

Mais um dominio de Webber, esperemos que não o australiano não se começe a habituar.
Em relação à ultrapassagem do Schumacher ao Alonso acho que foi legal já que nesse momento estão a ser mostradas bandeiras verdes e com bandeiras verdes pode-se ultrapassar.

http://www.galaxia-f1.blogspot.com

Fábio Andrade disse...

Cairo,

Confesso que eu não reparei na saída dos pits do Massa.

Elizandro,

Acabou de sair a punição ao alemão. O regulamento era bastante claro quanto a isso.

Cairo disse...

Fabio,
Veja a replise da saída de Massa do PIT. Ele colocou as duas rodas na linha amarela no momento que saia dos PIT!!! Isso está claro na imagem. Porque não houve uma punição? Niguem viu? Estão investigando? Vou mandar uma copia da imagem para os comissarios!

Anderson Nascimento disse...

Excelente texto! Acho um dos melhores que já li aqui no Blog F-1. Parabéns Fábio! Mas uma coisa gostaria de dizer. Palhaçada o que fizeram com Schumacher. Palhaçada mesmo de puni-lo.

marcos disse...

nem preciso dizer que seu texto é excelente, vc e o Daniel Médici escrevem maravilhosamente bem,porque não é elogio, é fato. e sobre a Corrida, Webber está imbatível smepre saindo da pole, e como ele se sairá vindo de trás?

Luiz Sergio disse...

Meus pêsames para os amantes da F1, aceitava até que eles devolvessem o sexto lugar do Alonso, devido ao regulamento, agora punir o Michael É A MAOIR SACANAGEM.
Novamente a máFIA usa dois pesos para analisar os problemas nas corridas:
a pouco tempo um piloto ficou balançando seu carro perigosamente na frente do outro piloto para não ser ultrapassado, dona FIA ficou omissa;
em outra corrida uma corrida na reta interna do box, que poderia ter consequência terrível , dona FIA novamente omissa, as ultrapassagens perigosas na entrada do box, onde não foi projetadas as ultrapassagens dona FIA não falou nada.
Agora vem punir um piloto que só fez o que sua carreira toda foi pago, ultrapassar um piloto que perdeu o controle do seu carro e deu a oportunidade, sem esse erro e os fiscais acenando bandeira verde, os sinais da pista mostrando luz verde, qual é o piloto que não ultrapassaria????
Nota ZERO, para quem não tem sensibilidade, para quem não suporta a F1.

Marcelo chobas disse...

Concordo com vc Luiz Sergio se o safety car ja tinha entrado nos boxes ,,,que se ferre o Alonso.0 Chumaker fez o que tinha de fazer ultrapassar o mala do Alonso e porque o Alonso nao foi punido quando ultrapassou o Massa na entrada dos boxes . Sera que a ferrari tem carro para alcançar REDBULL ? VOU TORCER PARA QU SIM ,,,,Apesar de nao gostar do Chumaker ele ta subindo aos poucos ,,,O Rubinho é um azarado ,,,,,VAMOS MASSA MAIS FEROCIDADE NAS CORRIDAS VC TA MUITO MORNO.

William Nascimento disse...

Os shows são da nova geração, mas as vitórias ainda são da experiência. Que lhe digam Button (atual campeão mundial) e Webber (líder do campeonato).

Joao disse...

o corridinha mais chata de fila indiana, apesear de todo o historico de monaco sempre foi uma dais mais chatas parece até um tilkodromo.

Luiz Sergio disse...

Penso que está ficando ridículo para nós comentar sobre a toda poderosa máFIA
(Federação Internacional do Auto-Trambicagem-Mobilismo), não foi a decisão de ontem, que nos estarreceu, foi a continuas decisões sujas que essa Federação poderosa toma.

Pinheirinho - Brasília/DF., Brasil. disse...

Webber ganha e cita Ayrton Senna. Vencedor do GP de Mônaco, australiano assume a liderança do campeonato e lembra-se do piloto brasileiro, campeão em seis provas no circuito.
Red Bull daz a dobradinha com o alemão Sebastian Vettel em segundo.
Pinheirinho é divulgador cultural é maranhense, a partir de Brasília. - E-mail: pinheirinhoma@hotmail.com