FELIPE MACIEL
Véspera do fortalecido GP da Inglaterra, que restabeleceu a garantia de permanência no longo prazo, é hora de relembrar o primeiro vídeo on board sobre a nova Arena, que foi exibido há 2 meses.
Martin Brundle ao volante cruza o circuito de Silverstone registrando as primeiras impressões graças à câmera atrelada ao cockpit. A olho nu, o trecho anexado tem toda a cara de traçado moderno, dessas que cansamos de ver nascer nos últimos anos: terreno estupidamente plano, largura acima da média, curvas espaçosas de média e baixa velocidade, áreas de escape com dimensões apropriadas para estacionamento de empresa de viação.
A parte que foi removida, embora fosse muito mais curta, oferecia desafio ao piloto, havia sediado belas ultrapassagens, apresentava S de alta...
Resumindo o lenga-lenga, trocaram o certo pelo duvidoso. Esse tipo de aposta não faria mais sentido em circuitos mais desanimadores, como o quase intocável Hungaroring, por exemplo?
São acontecimentos que confundem nossa cabeça. Ora, será que esses velhinhos não estão engajados em deteriorar o espetáculo? Vejamos...
Ano sim, ano não, eles se metiam a alterar a Bus Stop de Spa. Encurta, espicha, vira para a esquerda, vira para a direita... Até que cansaram. Por mais que mexessem, a desgraçada continuava proporcionando ultrapassagens. Que coisa!
Em Monza, se meteram a elevar partes internas das zebras nas variantes para ver se os pilotos ultrapassam menos. Essa pelo visto acabou dando certo.
Agora é a vez de bagunçarem com a pobre Silverstone. Na expectativa do GP da Grã-Bretanha, ficamos nos perguntando se as mudanças trarão mais ultrapassagens. Bem, se serão mais, eu não sei. Mas sei que se mantiver a mesma média, já será lucro. Pelo simples risco assumido de piorar o que era bom.
Vamos logo fincar o pé na realidade: a renovação de Silverstone não foi pensada essencialmente para gerar ultrapassagens; foi pensada para gerar dinheiro. Por isso, enquanto os fãs encafifados se perguntam se a corrida vai melhorar; Sir Bernie Ecclestone, seguro de suas exigências, esbanja confiança na nova estrutura, no espaço excedente para patrocinadores, numa arena para realização de shows...
Quanto ao que é do interesse dos espectadores da F-1... Bem, se o novo trecho não ajudar na emoção, existe ainda todo o restante do circuito de Silverstone para fazer sua parte.
5 comentários:
Eu nao sei se o tio Bernie ficou tao feliz assim com a nova parte, ja que nao usaram o derstruidor de pistas oficial da fia, e sim outro arquiteto, e qnd abriu eu lembro q os caras de silverstone estavam bem orgulhosos desse fato, entao e aguardar pra ver o q vai dar....
O circuito sempre foi extremamente rápido, e apesar de ter tido sua segurança melhorada ao longo dos anos, a sua característica de alta velocidade persiste até hoje.
Pinheirinho é divulgador cultural é maranhense, a partir de Brasília. - E-mail: pinheirinhoma@hotmail.com
A pista já era boa, não precisava mexer. Espero que em condição de disputa seja bom.
Felipe, nota dez para o seu comentário, pois teve a coragem de escrever antes da corrida!
Felipe,
Silverstone sempre foi uma bela pista,já mudaram sua configuração algumas vezes ao longo destes anos,espero sinceramente que possamos assistir uma bela prova,afinal a essencia foi preservada.
Como Tio Bernie queria ver Silverstone pela costas,os organizadores buscaram modernizar tudo em busca de outras alternativas,é o capitalismo selvagem!
No fim com a derrocada dos picaretas em Donington,Ecclestonne teve que rever seus planos!
abraço
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