FELIPE MACIEL
Falar da corrida em Hockenheim é comentar somente a respeito da troca de posições entre Felipe Massa e Fernando Alonso, o jogo de equipe mais mal disfarçado da história (na Áustria não houve disfarce, certo). Desde que criaram a regra que impede esse tipo de manobra, ninguém jamais foi punido e não foi por falta de oportunidade.
Vamos ao GP alemão, pois. Tudo começou quando as Ferraris pularam para a ponta após a má largada de Sebastian Vettel. Felipe assumiu a ponta seguido por Alonso. A diferença foi mantida estável no primeiro stint, completado com compostos macios. Quando efetuaram a troca para os duros, o circo começou a pegar fogo: Alonso partiu para cima de Massa e quase chegaram a se tocar.
Por alguma razão que "carece de fontes", o piloto espanhol deixou Massa se distanciar em 3s, até que resolveu fazer despencar a vantagem do líder da prova. Quando próximos, Rob Smedley emitiu a ordem de equipe para ceder passagem ao bicampeão e assim foi feito.
O que mais me surpreende não é a determinação do favorecimento ao Alonso após meio campeonato decorrido, onde a tabela classificatória sugere à Maranello a opção de escolher o primeiro piloto para a dura tarefa de disputar o título contra os 4 pilotos mais bem equipados do Mundial.
O que mais me surpreende é seu amadorismo para executar algo que deveria ser sua especialidade, se considerarmos a experiência adquirida no assunto. Será que até hoje não aprenderam a administrar um jogo de equipe diante de nossos olhos?
A tal regra da FIA inventada após os episódios de 2002 não serve para banir a inversão de posições, mas sim para evitar que o público seja enganado com um resultado manipulado. Ou seja, no fundo exige-se competência da escuderia para iludir o público ou ao menos confundi-lo com o mínimo de discrição.
O que vimos hoje, no entanto, foi uma aula de como não proceder numa marmelada. Quando Smedley perguntou ao Massa se tinha entendido a mensagem, o mundo inteiro respondeu por ele: sim, entendemos. E depois do GP, aquela patética postura de negar o jogo de equipe repetidamente, como se fôssemos telespectadores cegos, surdos e bobos. Péssima encenação feita por gente sem qualquer talento artístico.
Jogo de equipe existirá enquanto existir equipe. Não vale crucificar Massa, que fez seu trabalho respeitando a hierarquia, nem vale crucificar Alonso, que realmente quis receber o privilégio e o fez por merecer na visão da equipe. As dificuldades técnicas enfrentadas pelo Felipe são reais, e mostram que ele não está em posição de brigar pelo título este ano. O time então se achou no direito de apostar no Fernando. Se ele conquistar o tri, toda a polêmica vivida agora terá valido a pena.
Essa é a Fórmula 1. Um esporte onde se faz de tudo para ganhar. Inclusive tirar a vitória de quem a merecia. É tudo uma questão de ponto de vista. Do ponto de vista do público, isso é uma atitude anti-ética, anti-esportiva, um completo absurdo, uma vergonha para o esporte. Do ponto de vista da equipe, é uma maneira de ampliar as chances de alcançar o objetivo da temporada, em vez de dissipar os pontos e facilitar a vida dos adversários, o que consistiria numa "economia de inteligência".
Quem pode dizer o que é certo e o que é errado, afinal?
39 comentários:
Cada vez mais a F1 perde sua credibilidade conquistada em tantos anos. Quem nao se lembra das disputas curva a curva entre Senna e Prost?
VERGONHA!!!
A formula 1 nunca mais será a mesma. Cresci vendo o Senna segurar no braço pilotos com carros melhores que o dele, ou em melhores condições na corrida, mesmo sendo da mesma equipe. Parece que hoje não pode mais.
A Formula 1 virou uma farsa, onde não podemos mais torcer só pelo Massa esse ano, ou melhor, temos que torcer pra quando o Massa estiver em 1º o Alonso esteja pelo menos em 3º.
Palhaçada, me recuso a assistir o resto da corrida, e a Globo (pode ter certeza) está perdendo audiência.
Algo tem que mudar.
Abraço
Infelizmente eles só compreendem quando se toca nos seus bolsos.
A FIAT, dona da Ferrari, tem no Brasil o seu melhor mercado fora da Itália. Assim para que eles aprendam a nos repeitar, sugiro que no Brasil não se compre carros da FIAT, até que eles (FIAT) entendam que devem nos respeitar.
Que me desculpe o Felipe Maciel, mas o Massa foi ridículo hoje, nunca pensei que um piloto do seu nível teria coragem de fazer isso, ele foi um completo babaca, sinceramente não sei se vo torcer mais por esses covardes. Não venham me dizer que "ele foi profissional" antes disso ele precisa SER HOMEM. Dúvido que se o Massa fosse lider e a equipe passasse aquele codigo ridículo pro Alonso ele teria aberto como o fez o Massa. O meu desabafo é de 190 milhões de pessoas que acrodaram cedo pra ver uma tremenda covardia. É por causa desses babacas que o Brasil fica mal visto lá fora, não estou exagerando: as.com - autosport.aeiou.pt entre outros tiraram sarro da nosssa cara.
PARABENS MASSA VC É O EMPREGADO DO MÊS!!!!!!!!!!!!!!!!!
.
Ridícula a situação de Felipe Massa... decepcionou a todos nós, brasileiros... se entregou a uma situação de vexame... impotente!!
Seria melhor ele parar de correr a ter que fazer um papel deste!!!
James
F1
...
..
.
não se pode por a culpa em um só, odos da escuderia Ferrari são culpados por ridicularizar a F1 dessa maneira, onde não se disputa posição na pista é via rádio. Lamentável tudo isso...
Assisto corridas desde os títulos de Piquet e Senna. Estes não aceitariam este tipo de imposição. É uma afronta a todos nós brasileiros. Depois de hoje perdi o interesse em torcer pelo Massa. Pilotos assim, como Barrichelo também são contratados para servir aos interesses dos campeões e das equipes. E nós inocentes brasileiros torcendo por eles. Que saudades de pilotos(homens) de verdade...
Coincidência? O banco Santander é espanhol, veio através de asturiano patrocinar a Ferrari, patrocinou também a corrida na Alemanha. Para tudo ficar lindo, Alonso precisaria vencer na Alemanha e se posicionar como primeiro piloto da equipe. Mas, Massa sujou a sua relação com os brasileiros, foi covarde, teve medo, não é digno de está na formula 1. Pois bem, hoje eu compreendo o Lewis Hamilton.
Caro Felipe, seu chará não merece a considereção que milhões de brasileiros tem por ele... ora, existe uma regra que é ... não se pode ter jogo de equipe, mas a Ferrari se acha a tinta de Michelângelo, o Alonso acredita e o Massa tem certeza. Infelizmente, esperamos uma punição radical por parte da FIA, a qual, estamos torcendo para que seja a desclassificação de ambos pilotos. Não se preocupe com seu chará, com certeza ele receberá o prémio de Melhor Empregado do Ano. Vamos boicotar o Grande Prêmio do Brasil, afinal alguém tem que fazer alguma coisa... e você fará o que???
o que aconteceu com os pilotos brasileiros? por quê sao tudo esse bando de mocinhas? Barrichello, Nelsinho piquet e agora até o Massa. Fico imaginando se o Piquet cederia uma vitória pro Mansell ou o Senna pro Prost.
Gente! Isto não é esporte é um negócio. E como tal sem vergunha! É bom para os que ainda não acordaram pararém de perder tempo em torcer. Isto é um negócio. Somente isto!
Fizeram tudo errado e levaram 100 mil de multa!
Eita Ferrari. É uma cagada atras da outra.
Acompanho a visão de todos e decidi não torcer mais para o Massa como fazia até esta corrida. Neste episódio todos são culpados. A Ferrari pelo AMADORISMO total, a FIA por não ter se manifestado DURANTE a corrida já que todas as comunicações são monitoradas ON-LINE, ao corno do ALONSO por não ser arrojado o suficiente para fazer a ultrapassagem já que era tão mais rápido; e também ao MASSA por ter sido COVARDE de não enfrentar a equipe DURANTE a corrida. Em ÚLTIMA instância quem freia e acelera é ELE. Se ele quisesse o ALONSO não passaria e depois aguenta a bronca interna. Já ganha MILHÕES de dólares mesmo, que falta faria mais alguns em caso de demissão?
Acho incrível também que a REDE GLOBO que paga MILHÕES a FIA para fazer a transmissão para o BRASIL não se posicione e não faça pressão para os BRASILEIROS serem mais respeitados.
APELO para uma campanha para que nenhum brasileiro veja mais a F-1 este ano de modo a gerar um GRANDE prejuízo publicitário para a REDE GLOBO.
Que decepção MASSA, que decepção...chorei torcendo por você quando por uma reta em SP você não foi campeão, excomunguei a Ferrari pelos inúmeros erros que te tiraram o título neste mesmo ano...é melhor que se aposente...mais um Rubinho, mais uma RUBINHADA...
Anderson...100 mil não é nada para a FERRARI. Para aprenderam a única punição é excluir os dois pilotos desta corrida suja.
O que pode mudar é todos nós não vermos por um tempo a F-1.
Esse foi o GP do "Isso é RIDÍCULO!"... Alonso, Lauda e mais uns milhões por aí...
Jogo de equipe... Sempre existiu na Formula 1 e sempre existirá. Afinal de contas, são equipes disputando o campeonato; e para elas tanto faz este ou aquele piloto vencendo os GPs e/ou o campeonato, desde que seja um "de casa"...
Realmente não é legal ver uma ordem dessas - camuflada ou não - numa corrida. Mas, particularmente, entendo que seja algo normal (como já escrevi, sempre aconteceu!). Talvez as circunstâncias que envolveram a deste GP da Alemanha tenham sido... para usar a palavra do momento... RIDÍCULAS! Não imagino como seria a nossa reação se a ordem tivesse sido dada ao Alonso para deixar o Massa passar... seria a mesma??
Mas, nesta questão, estou de acordo com David Coulthard, que disse que esta regra (proibição de ordens de equipes) é, ela sim, RIDÍCULA! Se as equipes não podem executar suas estratégias, então para que existir equipes?? Que cada equipe tenha, então, apenas UM único carro... Não sou tão velho assim, mas houve época na F1 que pilotos cediam seus próprios carros - não apenas a posição!! - para que o companheiro tivesse um melhor resultado no GP...
Enfim, a regra existe (EXISTE MESMO?) e a Ferrari violou essa regra. Tem de ser punida!
um abraço
http://griddaf1.webnode.com/ FELIPE ME ADRE NOS SEUS LINKS DE BLOG QUE EU COLOQUEI VOCÊ LÁ
NÓS. Nós podemos dizer o que é certo ou errado. Nós, torcedores e expectadores. Afinal, a razão de ser do evento é a presença do expectador, sem o qual a longa cadeia de interesses perde o sentido. Ou não? Independente de termos outro piloto brasileiro envolvido, acredito que a maioria dos expectadores desaprova essas manobras. Fica a sensação de manipulação, de resultado plantado, enfim, de atitude que afronta a boa disputa e que desrespeita quem está na pista tirando tudo o que o equipamento pode dar. Honestamente, por um momento imaginei que essas atitudes, com tamanha desfaçatez, não mais ocorreriam (santa ingenuidade!!) Mas gostei de acreditar nisso!! Gostaria de ver o Alonso - grande piloto que é - disputar a ponta com o companheiro de equipe; afinal, estava mais rápido, poderia ultrapassar. Se conseguisse, teria alcançado uma vitória louvável; se não, o Massa teria alcançado um resultado memorável. E em qualquer dos casos NÓS teríamos sido contemplados com um espetáculo digno E A FERRARI TERIA MANTIDO A DOBRADINHA.
Felipe Maciel, estou me despedindo, é com muita tristeza e nojo dessa federação máFIA e do brasileiro felipe, pode fazer dupla com o outro brasileiro, nelson angelo.
SAI FORA E FELIPE MACIEL, SE TOCA NO SE COMENTÁRIO, VOCÊ TOLO É...O QUE A FERRARI, FEZ COM FELIPE MASSA ISSO SIM É RIDíCULO, PASSIVO DE PUNIÇÃO PERDER TODOS OS PONTOS DO CAMPEONATO E DESCLASIFICAR OS DOIS PILOTOS, É NOJENTO…
ACOMPANHO DESDE OS MEUS 8 ANOS DE IDADE E JÁ TENHO 38 ANOS, CONFORME O NICK LAUDA DISSE É UMA VERGONHA, ASSISTIR A FORMULA 1. BOM AZAR A TODOS DA FERRARI….ELES SE MERECE…
Espero que depois dessa, a audiência tenha uma redução drástica, perder bastante audiência, quem sabe eles se preocupe um pouco mais, Esta errado O Fernandi Alonso, porte pressionado, naõ deu para ultrapassar na técnica mesmo com carro melhor, foi na marra, esta errado a equipe por talvez sei lá jogo de interesse, grana o empresários e patrocinadora do Alosnso seja mais forte, precionou a ferrari, o que mudria para ferrari os pontos foram os mesmo, só mudou para Alonso e Massa, por isso acho que tem mais o a força, prestigio do Alonso e empresários do que da Tola e nojenta Ferrari...Desejo que Ferrari tenha um carro cada vez pior, equipe de mediocres...a disputa de apenas um piloto...estou com vergonha até de assistir F1...
Nao consegui ver a corrida, entao nao tenho muito como dar opnia, mas gostaria de ver alguma analise com base nos tempo de volta? (se tiver do Vettel tb seria interessante).
Tinha certeza que esse post ia render. Considero brilhante a posição do Felipe Maciel!
Do ponto de vista empresarial, a decisão da Ferrari foi errada?
Alguém duvida que F-1 é "business", como um dia disse o idiota do China? Mas que esporte não é?
Se a pontuação entre Felipe Massa e Alonso estivesse invertida e a situação na pista de hoje também estivesse invertida, alguém duvida que a Ferrari adotaria a mesma postura?
Sobre os comentários acima:
1) Senna e Prost, sim, disputaram ferrenhamente em seus anos de McLaren. Só que, naqueles anos, não havia uma segunda equipe no páreo.
2) O Felipe Massa não é o empregado do mês. Ele apenas cumpriu um ordem superiora, como todo empregado faz todo dia.
3) Williams em 1986 e McLaren em 2007 perderam o campeonato porque não definiram claramente um primeiro piloto.
4) Todos nós vamos continuar a ver F-1
5) A interpretação do Felipe Maciel acerca da regra do jogo de equipe foi perfeita - façam, mas não nos deixem perceber.
Felipe, parabéns pela serenidade e isenção do seu post!
E o Massa ainda teve a cara de pau de reclamar do nelsinho quando ele jogou o carro no muro, dizendo que aquilo não era esporte. Seguindo o raciocínio tosco do próprio massa, o nelsinho também agiu pro bem da empresa.
É impossível ficarmos parados, vamos fazer pressão boicotando o GP Brasil via twitter foragpbrasil
Está morto!
Essa é a situação de Massa para mim, o piloto.
Irei além ao dizer que é bem provável que, para ele, Massa, do ponto de vista do Legado que deixará quando cessar sua participação na F1 (para mim já não há mais), fosse melhor que o acidente com a "mola do Barrichello" tivesse ali encerrado sua carreira; teria lhe livrado de se tornar um 1B ao quadrado, só mais um brasileirinho.
Lamentei muito a perda do Campeonato de 2008, mas hoje vejo como providencial a derrapada do Glock. Um sujeito com esse tipo de caráter não merece ser Campeão.
As supostas qualidades de Massa, que lhe renderam a simpatia de muitos, hoje se mostraram pelo o que elas realmente são; tão inócua quanto a vitória de Alonso no GP da Alemanha de 2010.
"Ah, mas precisava garantir a ratificação do contrato por parte da Ferrari no fim do ano", alguém pode dizer.
Verdade, e garantiu. Garantiu também carimbo definitivo de retorno à vala comum, onde, no frigir dos ovos, nunca saiu efetivamente.
Reutemann, Pironi, Arnoux são e serão eternamente lembrados, mesmo não tendo jamais sido campeões, por, entre outras coisas, não se submeter às ordens de equipe. Não se deixar cair na vala comum.
A eles, ao rol dos inesquecíveis, pois, Massa não se juntará jamais.
Justo, muito justo. Justíssimo.
Interessante caro blogueiro os dois pesos usados para analisar o caso do massa e o de barrichello.
E concordo com o caro leitor que responde a vossa pergunta sobre quem pode dizer o que é certo e o que é errado: NÓS. Nós bancamos a F1. Sem audiência, sem F1.
Para mim o Massa virou a partir de hoje um novo Barrichello. E a Ferrari cometeu um crime maior do a 8 anos atrás: naquela época Schumacher era muito mais forte que Barrica e ta na cara que era o cara da Ferrari no ano de 2002.
Este ano não, a diferença deles tecnicamente não é tão grande, e o campeonato ta aberto. A graça do esporte é justamente a surpresa, o mais fraco surpreendendo o mais forte, o piloto reagir do meio do campeonato pra frente... se for pra fazer o que foi feito que se escolha um piloto por equipe apenas. Quantas viradas vimos ao longo da historia da fórmula 1? E se a Mclaren em 88 e 89 escolhesse um piloto só? Qual a graça?
O Massa pra mim tinha que ter escancarado tudo. Reunião com a Ferrari, rescisão, etc... Em nome do esporte. Se ele apelasse para essa bandeira iria sair bonito da situação e ser consagrado praticamente como um novo Barão de Coubertain na fórmula 1. Mas não tem peito. Se deixou levar pelo sistema. E ainda quis dar uma de certinho, cumpridor de ordens. É um looser.
Quem pode dizer o q/ é certo ou errado são as pessoas q/ se prezam há ter diginidade, sendo assim, Ferrari, o chorão do Alonso e principalmente a mais nova decepção do esporte brasileiro, Felipe Massa ñ podem nem pensar em dizer o q/ é verdade pois lhe faltam dignidade. Mas como brasileiro infelizmente a minha maior decepção é com o Massa q/ fez o país o admirar qdo deu um título de presente p/ o Haikonnen e ali sim se fazia jus, qdo perdeu o título por um mísero ponto na última curva da última corrida do ano após a Ferrari o deixar na mão com muito erros e qdo passou por um grande susto no ano passado, agora se sujeita a tal papel, eu particularmente esperava dele um sonoro "NÃO" e esse não, não seria dado ali na hora pelo rádio mas sim com a vitória, e terminaria de ter uma nação inteira o admirando. Pena Felipe Massa, vc jogou tudo no lixo inclusive o seu nome, pena Felipe eu q/ ñ sou nada p/ vc o admirava, "PENA FELIPE..."
SE MASSA TEM VERGONHA NA CARA ELE NÃO ENTREGAVA A CORRIDA. SE MASSA TIVESSE AMOR PRÓPRIO ELE GANHAVA A CORRIDA E MANDAVA A FERRARI COMER MACARRÃO.
Recomendo, na mesma linha do que escrevi acima: http://splash-and-go.blogspot.com/
Oi? Se despedindo?
PESSOAL, ACORDEM O ALONSO E MUITOS OUTROS SAO MELHORES DO QUE O F.MASSA, SE O CARA FOSSE FERA MESMO DAQUELES ARROJADOS NÃO ACEITARIA ESTE TIPO DE COISA, DUVIDO QUE EMERSOM,PIQUET,SENNA ACEITARIAM. "CALA TE FELIPE" É O QUE IMPRENSA ESPANHOLA ESTA ESCREVENDO, REPRESENTANDO O BRASIL HOJE TEMOS APENAS MOTORISTA E NÃO ESPORTISTAS. ESQUEÇAM F1 SE QUISEREM BUSCAR ALGUM BRASUCA DE ENCHER OS OLHOS, NÃO TEM MAIS, ACABOU.CONSELHO: DURMAM ATÉ MAIS TARDE AOS DOMINGOS PELA MANHÃ OU VÁ PASSEAR ,VCS.NÃO VÃO SE ARREPENDER.
Felipe, respeito muito suas opniões, mais diante de tudo só um pensamento me ocorre:
A f1 é feita para o público e não para as equipes, se eles querem fazer jogo sujo, o problema é deles, mais expor isso para milhões de telespectadores, que é o objeto da competição é simplismente ridículo.
ESSE MASSA NÃO PASSA DE UM GRANDE BUNDÃO!
DE AGORA EM DIANTE ELE TAMBÉM SERÁ O RESPONSÁVEL POR ENGRAXAR AS SAPATILHAS DO ALONSO!
Pra quem já torceu pra Fitipaldi, pra Piquet e pra Senna ter que aguentar estes bundões é uma dureza!
ESSE MASSA NÃO PASSA DE UM GRANDE FRACASSADO!
É sempre desse jeito com nós os brasileiros. A Ferrari fez pela segunda vez essa grande injustiça nas pistas. Primeiro foi com Rubens Barrichello, quando ele deixou Michael Schumacher ultrapassá-lo para ele chegar em 1º, agora foi com Massa, para o espanhol ganhar. Até quando veremos isso?
Pinheirinho é divulgador cultural é maranhense, a partir de Brasília. - E-mail: pinheirinhoma@hotmail.com
[...] This post was mentioned on Twitter by Alexandre Almeida and Alexandre Almeida, Rádio OnBoard. Rádio OnBoard said: Opinião sobre a polêmica no Blog F-1 http://blogf-1.com/2010/07/massa-entrega-vitoria-a-alonso-no-gp-da-alemanha/ [...]
[...] | Grande Prêmio, Blog F-1, Wikipedia Imagens | Daylife, Motorpasion [...]
MASSA, MAIS IMPORTANTE DO QUE DINHEIRO E DO QUE A FERRARI, ESTÁ A SUA DIGNIDADE. EU DUVIDO SE VOCÊ TIVESSE GANHO A CORRIDA SE A EQUIPE IRIA PENALIZAR VOCÊ. VEJA O EXEMPLO DE DISPUTA LIMPA DA RED BULL, E OLHA QUE VOCÊ ESTAVA DISPUTANDO O TÍTULO E ESTAVA NO MEIO DO CAMPEONATO. RECONHEÇA O ERRO PEÇA DESCULPA AO POVO E RECOMEÇE DO ZERO. NÃO ATIRE PEDRA NOS OUTROS QUANDO VOCÊ TEM UM TELHADO DE VIDRO, TIRE PRIMEIRO O CISCO DO OLHO. POIS, VOCÊ FOI UM DOS QUE MAIS CRITICOU NELSINHO PIQUET, CHEGANDO A DIZER QUE PERDEU O TÍTULO POR CAUSA DELE. ENTRETANTO, A ATITUDE DELE NÃO FOI EM NADA PIOR DO QUE A SUA ATITUDE. QUEREMOS VER O MASSA DOS VELHOS TEMPOS DISPUTANDO LIMPO E COM RAÇA. QUEREMOS QUE VOCÊ VOLTE A ENCHER DE ORGULHO A SUA FAMÍLIA E O POVO BRASILEIRO!!!
Postar um comentário