sábado, 21 de janeiro de 2012

O fim da carreira de Barrichello e a nova chance de Bruno Senna

Nesta semana, o anuncio mais esperado do mês foi realizado colocando Bruno Senna como companheiro de Pastor Maldonado na Williams. A equipe inglesa juntou prós e contras, analisou o concorrente à vaga, o também brasileiro Rubens Barrichello, que fez um bom trabalho enquanto pilotou o carro azul e branco de Grove, e por fim, optou por Bruno.

[caption id="" align="aligncenter" width="600" caption="A Williams aposta no trabalho de Bruno junto aos engenheiros para uma boa temporada em 2012"][/caption]

Segundo a própria escuderia, a escolha não levou somente em conta o fator financeiro, claramente vencido por Bruno Senna. A capacidade técnica também foi levada em conta. E por mais que se digam que Barrichello possui uma experiência que poucos possuem atualmente na Fórmula 1 e seja um grande acertador de carro, a equipe Williams preferiu colocar um outro profissional para ajuda-la a fazer um 2012 bem melhor do que o ano passado.

Bruno Senna ganhou sua terceira chance na categoria muito porque as duas chances anteriores que teve não serviram de parâmetro concreto para julgar seu desempenho como piloto. Na Hispania, o carro indiscutivelmente não colaborou nem um pouco para que o brasileiro pudesse mostrar para que veio à F-1. No ano passado, Bruno assumiu a vaga de Nick Heidfeld na Renault e se viu cheio de dificuldades em um campeonato que já estava em andamento. Desse modo, uma temporada completa é a chance, talvez a última, que ele tenha para mostrar se realmente merece estar na principal categoria automobilística do mundo.

Muitos consideram um risco ter uma dupla de pilotos como Bruno Senna, que tem um potencial discutível ainda, e Pastor Maldonado que demonstrou somente ser um piloto mediano. O que Barrichello possuía de sobra, Senna e Maldonado precisarão de um longo tempo na F-1 para adquirir. A falta de experiência pode pesar, ainda mais em uma equipe que está em reestruturação técnica e contará com novos motores para esse ano, além de novos comandantes técnicos. No entanto, uma mudança talvez seja o que realmente a Williams precisa para sair de um momento tão difícil como é esse que ela se encontra atualmente.

Quanto a Rubens Barrichello, sua carreira na F-1 terminou, enfim. Foram quase 20 anos e muita história vivida nos paddocks da categoria. Há ainda quem acredite que em 2013, com as grandes mudanças que a F-1 prepara, ele possa voltar em alguma escuderia e usar sua experiência a serviço da F-1. Uma volta como fez Michael Schumacher, por exemplo. Mas acredito que com uma concorrência tão forte como a que existe na F-1, Barrichello, por vontade própria, não irá atrás de um retorno a categoria.

Para Bruno Senna, seria interessante que em 2012 ele possa demonstrar o potencial que revelou em outras categorias como a GP2. Para Rubens Barrichello, que ele possa “gastar” sua energia e paixão pela velocidade em outros circuitos, em outros carros e em outras categorias mundo a fora.

Deixe seu comentário »

6 comentários:

Ron Groo disse...

Hoje mandei um texto sobre Senna sobrinho na Williams, tenho sérias duvidas quanto ao futuro dos caras... Tanto do time quanto do piloto.

Pinheirinho - Brasília/DF. disse...

Nosso Barrichello será reverenciado na história da Fórmula 1 como um pedagogo das grandes curvas e dos desafios.
Pinheirinho é divulgador cultural é maranhense, a partir de Brasília.
E-mail: pinheirinhosb@gmail.com

Marcelo Betioli disse...

Torço muito para que Bruno Senna consiga sucesso na Williams.
E torço para que Barrichello possa se dar bem em qualquer categoria, pois ele merece.

Quando tiver um tempo, faça uma visita ao meu blog.
Passaporte da Velocidade.
http://passaportedavelocidade.blogspot.com/

Abraços.

Claudio disse...

Barrichello na Indy, ai ganha tudo!

viviane disse...

Eu tambem torço muito para que Bruno Senna consiga sucesso na Williams.

Quando tiver um tempo, faça uma visita ao nosso site:
@portalf1_PT Portugal / Brazil
PortalF1.com - As últimas noticias de Formula 1 em português!
http://www.portalf1.com

Aderson disse...

Uma pena que Barrichello tenha sido trocado pelo Bruno.
Justamente quando a equipe passou a ter um motor de vergonha e assim pode trabalhar melhor no carro.
Se o carro for bem nascido, Bruno vai se dar bem.
Caso contrario, Vai ser um desastre!!