quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Os confirmados para 2012

A FIA divulgou a lista dos pilotos e equipes que já estão confirmados para a temporada 2012 da Fórmula 1. De equipes, como todos nós já sabemos, nada de novo. As 12 escuderias que compuseram o grid em 2010 e 2011 permanecerão para o próximo ano - quem diria que a Hispania conseguiria sobreviver esse tempo todo. Já a lista de pilotos mostra que podemos ter algumas surpresas na definição de quem ocupará os cockpits vagos, que somam nove.

[caption id="" align="aligncenter" width="600" caption="Nove são as vagas ainda não confirmadas segundo a FIA"][/caption]

As escuderias de ponta, como já sabido, tem seus pilotos confirmados para o próximo ano. A Red Bull, atual bicampeã, vai de Sebastian Vettel e Mark Webber, dois pilotos que são o suficiente para tentar manter os austríacos no topo. A McLaren mantém Jenson Button e Lewis Hamilton e deve permanecer com essa dupla por um bom tempo. A meu ver, é a melhor dupla do grid. A Ferrari terá Fernando Alonso para o ano que vem ao lado do indigesto Felipe Massa. Indigesto porque o brasileiro está longe de trazer os resultados que a Ferrari espera. Se 2012 não for diferente, em 2013 ele não estará mais em Maranello. A Mercedes também permanece com a mesma dupla de pilotos: Nico Rosberg e Michael Schumacher, que ainda aguardam por um carro que os leve às vitórias.

Das escuderias médias até as menores são poucas as definições. A Lotus-Renault confirmou recentemente a contratação de Kimi Raikkonen, que já figura na lista da FIA. Já a outra vaga segue em aberto com uma briga acirrada entre Bruno Senna, Romain Grosjean e Vitaly Petrov.

Na Force India, as duas vagas continuam em aberto.cialis online Porém, somente 3 pilotos lutam por elas e dificilmente a dupla Paul Di Resta-Nico Hulkenberg não serão titulares em 2012. Para Adrian Sutil resta negociar com uma outra equipe, a Williams talvez.

A escuderia de Frank Williams também tem seus dois cockpits indefinidos. E estão na briga Pastor Maldonado, Rubens Barrichello, Adrian Sutil, Van der Garde e Valeri Bottas. A situação de Pastor Maldonado pode definir as coisas para a Williams, visto que o contrato de patrocínio com a petrolífera PDVSA pode ser rasgado e o time ficar sem dinheiro para o próximo ano. Desse modo, o venezuelano muito provavelmente seria dispensado e um piloto com bolso cheio ocuparia seu lugar. Se Maldonado se confirmar como titular junto com o caminhão de dinheiro do petróleo venezuelano, a outra vaga deve exigir menos dos patrocínios dos candidatos e premiar um Barrichello ou Sutil. É esperar para ver.

Enquanto a Sauber já está com seus dois pilotos, Kamui Kobayashi e Sergio Pérez, confirmados para o ano o ano que vem, a Toro Rosso segue com suas vagas em aberto e, se nenhuma surpresa pintar, ela deve escolher entre Jaime Alguersuari (o mais favorito a uma das vagas), Sebastien Buemi (o mais favorito a deixar a equipe) e Daniel Ricciardo, que também pode pintar em outra escuderia. Se alguém de diferente for confirmado na equipe, será uma daquelas surpresas que só a F1 reserva.

A Marussia já garantiu Timo Glock e Charles Pic no lugar de Jérome D’Ambrosio para a temporada 2012. Tecnicamente não muda nada, já que Pic não possui resultados expressivos de onde veio e só participará da F-1 ano que vem por conta de seu dinheiro francês, isso é claro.

A Caterham confirmou no carro número 20 Heikki Kovalainen, que desde sempre na equipe de Tony Fernandes vem deixando Jarno Trulli para trás. O italiano será piloto do carro 21.

Por fim, a Hispania também é outra com as duas vagas indefinidas. Indefinidas em termos, é verdade. A lista da FIA soou estranho quanto a isso, já que os espanhóis anunciaram Pedro De La Rosa como piloto para 2012. De qualquer forma, ele deve assumir um dos carros e aguardar a definição de seu companheiro que deve trazer também uma boa quantidade em dinheiro para a sobrevivência da equipe.

Deixe seu comentário »

1 comentários:

Ron Groo disse...

Esta é só a primeira. Outras virão.