domingo, 19 de outubro de 2008

Só pra constar

A uma etapa do final, sempre surge aquela curiosidade de saber qual seria a situação caso convivêssemos com a pontuação antiga, que vigorou até 2002: um sistema que privilegiava mais a vitória e menos a regularidade.
Se assim fosse, a tabela indicaria hoje 78 pontos para Hamilton contra 73 do Massa. A diferença cairia de sete para cinco. Acha pouco?
Na verdade, essa possibilidade alternativa seria um ganho enorme para Felipe. Considerando que o brasileiro vencesse em Interlagos, bastava contar com Raikkonen ou qualquer outro piloto diferente de Lewis na segunda colocação para conquistar o título.
Atualmente, Hamilton assegura o campeonato chegando em quinto. Na pontuação antiga, precisaria de um segundo lugar para se garantir. Este último paronama seria mais confortável para o ferrarista por uma razão muito simples: o peso da vitória.
Nisso, os rivais estão pau a pau: 5 pra lá, 5 pra cá. A diferença se vê na importância do hipotético sexto triunfo.
Independente de estarmos falando sobre Massa, sobre Hamilton, tenho a impressão de que a maioria dos espectadores ainda prefere o sistema que a FIA abandonou.

7 comentários:

O disse...

Ao levantar o campeonato de F1, Lewis Hamilton proporcionará ao povo negro ao redor do mundo uma auto estima maior do que Obama presidente, Tiger com 1 Bilhão de Dolares ou Ronaldinho melhor do mundo, Ele e somente Ali estarão no mesmo patamar.

Leandrus disse...

É, realmente Hamilton está bem mais tranquilo com esse novo sistema. Mas confesso que nunca achei ruim o sistema atual de pontos; talvez seja pela simpatia por quem chega em 7º e 8º, rs

Raúl disse...

espero q le pase lo del año pasado o q pinche y gane massa y quede hamilton 7º y gane massa ajustadamente y si no q se lo lleve alonso por la hierba jijiji

Ron Groo disse...

Ah tá... Agora entendi o lance dos logaritimos.
Deveriam voltar a este sistema de pontos. Era mais justo e com mais emoção.

Anônimo disse...

Deveriam voltar ao sistema antigo de pontos, ao sistema antigo de treinos (q saudade dakelas 12 voltas...). Tudo deveria ser como antes na F1. Belo texto, Maciel.

Fábio Andrade disse...

Legal chamar a atenção para isso, Maciel.

Eu até concordo com o atual sistema, que pontua até o 8º colocado. Só acho que a vitória tem de voltar a valer a pena. Acho que o vencedor deveria ganhar 12 pontos, para valorizar a vitória.

Alexandre Ribeiro disse...

Caro Felipe:

Bom tê-lo de volta...