sexta-feira, 18 de junho de 2010

A "emoção" super-macia



FÁBIO ANDRADE



Foi com a intenção de diminuir a influência das paradas de boxes no resultado das corridas e forçar os pilotos a tentar as ultrapassagens na pista que o regulamento da F-1 sofreu grandes alterações de 2009 para 2010. Ou devo pensar o contrário se as regras vigentes forçam os carros a ter tanques de combustíveis que comportem uma quantidade de gasolina suficiente para que os F-1 cumpram os 300 km de cada corrida sem reabastecimento?

Pois bem, diz a AutoSport que a Bridgestone pretende usar mais vezes os pneus super-macios, os mesmos que foram utilizados no GP do Canadá e se deterioraram rapidamente, provocando várias paradas para troca. Segundo o site da revista, essa nova política para definição dos pneus deve entrar em prática a partir do GP da Alemanha, que será realizado no dia 25 de julho.



Ou seja, a ideia é voltar a fazer os pit stops voltarem ao centro das atenções, agora não por causa do reabastecimento, mas pelo desgaste dos pneus. Tudo pelo “show”, afinal.

A tentativa de priorizar os pneus com alto desgaste para tentar dar (ainda) mais “emoção” às corridas esbarra em apenas uma ressalva: o alto consumo visto em Montreal foi, de fato, um comportamento anômalo e um tanto quanto improvável de se repetir nas próximas etapas. O asfalto do circuito Gilles Villeneuve teve como característica mais marcante na última corrida o fato de estar pouquíssimo emborrachado, e por isso comeu a borracha com tamanha voracidade.

Agora o ponto em quero chegar: existe justificativa para uma intervenção tão artificial na história das corridas? Obrigar os pilotos a usar dois tipos de pneus na mesma corrida já parecia intervencionista o bastante, mas a Bridgestone acena com uma possibilidade que eleva essa tendência ao auge.

2 comentários:

marcos disse...

Em Montreal deu essa emoção toda, foi atípico por causa do do pouco emborrachamento. Até acho louvável essa decisão da Bridgestone em ousar mais. Mas poderia ter ousado antes, também.

fabio disse...

como o chefao da F1 quer tornar sustentavel esta categoria permitindo assim a utilização de mais pneus ????
é inadmissível utilizar recursos naturais para este tipo de competição....