quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Suzuka por quê?



FÁBIO ANDRADE




A volta da pole de Rubens Barrichello pela Ferrari em 2003 é um belo exemplo para entender o fascínio desse blogueiro por Suzuka. O piloto brasileiro fez uma volta extremamente precisa - e limpa, é bom frisar - e colocou nada menos do que sete décimos de segundo no rival mais próximo, o colombiano Juan Pablo Montoya, da Williams. E o passeio que as câmeras dão acompanhando Barrichello pela pista revela um traçado altamente seletivo, com curvas para todos os gostos e todos os níveis de dificuldade.


Mas o que definitivamente me fez ficar hipnotizado por Suzuka foi um jogo de vídeo game que eu detesto, mas que para alguma coisa serviu. O F1-2006 para Play Station 2. O game como um todo não me agradou. As reações “físicas” dos carros são muito irreais e fizeram a marca “F-1” levar um pau do Gran Turismo, por exemplo, muito mais fiel à tentativa de ser um simulador de corrida dentro das possibilidades de um console doméstico.


Apesar disso, o F1-2006 me ofereceu a possibilidade de “conhecer” Suzuka. As aspas no “conhecer” são relativas porque jogar nas mesmas pistas em que a F-1 de verdade corre é um excelente exercício para memorizar as curvas dos autódromos que compõem o calendário. Foi pelo jogo que decorei em definitivo a sequência de curvas de cada pista. E foi no jogo que Suzuka se desenhou como o maior desafio de todos.


Mesmo que o F1-2006 não seja o melhor jogo de corridas já inventado, Suzuka é, de longe, a pista mais complicada do game. O acerto é difícil, o ponto ideal de cada curva é difícil e manter-se rápido sem sair da pista é mais difícil ainda. O traçado foge do óbvio que se vê na maioria das outras etapas do mundial.



Onboard: a pole de Sebastian Vettel em 2009


As duas primeiras curvas são extremamente exigentes. O carro vem embalado pela reta principal e mergulha com tudo na primeira perna. Mal se tem tempo de fazer um eventual ajuste enquanto se prepara para entrar na segunda tomada. O pescoço do piloto também será exigido: o gráfico de Força G irá alcançar o grau 5 no ponto mais crítico da curva!


Em seguida vêm os “esses”. Técnica, amigo, técnica e arrojo puros. Reze para não “embarrigar” nenhum deles. Em caso de erro, por menor que seja, o tempo perdido será grande. O pescoço também sofrerá um bocado nesse trecho.


A Dunlop é a curva de maior raio do traçado. Feita de pé embaixo, no caso de um Fórmula-1, e em aclive. Depois dela, a Degner é a próxima. Veloz, exige perícia, sendo contornada a quase 200 km/h. Buemi, Alguersuari e Kovalainen sabem como é passar do ponto nesse local.


As curvas 9 e 10 levam ao hairpin japonês. Menos pronunciado que o famoso grampo de Montreal, é a curva de menor velocidade de Suzuka. É preciso retomar velocidade com a maior eficiência possível, pois vem aí um novo trecho de aceleração plena, só que dessa vez em curva. É a 12ª da pista.


No final desse trecho rápido, está a Spoon. Uma das mais clássicas da pista japonesa. A saída dela é um suave, mas traiçoeiro declive. No vídeo acima, Vettel dá o pé pouco antes da hora ideal e precisa corrigir a trajetória na saída da Spoon.


Mais uma vez, é preciso tracionar bem, pois lá vem mais um trecho de pé embaixo, dessa vez o mais longo da pista. A grande reta desemboca na 130-R, simplesmente a curva mais rápida do autódromo. Guarda algumas semelhanças com a Blanchimont de Spa-Francorchamps. Hoje é contornada também de pé cravado, em sétima marcha, acima dos 300 km/h.


Agora falta pouco para acabar. Uma forte freada marca a chegada à chicane que antecede a reta principal. É importante perder o menor tempo possível e acelerar de novo, pela última vez. A última curva é a direita, em suave descida.


Depois desse giro, está explicado o porquê de essa pista ser considerada uma das melhores do calendário. E depois de 53 voltas, estará completo o Grande Prêmio do Japão em Suzuka, a Spa do oriente.

6 comentários:

joel marcos cesetti disse...

Realmente é uma das melhores pistas,com traçado convencional e muito técnica.No passado a organização dava muita atenção ao som dos motores na pista.

abs

Ron Groo disse...

Sua paixão por Suzuka é idêntica a minha por Monza, mas confesso, nos simuladores, me desafia muito mais a pista japonesa do que a italiana...

Caco disse...

Pois é Fábio, compartilho da mesma técnica para decorar as curvas dos traçados. Além de me divertir um bocado, acabo aprendendo os pontos mais críticos de cada circuito.

Ron, to contigo, axo Suzuka muito mais técnica que Monza, mas ainda assim prefiro "guiar" em Monza...

Ja jogaram F1 2010 pro Play 3???? É ANIMAL!!!!! Tem uma dirigibilidade bem mais real que o F1 2006, e tem todas as firulas de desgaste de pneu; nº limitado de jogos de pneu por final de semana; Q1, Q2 e Q3; contratos com as esquipes; entrevistas... Enfim, aquela papagaiada mais puxada pro arcade. Mas que combinada com a jogabilidade mais voltada para simulador (desde que sem as ajudas), deixa um jogador de final de semana, como eu, entretido por muuuito tempo.

Grande Abraço a todos!

Fábio Andrade disse...

José: é uma pista sensacional. Só gostaria de mais detalhes sobre o som dos motores na pista. Volta aê e explica pra gente =D

Groo: não acho que Monza seja muito mais fácil nos jogos de video game, nem nas corridas de verdade. Em Monza existe um problema sério que é você errar, patinar em algumas das variantes. Como é uma pista de alta velocidade fica difícil recuperar esse tempo e a volta fica toda comprometida. Sem contar num outro desafio chamado Parabólica.

Caco: foi jogando video game que entendi algumas coisas sobre a dinâmica das corridas com paradas nos boxes por exemplo. É um recurso considerável para decorar as pistas também.

Ainda não joguei F1 2010 e nem sei se vou jogar tão cedo, mas as imagens que já estão na internet são de babar. Mas vai demorar até eu poder ter um em casa.

Bruno Tarulli disse...

Oii!

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Abracao!!! :D

Daniel Santos Machado disse...

Uma pista muito tecnica mesmo, não se pode vacilar 1 momento se quer, pois uma bobeira já era. Acredito em um dominio da Red Bull, só saber o piloto. Provavelmente poderá ser Vettel, se ele não aprovar né... abraço!