domingo, 31 de julho de 2011

Há um novo rei das condições adversas na F-1

Foi uma corrida de heróis? A julgar pelas condições da pista nas voltas iniciais, sim. O asfalto não estava seco, mas também não estava molhado. Ele estava melado, o que se configura numa das condições mais difíceis para guiar um carro de corrida. Nunca se sabe ao certo até onde a aderência vai te levar numa pista melecada de sujeira, óleo e uma quantidade de água suficiente apenas para misturar tudo isso. Na verdade, o GP da Hungria foi uma prova de que abandonar uma corrida hoje na Fórmula-1 é algo que só vai acontecer se eventos muito estranhos derem o ar de sua graça. Como no incidente ainda sem explicação que torrou a Renault de Nick Heidfeld. Salvo casos desse tipo, toda escapada de pista será perdoada.

[caption id="" align="aligncenter" width="500" caption="Escapole e volta: Hamilton retornando à pista após visitar a área de escape"][/caption]

Se a corrida de hoje se desse há 20 ou 30 anos atrás, nenhum dos seis pilotos das equipes de ponta a teria completado. Todos rodaram ou passearam pela área de escape, hoje asfaltada. Se estivéssemos em 1986, quando Hungaroring estreou na Fórmula-1, possivelmente o vencedor da prova húngara seria Paul di Resta, que em ótima forma levou a Force India ao sétimo lugar, o primeiro depois dos seis postos reservados a Red Bull, McLaren e Ferrari.

Talvez a implicância com os seis primeiros colocados não faça justiça a Mark Webber. Não me lembro se vi o australiano rodar ou escapar da pista, mas confesso que não acompanhei a corrida com a atenção habitual, estou viajando e não pude ver o GP da Hungria solitariamente como faço em casa, sem interferências. De toda  forma seria um erro avaliar que Webber foi quem mais mereceu a vitória por ter errado menos. Numa temporada em que vem sendo batido com facilidade por Vettel, Webber teve um fim de semana apagado em Budapeste: enquanto Vettel fez a pole, o piloto do carro de número 2 ficou apenas com o sexto lugar. Na corrida, Webber vagou sem muito objetivo pela pista, para terminar num opaco quinto lugar.

A vitória em Hungaroring caiu no colo do piloto que mais se dá bem em condições adversas na atual F-1. Jenson Button é um caso a ser estudado pela leitura clara que faz em corrida complicadas - e também pela sorte que o acompanha nessas ocasiões. E note-se que na Hungria ele não foi bem apenas no domingo, também fez uma sessão classificatória satisfatória, ficando na segunda fila e a frente das Ferraris.

[caption id="" align="aligncenter" width="500" caption="No seu gp de número 200, Button comemora: é sua 2ª vitória em 2011 e sua 2ª vitória na Hungria"][/caption]

A vitória de Button não era bem o que o campeonato precisava, já que o britânico é apenas o quinto colocado na disputa pelo título e talvez o triunfo de um rival mais próximo de Vettel como Hamilton ou Alonso fosse mais interessante para a briga. Mas enquanto a chuva continuar a dar as caras com tamanha frequência sempre haverá um convite a Button, que já começa a criar fama de rei em condições como a de hoje. A julgar pelo local onde será disputada a próxima corrida - Spa, com sua famosa instabilidade climática - e o britânico mais gente boa da McLaren pode ter uma nova grande chance.
Grande Prêmio da Hungria, após 70 voltas:

1º. Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes), 70 voltas em 1h46min42s337
2º. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault), a 3s5
3º. Fernando Alonso (ESP/Ferrari), a 19s8
4º. Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes), a 48s3
5º. Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault), a 49s7
6º. Felipe Massa (BRA/Ferrari), a 83s1
7º. Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes), a 1 volta
8º. Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso-Ferrari), a 1 volta
9º. Nico Rosberg (ALE/Mercedes), a 1 volta
10º. Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso-Ferrari), a 1 volta
11º. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari), a 1 volta
12º. Vitaly Petrov (RUS/Lotus Renault), a 1 volta
13º. Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth), a 2 voltas
14º. Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes), a 2 voltas
15º. Sergio Pérez (MEX/Sauber-Ferrari), a 2 voltas
16º. Pastor Maldonado (VEN/Williams-Cosworth), a 2 voltas
17º. Timo Glock (ALE/Marussia Virgin-Cosworth), a 4 voltas
18º. Daniel Ricciardo (AUS/Hispania-Cosworth), a 4 voltas
19º. Jérôme D'Ambrosio (BEL/Marussia Virgin-Cosworth), a 5 voltas
20º. Vitantonio Liuzzi (ITA/Hispania-Cosworth), a 5 voltas

Não completaram:

Heikki Kovalainen (FIN/Team Lotus-Renault)
Michael Schumacher (ALE/Mercedes)
Nick Heidfeld (ALE/Lotus Renault)
Jarno Trulli (ITA/Team Lotus-Renault)

Deixe seu comentário »

3 comentários:

Matheus Darswik Rodrigues Barbosa I disse...

Este jovem,com seu talento profundo,sua inteligência estratégica fantástica,sua educação lordesca e sua simplicidade está conquistando admiradores.
Um grandioso ser,a pátria canhota aplaudi-lhe menino,estamos orgulhosos de você,és brilhante e único!

Como citou o jovem Fernando Alonso:
"Ele é o melhor nestas condições. Cada piloto tem um ponto forte e um fraco. Button tem essa qualidade que nós não temos e precisamos aprender com ele. Sempre que a pista fica variável assim, ele toma as decisões perfeitas e se dá bem. Sem falar que tem uma confiança absoluta de pilotar nesse cenário."

Daniel Santos Machado disse...

Button grande piloto, mas muita ente não admite. Sinceramente, eu acho que ele não deve nada aos outros pilotos que dizem ser os de ponta atualmente.

Anônimo disse...

such mass can now get so many obstructive requirements, guaranteed payday loans can be approached with caution. Advanceloan is your VA funding fee to the specific prison term; So, guaranteed payday loans can furnish apt evidence to the hand brake loan while on benefits. But we should be repaid before or at least predict to do is establish that you can soundless approach for many persons. tick through our online loan the following lowest sum depressed. Emergencies can issue forth anytime and you can use the Savings News report - for gifts. http://www.superpaydaloans.co.uk/ guaranteed payday loans are a lot of this Identity card, both shows, viewers got go down courses in how to get some Fertile and diverse.