domingo, 27 de junho de 2010

Dupla de equipe: GP da Europa

Williams


Well, bacana ver os azuis se classificando bem. Mesmo que o resultado final da corrida não tenha sido tão bom como o da classificação, foi legal ver um dos pilotos de Grove terminando entre os cinco primeiros. Mesmo que o Barrichello seja um dos envolvidos na confusão armada pela direção de prova.

Foi um pouco decepcionante o abandono do menino Hulk. Um pontinho seria importante para a auto-estima dele no momento. E deu pra perceber que ele ficou bastante irritado por ter de se retirar a poucas voltas do fim.

Fábio Andrade



A Williams vive uma temporada de altos e baixos. Desta vez o desempenho foi excelente para ambos os carros, pena que Nico Hulkenberg teve problemas e precisou abandonar. Vai continuar com 1 mísero pontinho na tabela classificatória.

Por isso mesmo o Hulk verde de raiva desceu a pancadaria na inocente barreira de pneus - bateu mais forte que o Webber, coitada... Ao menos o Rubens aproveitou o dia para chegar numa animadora quarta posição. Difícil vai ser repetir essa boa performance nas próximas.

Felipe Maciel



Webber X Kovalainen


Eu continuo achando que não existiu alguém fundamentalmente culpado pelo ocorrido. Ao mesmo tempo ainda não consegui identificar se o Kovalainen brecou muito cedo ou se o Webber deixou pra frear na última hora; ou se, numa terceira opção, a velocidade final do australiano era muito maior do que a do finlandês.

No mais, as exclamações de praxe numa dessas: os carros são mesmo bastante seguros e a cena é uma das mais fortes dos últimos tempos.

Fábio Andrade



Mexer o carro para o meio da pista e brecar com antecedência foi uma manobra de alto risco se considerarmos que os protagonistas estavam a bordo de uma Lotus e uma Red Bull. Deu-se a desgraça, pois.

É nítida a surpresa que o Webber teve ao se deparar com a traseira do Kovalainen crescendo à sua frente, não havia o que fazer. Os times pequenos têm todo o direito de defender posição contra pilotos de ponta, mas o episódio sugere que certos recursos de defesa de posição sejam evitados. A diferença de velocidade aliada à freada antecipada é, digamos, pouco recomendada.

Felipe Maciel



Penalty de Hamilton


As punições hoje, de uma maneira geral, foram aplicadas de forma estranha. O drive-through de Hamilton demorou o suficiente para não surtir efeito. E as outras punições... bem, são o próximo tópico.

Fábio Andrade



Lewis ficou totalmente confuso na hora: passar ou não passar? Na dúvida, ultrapassou o safety car. Os pilotos da Ferrari, mais atentos às minúcias do regulamento, alertatam ao time logo de imediato. A FIA não só demorou a publicar a conversa de rádio como também levou um tempo imenso para punir. O resultado? Sanção inofensiva para Lewis e protesto de Alonso e Massa ao final da prova. Não é a primeira nem será a última vez que a FIA se enrola numa dessas.

Felipe Maciel



1, 9, 10, 11, 12, 14, 15, 16, 22


O Race Control anunciou as punições e informou que elas ficariam para depois da corrida. Aí meteu cinco segundos de "multa" no tempo de chegada de cada envolvido na confusão dos boxes. Cinco segundos. O que são cinco segundos? Punição para inglês ver.

Ficou no ar a impressão de que o Race Control quis punir, mas não muito, tanto no caso de Hamilton como no caso dos que foram punidos depois da corrida. E entre as regras que nem mesmo a FIA entende, perde o espectador, que passou 1h40 vendo uma corrida com resultado sub júdice

Fábio Andrade



A Globo está divulgando o resultado da Tele Sena agora?

Rapaz, nunca vi tanto número de piloto sendo ameaçado pelo Race Control. O desfecho da investigação mostrou que a FIA não teve peito para punir tanta gente a ponto de virar o resultado do GP de ponta cabeça. 5 segundos servem pra quê? Para devolver uma posição ao ídolo da casa, e olhe lá.

Felipe Maciel



Sinal Vermelho


Depois de uma corrida como essa eu mesmo fico com a impressão de que não passo de um reclamão pronto a espinafrar tudo o que houve durante a prova, mas não se trata disso. Existe cena mais sem noção do que um sinal vermelho a impedir a progressão de um piloto numa disputa de velocidade?

Fábio Andrade



Esse sinal vermelho na saída do pit lane é quase um convite ao piloto para ir pra casa. É inadmissível que se force alguém a parar no final dos boxes e esperar duzentos carros passarem à sua frente de forma gratuita. Desde as mudanças de 2007, essa maldade incondicional se tornou recorrente na F-1. Quando é que irão dar um jeito nisso?

Felipe Maciel



Kamui Kobayashi


Brilhareco para o japa hoje. Mas o Kobayashi, quando está nos seus dias, é difícil de segurar. Chegaria em 3º não fosse a exigência ridícula do regulamento (hoje eu tô um chato mesmo, mas essa corrida mereceu), mas no final das contas conseguiu despachar o Alonso e ultrapassou o Buemi também, algo que o espanhol tentou durante dezenas de voltas sem sucesso.

Ok, Koba estava de pneus macios e novos, Alonso com calçados desgastados. Mas o final de prova do japa valeu a corrida.

Fábio Andrade



Tem como não gostar do Kamui Kobayashi? Hoje ele foi um dos principais motivos que me conferiram o direito de encher o peito e dizer: este foi o melhor GP de Valência que vi até aqui. O japonês correu num excelente ritmo com os mesmos pneus da largada e tinha tudo para completar a corrida na terceira colocação, não fosse aquela regrinha artificial.

O pit stop obrigatório lhe abriu a oportunidade de dar o show. Quando vi as "2 laps remaining", me veio à mente: "já pensou se esse japa passa os dois e fecha essa com chave de ouro?" E não é que o abusado foi lá e fez? Deu um passão no Alonso e dobrou o Buemi na curva da vitória. Sensacional, valeu o ingresso (que eu não paguei)!

Felipe Maciel

4 comentários:

Ron Groo disse...

Sobre Webber e Kovalainen.
Muito vai se dizer que as equipes lentas isto e aquilo, que é necessário rever.
Mas... Se ia ultrapassar de qualquer jeito porque não aguardar um pouco?
Acho que Webber foi afoito. E graças a Deus teve o acidente, se não a gente dormia antes do meio da corrida e era capaz de perder a surra que a Alemanha deu na Inglaterra.

Kimi_Cris disse...

Esperemos que a Williams continue assim, seria sinal que a equipa do Sir Frank Williams ainda estava ai para as curvas.

Grande Abraço!

Kimi_Cris

Luiz Sergio disse...

Depois do gol da Inglaterra legitimo, que o juiz não deu e que mudou totalmente o panorama da partida e o gol em impedimento da Argentina que também matou as esperanças do México, as duas seleções voltam para casa, para esperar no mínimo 4 longos anos, os erros e a falta de punições corretas na F1, são momentos errados na F1 que no máximo em 2 semanas os pilotos prejudicados podem reverter, essa é a grande diferença entre a copa do mundo ou as olimpíadas, com a Formula 1.
Nem por isso vou deixar de bater na mesma tecla, FIA é uma máFIA.

Pinheirinho - Brasília/DF. disse...

A corrida de Valência foi marcada pelo voo e capotagem de Webber e 4º lugar de Rubens Barrichello.
Pinheirinho é divulgador cultural é maranhense, a partir de Brasília. - E-mail: pinheirinhoma@hotmail.com