ANDERSON NASCIMENTO
As coisas não andam muito bem para os pilotos brasileiros no final dessa temporada. Nenhum deles fazem um campeonato brilhante, talvez seja Rubens Barrichello o que mais tem trazido resultados que satisfazem as expectativas da equipe e de muitos torcedores. Por conta disso, três dos quatro pilotos nascidos aqui que disputam a Fórmula 1 correm riscos de não participarem da temporada 2011.
Felipe Massa é o único com lugar garantido em 2011. O brasileiro permanecerá na Ferrari e quer dar a volta por cima, já que neste ano fez um campeonato cheio de dramas e dificuldades. No entanto, será complicado esperar algo como um título para Massa caso Fernando Alonso se torne o campeão da atual temporada.
Com Rubens Barrichello e a Williams parecia estar tudo acertado. Bastaria um pouco mais de tempo, como ambos os lados afirmavam, para que o contrato fosse renovado. Porém, apareceu Pastor Maldonado com sua carteira cheia e disposta a ficar vazia para conseguir correr no time de Frank Williams. Com isso, ficou difícil afirmar se os dirigentes da equipe de Grove preferirão contar para o próximo ano com a experiência de Barrichello ou com o talento crescente de Nico Hulkenberg.
Do lado de Lucas di Grassi, as coisas estão bem piores. Dificilmente o piloto permanecerá na Virgin, equipe do poderoso Richard Branson, visto que Jérôme D'Ambrosio está praticamente confirmado como companheiro de Timo Glock. A única oportunidade restante para di Grassi, devido às poucas vagas a serem fechadas nas demais equipes, é a de trazer muito patrocínio e dinheiro para competir com o piloto belga comandado por Eric Boullier.
Já Bruno Senna diz ter conversas com algumas equipes, dentre elas a Lotus e a sua atual escuderia, a Hispania. Não será fácil para Senna ganhar o lugar pertencente a Jarno Trulli na equipe malaia. Talvez se a possibilidade do italiano guiar nos Estados Unidos se concretize, o brasileiro possa ter chances mais reais, mas do contrário essa conquista será difícil de ser alcançada. O que torna a situação de Senna ainda mais difícil, a exemplo de Lucas e Rubens, é a concorrência. Seu lugar na Hispania é visto por alguns pilotos como a oportunidade de ingressar na Fórmula 1 e poder começar uma carreira na categoria.
É claro e notável que as dificuldades dos brasileiros de permanecerem na Fórmula 1 é reflexo do pouco incentivo e da pouca seriedade que se dá aqui mesmo no Brasil ao esporte a motor. Se no ano que vem tivermos apenas um piloto nos representando na principal categoria mundial não se assuste, nós colhemos o que plantamos.
8 comentários:
Em primeiro lugar vou ressaltar o melhor e pior piloto brasileiro na categoria. Rubens B. é o melhor. Já Felipe Massa não consegue bons resultados com o ótimo carro que tem. Por isso é o pior. Mas acho que restará apenas 2. Massa e Barrichello.
Barrichello é peça chave pra Williams em 2011, em 2012 quem sabe ele saia, mas ano que vem é dificil. Já quem estámais ameaçado [e o Di Grassi que pra mim tem um grnade potencial e merece coisa melhor que a Virgin. Bruno Senna quem sabe, se Fechar com a lotus pode ter um pequeno salto na sua carreira... Mas certo mesmo é que tenhamos dois brasileiros correndo
Acredito que Barrichello e Senna tenham sim lugar na F-1 em 2010. O problema é o Di Grassi, que não deve seguir na Virgin e que, apesar de ser o melhor brasileiro a surgir na F-1 nos últimos anos não é cotado para assumir nenhuma equipe melhor.
Não quero que isso aconteça, mas quem sabe um ano sem brasileiros não faz os dirigentes do automobilismo nacional, que está uma piada, acordarem.
Exatamente! Pensei nessa possibilidade um dia desses e se realmente um dia o automobilismo nacional ficar sem pilotos na F-1, as coisas por aqui iriam mudar um pouco ou a nossa história nessa categoria cairia apenas no esquecimento do passado.
Para o Bruno e o Disgrassi acho que vai ser bem complicado.
Talvez o Bruno pelo sobrenome famosos, facilite as coisas. Mas ele, como o Lucas, não foram tão bem esse ano.
O carro é ruim mas o bom piloto sempre surpreende com momentos marcantes.
Mas o Rubinho acho que é pouco provavel que a Williams vá abrir mão de um piloto como ele com grande experiençia e capacidade tecnica. Barrichello é chave principal para um bom trabalho em 2011.
Ano que vem com a volta do Kers, a saida do difusor duplo e duto F e a estreia dos pneus pirelli, haverá muito trabalho pra ser feito.
É... Corremos o risco de não ter nenhum mesmo, porque ser o Massa, na Ferrari e estando lá também o Alonso é como se não tivéssemos nenhum.
Acontece, mas "nenhum deles fazem" merece ser corrigido lá em cima.
O Barrica deve sair mesmo, até porque só um louco abriria mão de um talento como o do Hulk!
O Di Grassi realmente é uma incógnita para mim... mas se fosse apostar, apostaria quem sai. Apostaria também que o Senna estará na Lotus no lugar do Jarno no ano que vem - que, aliás, tal qual o Rubens, já vai tarde!
Massa é nulo e perdeu qualquer credibilidade, pelo menos comigo, enquanto não mandar Alonso e Ferrari "cagare".
Minha opinião sobre o Massa:
Se quiser ficar na Ferrari, vai ter que se conformar com a condição de segundo piloto. O Alonso é incontestavelmente melhor piloto do que Massa, e não adianta dizer que a superioridade do Alonso é decorrencia do favorecimento da Ferrari.... pois, se assim fosse, Rosberg e Webber que começaram o campeonato na sombra dos companheiros estariam na mesma situação de Massa em relação aos companheiros de equipe. No entanto os holofotes hoje estão sobre suas cabeças graças a competencia dos mesmos.
A F1 como toda Empresa gira em torno de resultado e lucro, portanto sempre vai priorizar o melhor funcionario. Se a empresa tiver dois funcionarios com desempenhos iguais ou semelhantes no caso da RBR e McLaren ela vai dar a mesma importancia para os dois.
Caso as situações hoje fossem invertidas dentro da Ferrari: Massa disputando o titulo e Alonso fazendo corridas mediocres, não me resta duvida que a Ferrari ordenaria quantas vezes fosse preciso que Alonso deixa-se Massa passar.
Espero que Massa reconheça o papel que ele representa hoje na Ferrari ou "pule fora"... é mas digno do que seguir o caminho "bêbê chorão" de Rubens que já entrou sabendo que nunca disputaria um titulo na Ferrari e se fazia de "coitadinho enganado" colocando sempre a opinião publica contra a equipe que lhe pagava uma fortuna de salario.
Demorou alguns anos, mas a Ferrari encontrou o sucessor de Schumacher, a meu ver até mais talentoso, portanto a partir desta temporada qualquer piloto que estiver ou entrar na Ferrari será coadjuvante. Isso pode acontecer também em equipes como RBR e McLaren, só que no momento nenhum dos 2 pilotos dessas equipes conseguiu ser tão superior ao outro... Na F1, se um piloto conquista titulos para a equipe e é muito superior ao companheiro, a equipe vai girar em torno dele até quando ele conseguir manter seu desempenho, e quando não conseguir mais, será passado para trás.
Massa tem duas opções ou fica na Ferrari e se conforma como segundo piloto ou vai para uma Williams ou Renault da vida, pois do jeito que ele está pilotando ele não tem espaço nem na RBR, Mercedes ou Mclaren.
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