FELIPE MACIEL
Às vezes é preferível deixar que falem mal do piloto a revelar a verdade e colocar a inovação técnica do carro sob risco. É o que ocorre com a Red Bull.
A câmera on board de Sebastian Vettel revela um detalhe imprescindível na compreensão do descontrole do bólido na chegada à Bus Stop, que culminou com o choque sobre a McLaren de Jenson Button.
Ao se aproximar da traseira do inglês, a tão falada asa flexível confirmou sua característica mais negra: ela é feita para ganhar tempo com pista livre pela frente, porém pode se tornar perigosa em casos de perseguição.
Nas imagens do cockpit, o aerofólio já contorcido pelo efeito proposto por Adrian Newey, simplesmente tomba e torna Vettel um passageiro. No vídeo é claro o momento em que ela fica bamba, provocando aquele o fatídico descontrole.
Parece que finalmente temos uma explicação cientificamente compreensível para um acidente tão esquisito.
7 comentários:
é eu sacaneei bastante,mas ele foi traido pelo o proprio invento que traz a velocidade de curzeiro que a Red Bull tem quando chega a liderança. é Vettel, foi mal...
Ótimo vídeo e parece que todos devemos nos desculpar com o alemão desta vez. A asa move de uma maneira assutadora.
Tá certo... É nitido que a asa se torce de um lado para outro quando sai de trás do Button, mas... E o Vettel não sabia? Será que as simulações em computador e túnel de vento não mostraram esta possibilidade?
Tá, vai! Essa asa "iôiô" teve sua parcela de culpa.
Mas que o Vettel abusou naquela tentativa de ultrapassagem, não tem desculpa.
Todos viram como na primeira volta rodou um bocado de gente naquele mesmo ponto.
Era pro Vettel ter mais cuidado. Queria ver se ele tivesse conseguido tirar o seu carro da traseira do Mclarem e tentado freiar. Não conseguiria!
agora tah explicado pq o acidente foi tão bizarro, por mais q o Vettel tenha feito burradas esse ano, tava mto estranho ele ter errado dessa forma.
@ Groo, duvido q essas informações cheguem ao piloto... se testaram e viram algum defeito eh bem capaz de terem falado pro Vettel "acelera q tah ok".
@ Aderson ele tava logo atrás dos primeiros colocados ali, colado no Button ele num ia conseguir reparar na frente deles que gente rodou, pelo menos eu acho isso.
Não inocenta na minha opinião...
Só se roda assim, sem controle, quando a asa traseira perde pressão aerodinamica, coisa que só ocorre quando ele quebra...
Quando a da frente perde pressão ou sai, ele passa reto, e nao roda...
Pra mim continua sendo um puro erro.
Nss Diego, como não inocenta? Respeito sua opinião, mais vou tentar aqui te convencer de que ele foi passageiro nessa.
Ele chega bem próximo de Button uma coisa normal para quem esta afim de ultrapassar a qualquer momento. O vácuo fez seu papel e o que podíamos esperar é que Sebastian colocasse o Button na linda de dentro, abrisse e mesmo que não ultrapassasse teria mais chances de sair tracionando melhor na reta dos boxes tentando enfim matar o jogo no fim da reta. Mais o que aconteceu grosseiramente falando é que quando ele fico de cara pro vento a Asa dianteira simplesmente fico maluca deixando o jovem piloto sem o que fazer.
Assisti acho que umas 4 vezes, e é impressionante o que acontece, parece que a asa além de conseguir dançar até o chão aprendeu a da uma reboladinha... hauihsuihuaishuihauishuiahusihuiahs
abraçoosss
Postar um comentário