FÁBIO ANDRADE
A informação é da Autosport, então todo mundo leva a sério: Kimi Raikkonen estaria interessado em voltar para a Fórmula-1 pela equipe Renault em 2011. A menção de um campeão em voltar para seu esporte (ou nesse caso, categoria) sempre é positiva, vide o rebuliço que Michael Schumacher causou ao tornar público seu retorno, no final de 2009. Nessa temporada cheia de pretensões, de "melhor piloto da atualidade" vencendo com ordem de equipe, de queridinho do time lamentando por estar sendo jantado pelo companheiro e de idem acontecendo com o maior mito recente da F-1, este blogueiro tem saudade de Kimi e de seu ar blasé de quem pouco está ligando pra toda essa fogueira de vaidades.
[caption id="" align="aligncenter" width="450" caption="Raikkonen em bocejo oficial pela Ferrari em 2009"][/caption]
Porém, tal como aconteceu com Schumacher, cabem perguntas ao hipoteticamente repatriado Kimi Raikkonen: depois de um ano fora, o finlandês ainda tem a "mão" da F-1? Nessa realidade de poucos ou nenhum teste durante o ano a rápida adaptação na pré-temporada seria primordial em caso de retorno.
E outra: se for para voltar, que Raikkonen retorne como em sua melhor forma e que a Renault faça bem ao campeão de 2007 como a Ferrari não fez.
Outro que volta, mas esse já de forma oficial e confirmada ontem, é Nick Heidfeld. Volta pra casa, para a mesma Sauber onde quase criou raízes durante a maior parte de sua carreira. É outro retorno que me agrada muito e penso que poderia ter sido assim desde o início do ano: Heidfeld e Kobayashi formando a dupla de Peter Sauber nas pistas.
[caption id="" align="aligncenter" width="466" caption="Heidfeld no cockpit da BMW Sauber em 2008"][/caption]
Gosto enormemente do piloto que é o Heidfeld. Acho que é um dos talentos mais injustiçados da década que passou, algo como Rubens Barrichello nos anos 90. Mas não gosto da comparação. Entre o Barrichello de ontem e o Heidfeld de hoje e entre os mitos que eclipsaram a trajetória de ambos há enormes diferenças.
Com a notícia da volta de Heidfeld e os rumores sobre o retorno de Raikkonen, as manchetes ganham um ar de 2001, quando os dois pilotos dividiam os boxes da Sauber. Eram então dois jovens talentosos que tinham pela frente, diziam os especialistas da época, um sucesso retumbante os agurardando. A setença até deu certo para Raikkonen, mas jamais se concretizou para Heidfeld. Talvez seja interessante para Sebastian Vettel saber que o confete e a serpentina jogados hoje, não garantem o carnaval de amanhã.
8 comentários:
Pefeito. Nunca deveriam ter saido.
Só que ainda acho que o lance do Kimi é boato.
A diferença que eu vejo entre o Michael Schumacher e o Kimi Räikkönen é que o alemão ficou realmente PARADO por TRÊS anos... andava de vez em quando de motocicleta! O finlandês, apesar de não encostar um dedinho num F1 desde o final do ano passado, está numa competição automobilística das mais desafiadoras, diga-se de passagem (tá apanhando por enquanto mas está aprimorando a técnica)... Será que volta?
Quanto ao Nick Heidfeld, sempre achei ele um bom piloto. Nada mais que isso. Não sei bem porque, mas seus companheiros/rivais de equipe foram promovidos e ele ficou pra trás (Räikkönen para a McLaren, Massa para a Ferrari, Kubica para a Renault... tem mais?). Coincidência? Parece um pouco - pelo menos para mim - a situação do Jarno Trulli, considerado um bom piloto mas... falta alguma coisa...
um abraço
Fábio, Heidfeld, vai para Mercedes como piloto reserva, é liberado para testar os novos pneus da Pirelli que ´será uma grande vantagem no ano que vem e volta para a Sauber, para tentar fazer um ótimo final de temporada e tirar a ferrugem????
Teoria da conspiração e dando asas a minha imaginação, parece que o ambiente na equipe MercedesGP está para estourar uma bomba, que é a saída do Brawns e em consequência a volta do Michael para aposentadoria, surge a opção para sua volta em plena forma e títular.
Fábio, a Ferrari fez muito bem ao Kimi, tanto é verdade que seu único título foi na Ferrari, na Mclaren ele passou anos e conseguiu ser vice.
Até seu titulo foi com uma grande ajuda da Ferrari com o Massa, seu ano de férias foi pago pela Ferrari.
Nós amantes da F1, que sentimos a falta desse grande piloto, em entrevista o chefe da Renault afirma que no próximo ano a equipe vem para disputar com reais possibilidade de vencer novamente.
Groo: entre esses boatos de silly season e uma possível confirmação de Kimi na Renault há uma gigante diferença, mas pelo que li até ontem, foi o próprio Raikkonen que procurou a Renault e não a equipe que o sondou. Mas não custa torcer.
Renato: cara, há quem diga que um ano distante dos F-1 atuais já faz diferença. Muitos procuraram justificar a superioridade de Alonso sobre Massa nessa hipótese, e eu até acho que faça algum sentido. Mas imagino que se voltar mesmo, Raikkonen deve enfrentar bem menos problemas do que Schumacher, até por uma questão de idade.
Quanto ao Heidfeld... é, pode ser isso que você falou, faltar "alguma coisa" misteoriosa que separa os campeões do pilotos que são simplesmente bons. E entre os companheiros do Heidfeld que você listou e que hoje foram "promovidos" a uma equipe grande ainda tem o Webber. O canguru foi companheiro do Nick na Williams em 2005 e hoje disputa o título.
Felix: costumo dizer que a Ferrari não fez bem ao Kimi porque, especialmente em 2008 e 2009, aquele piloto vibrante e destemido dos tempos de McLaren transformou-se num cara de exibições burocráticas e meio sem brilho. Acho que a incompatibilidade de gênios entre Kimi e Maranello não fez muito bem a ele. Gostaria de vê-lo novamente no auge da disposição.
Fábio, como dizem, na Mclaren ele era feliz e não sabia.
Acho ótimo a volta do Heidfeld. Muito mais piloto que o De la Rosa.
Quanto ao Kimi, se voltar vai fazer apenas figuração. Kubica é bem mais talentoso que ele e é o xodó da Renault. Acho que a Renault está visando mais a vinda de novos patrocinadores para a equipe com a presença do "cachaçinha" na equipe.
Talvez se o Kimi fosse para a Red Bull até fizesse algo mas na Renault a coisa é mais complicada.
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