quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Strike!

Apesar do que o título sugere, esse não é um post sobre uma batida fenomenal que tirou vários pilotos de uma corrida de uma só vez. Ou é. Porque o mercado de pilotos recebeu com certa incredulidade o anúncio da Toro Rosso, que resolveu sacar de uma só vez os seus titulares de 2011: saem Jaime Alguersuari e Sebastien Buemi para dar lugar a Daniel Ricciardo e Jean-Eric Vergne.



O que se previa era que a Toro voltasse do inverno europeu com um dos titulares desse ano ainda na equipe. Pelo menos foi o que ficou sugerido pelas declarações de Helmut Marko e Franz Tost ao longo da temporada, quando ambos sugeriram a Alguersuari e a Buemi que encarassem o ano como um vestibular. A decisão da dispensar a dupla de 2011 supreende ainda mais porque Alguersuari, particularmente, fez um bom ano e claramente se encontra no melhor momento de sua curta carreira.

Vejamos: aos 21 anos, com duas temporadas e meia de Fórmula-1, o espanhol disputou 46 provas e conquistou 31 pontos, sendo 26 deles em 2011. Conseguiu ir para o Q3 em três oportunidades nessa temporada e terminou duas corridas na sétima colocação. Qualquer comparação com o Vettel de 2008 é injusta, até porque a Toro Rosso daquele ano conseguiu a proeza de ter um carro mais competitivo do que o da matriz Red Bull.

A saída inesperada dos dois pilotos que disputaram o mundial desse ano pelo time italiano, portanto, deu um susto no mercado de pilotos como um todo, e pôs mais dois concorrentes na briga pelas já escassas vagas para 2012. A Red Bull, que usa a Toro Rosso como tubo de ensaio para tentar desenvolver e lapidar pequenos monstros como Vettel, mantém a tendência de dar lugar a estreantes num carro de Fórmula-1. O novato Vergne, por exemplo, tem 21 anos. Alguersuari tinha 19 quando estreou, batendo o recorde de precocidade na categoria. Entrar na equipe de Faenza, como se vê não é o mais difícil para um jovem talento. Duro mesmo é permanecer por lá.

3 comentários:

Ron Groo disse...

Posso estar enganado, mas acho que trocaram seis por meia duzia.

William Nascimento disse...

O Daniel é uma boa aposta, mas o outro... Poderiam ter deixado o Alguersuari que fez boa temporada.

André Candreva disse...

Amigos,

gostei do blog... muito bom mesmo... estão de parabéns...

acessem tbm meu blog para conhecê-lo> http://pordentrodosboxes.blogspot.com/

abs...