terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Um Vrooom em ponto morto

Nesses tempos em que uma boa gestão de imagem é tudo, a Philip Morris, patrocinadora da Ferrari na Fórmula-1 e da Ducati na MotoGP, acerta em cheio ao iniciar o ano promovendo o encontro entre a imprensa especializada e as duas equipes onde estampa (?) sua marca. Mas a começar pela cobertura da imprensa especializada, tímida como não se via há muito tempo, percebe-se que essa edição do Vrooom, evento que tradicionalmente abre a temporada e acontece pela 22ª vez, passa longe de despertar o interesse de outrora. A Ferrari vem de três campeonatos fraquíssimos, exibindo um poder de reação lento demais para uma categoria como a Fórmula-1, ao passo que a Ducati, apesar de contar com dois campeões e de ter o gênio Valentino Rossi como piloto, também teve um desempenho abaixo do esperado em 2011.

[caption id="" align="aligncenter" width="600" caption="As duplas de Ferrari e Ducati no Vrooom do ano passado"][/caption]

No caso da Fórmula-1, apesar de a Ferrari ainda ser “a-equipe-mais-tradicional-e-única-que-está-no-campeonato-desde-1950”, como os italianos não nos deixam esquecer, o interesse pelo Vrooom nesse ano é morno. É bem verdade que os dias mais palpitantes do evento e entrevistas com Domenicali, Alonso e Massa ainda estão por vir. Mas nesta segunda-feira (09), dia que abriu o Vrooom nos alpes italianos, nenhum dos três principais sites especializados em automobilismo no Brasil estampou a festa vermelha como chamada principal, diferente do que tradicionalmente ocorria em outros anos.

Além das campanhas fracas e da falta de reação da Ferrari nas últimas três temporadas, fatores como a estabilidade da dupla de pilotos não contribuem para dar ao evento um ar novidadeiro. Nem mesmo a partir de quarta-feira, quando as estrelas começam a falar aos repórteres, o clima deve esquentar nas montanhas geladas da Itália. Domenicali, Alonso e Massa vão continuar respondendo sobre expectativas para 2012, reação do time e relação entre a dupla de pilotos. São perguntas feitas em série aos três pelo menos desde o final de 2010.

3 comentários:

Ron Groo disse...

Deve ser a crise, este evento já foi mais ostentoso.
Ou deve ser também efeito dos anos de vacas magras...

Alberto disse...

Olá.

Acompanho seu blog com atenção porque você (vocês?) analisa a F1 com um interessante ponto de vista. Parabéns.

Acredito que o ano de 2012 da Ferrari já está perdido devido ao congelamento da evolução dos motores.
A cauza-raiz do fraco desempenho da Ferrari nestes últimos anos já foi diagnosticada. Não foi atoa que Aldo Costa foi o demitido.
Sem um motor capaz de fazer frente ao Renault e Mercedes, não há tanta diferença aerodinâmica que possa surpreender Red Bull e Mac Laren.

A Ferrari já jogou a toalha e está preparando o novo V6 turbo.
A imprensa especializada sabe disso.
Mas, depende de audiência, principalmente a brasileira.

Ufanismo agora será um tiro no pé.

Abraços e bom ano.

Alberto

Fábio Andrade disse...

Eu aposto na combinação dos dois fatores, Groo;

O congelamento dos motores realmente complica, Alberto, todas as equipes estão com a potência bastante nivelada. A aerodinâmica era onde a Red Bull dava o pulo em relação as outras e se pensarmos que o difusor soprado foi banido, penso que podemos ter um ano mais interessante de briga entre Ferrari, McLaren e Red Bull.