quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Asas serão novamente inspecionadas



FÁBIO ANDRADE



O assombroso desempenho que a Red Bull voltou a apresentar na Hungria reacendeu a discussão sobre a legalidade do RB6, o vencedor projeto de Adrian Newey que começa, enfim, a resultar em vantagem numérica para a equipe austríaca na tabela de pontos. As equipes rivais insistem em questionar se a asa dianteira do carro taurino está ou não em conformidade com o regulamento.



Também a Ferrari sofre com as desconfianças sobre a legalidade de sua asa, e apesar de um teste já feito pela FIA ter atestado que tanto o RB6 como o F10 estão dentro do regulamento, o jornal italiano La Stampa afirma que uma inspeção mais exigente será feita antes da próxima etapa do mundial, o GP da Bélgica.

No primeiro teste, realizado antes da corrida em Hungaroring, as asas teriam de suportar o peso de 50 kg com uma variação máxima de 10 mm. Corre no circo, à boca miúda, o boato de que Red Bull e Ferrari teriam iludido os agentes no primeiro teste, pois suas asas, teoricamente, resistiriam à carga de 50 kg, mas se apresentariam uma flexão proporcionalmente acima do permitido se expostas a pressões maiores.

Para tentar eliminar as dúvidas, o novo teste da FIA será mais rigoroso, segundo o La Stampa. A partir de Spa a carga imposta às asas será de 100 kg, podendo haver variação de, no máximo, 20mm. Isso deve fazer com que os times precisem projetar reforços nas estruturas das asas.
Sobre questionamentos, Webber é incisivo

As sucessivas reclamações dos adversários renderam declarações da parte do piloto da Red Bull e líder do campeonato Mark Webber. O australiano referiu-se ao esforço da equipe para entregar aos pilotos um carro vencedor, lembrando que os engenheiros depositaram bastante esforço sobre o RB6, e lembrou que o modelo de Adrian Newey passou em todos os testes feitos pela FIA.



O piloto ainda alfinetou os concorrentes, dizendo que “quando existe pressão para que as pessoas mostrem resultados e eles não vêm, acontece esse tipo de coisa.”

As asas dianteiras parecem ser o motivo da próxima guerra entre as equipes, ainda que nesse caso a repercussão ainda não seja tão explosiva como foi no caso dos difusores da Brawn GP no ano passado. E a bem da verdade, não parece ser simplesmente a asa dianteira a única razão para a incrível velocidade que o RB6 apresentou na maioria das pistas. Seria simplista resumir a vantagem do carro da Red Bull apenas à questão da asa. Um modelo que se deu bem em pistas travadas como Mônaco e Hungaroring, e também em traçados velozes como Sepang e Silverstone provavelmente deve ter em diversos outros pontos as explicações para seu desempenho "de outro mundo."

2 comentários:

Felix disse...

“A FIA nos informou sobre a mudança nos testes de carga e nós vamos ter que reforçar totalmente essa área, penso que isso não afetará nossa competitividade”, teria dito um membro da Ferrari.

Felipe F. disse...

- Inveja é uma merda...