quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Memória Blog F-1: Spa em um minuto e meio



FÁBIO ANDRADE



Que a pista de Spa-Francorchamps é talvez a mais querida dos pilotos não é nenhuma novidade. A corrida remonta um cenário de F-1 clássica, no interior da Europa e a pista é na verdade meio pista e meio estrada. Suas curvas de alta velocidade aliadas à sensação de entrar no carro e acelerar naturalmente são, nas palavras do piloto alemão Adrian Sutil, "um espetáculo raro até mesmo para pilotos de Fórmula-1".

Tanta solenidade não é em vão. Spa reune características em extinção nas novas pistas da F-1. A começar pela extensão de 7km, que transforma a pista num ET em meio a traçados pasteurizados e padronizados em torno dos 5km. Além disso, a pista possui uma natureza desafiadora, curvas em subida e em descida, algumas delas feitas em 7ª marcha.

Além de ser uma grande pista, Spa já foi palco de grandes corridas. O vídeo abaixo passa rapidamente por alguns dos lances mais marcantes vividos pela F-1 nas ardenas.



A segunda vitória de Ayrton Senna em 1985, a primeira de Schumacher em 1992, a bola de fogo que envolveu a Jordan de Eddie Irvine em 1995 e o duelo entre Schumi e Hill no mesmo ano, finalizando com a prova de 1998, uma das mais acidentadas da história. Em um minuto e meio, um passeio rápido por parte da história do GP da Bélgica nos últimos 25 anos.

2 comentários:

Ron Groo disse...

Belo video, e junto com um texto de qualidade então... Grande Fábio Andrade.

Spa é junto a Monza, das melhores pistas para a F1. Motivo pelo qual a gente ama este esporte.

marcos disse...

Spa é uma pista do baralho mesmo! belo vídeo!